BANANA-NANICA

Redação Publicado em 14/06/2007, às 10h57

BANANA-NANICA -
A bananeira-nanica (Musa Cavendishii, L.) está entre as mais comuns no Brasil. É conhecida também como bananeira-anã, bananeira-chorona, bananeira-d'água e bananeira-da-china. O fruto é comprido e arcado; a casca, amarelo-esverdeada quando madura e amarela pintada ao passar do ponto. Tem polpa bem doce, macia e aroma acentuado. O cacho é retirado da planta quando os frutos ainda estão verdes, pois só assim resistem ao transporte e se conservam por mais tempo. A adstringência da banana verde deve-se à presença de tanino. À medida que amadurece, parte do amido se torna açúcar e a adstringência some, pois, embora ainda haja tanino, está na forma insolúvel. Sua presença pode ser notada quando oxidado em contato com o ar, dando à banana cor amarronzada. O escurecimento é causado pela ação da enzima polifenol-oxidase, que, exposta ao oxigênio, age sobre o tanino. A cocção ou a presença deácido ascórbico inibem esse processo. Faz-se com a banana uma infinidade de produtos industrializados ou artesanais, como destilados, farinhas, bananadas e passas. Sem falar que sua folha pode ser utilizada para embrulhar broa de pau-apique e peixes a assar, rolinhos de arroz e de milho. Quando seca, dá belos produtos artesanais. Usam-se os frutos verdes ou maduros na culinária. Verdes, como contêm amido, podem ser fritos ou cozidos compeixes e carnes. Já as maduras podem ser fritas e polvilhadas com sal ou açúcar e canela. Elas são ingredientes de várias receitas de bolos e compõem fritadas, saladas e sopas. São ótimas para batidas, vitaminas, coquetéis. A banana-nanica é ainda um ingrediente indispensável em saladas de frutas e fondues de chocolate. Com ela se preparam, enfim, sorvetes, geléias, recheios e doces em calda e em pasta. Receitas, produção e estilismo culinário: Maria Luiza de Brito Ctenas. Pesquisa de texto e informações nutricionais: Neide Rigo, nutricionista.

Saúde

É ruim para Pacientes renais que apresentam retenção de elementos no sangue (uremia), pois é rica em potássio; e pessoas que têm a digestão difícil â¬" elas devem consumi-la cozida. É bom para Quem toma diurético, para repor o mineral perdido Na urina, porque é rica em potássio; e crianças e idosos, pois, além de ser macia e boa fonte de energia, é rica em vitaminas.

Ficha técnica

100 g de banana-nanica contêm: Calorias - 92,1 Proteínas - 1,03 g Glicídios - 23,4 g Gordura - 0,479 g Fibras - 2,85 g Selenio - 1 g Vit. A - 80,7 ui Vit. B6 - 0,578 mg Vit. B3 - 0,54 mg Folacina - 21,0 g Ac. pant. - 0,259 mg Vit. C - 9,03 mg Vit. E - 0,344 mg Cálcio - 6,14 mg Ferro - 0,309 mg Magnésio - 28,4 mg Fósforo - 19,2 mg Potássio - 396 mg

Como se escolhe

Pode ser encontrada o ano todo. Para consumi-las de imediato, escolha bananas amarelas porém firmes, sem rachaduras ou partes moles. Devem estar bem presas ao cacho. Se tiverem pintas marrons, devem ser consumidas rapidamente, pois ficarão moles. Estas, quando íntegras, poderão ser usadas para fazer doces â¬" quanto mais maduras, mais adocicadas elas são. Se precisar esperar uns dias para consumir, compre-as ainda verdolengas, porém com indício de maturação. Evite as verdes, magras e com arestas, pois dificilmente irão amadurecer. Embrulhe em jornal se quiser apressar a maturação. Em casa, deixe-as em local seco, arejado e fresco. Não ponha na geladeira, pois estragam logo.

Como se prepara

Antes de descascar, lave-as bem. Como escurece logo em contato com oxigênio, não deixe a fruta descascada exposta. Se for necessário, como no caso de salada de frutas, corte-a e ponha limão sobre ela. Para cozinhar, coloque com casca na panela e ferva por 5 min. Verdes, podem ser cozidas e temperadas com sal, pimenta, curry ou ervas. Ao fritar, passe-as antes na farinha de trigo. Sopa de banana-nanica e curry: faça um caldo de galinha, sem sal, e separe 2 litros. Refogue 1 cebola em 2 col. (sopa) de manteiga. Junte o caldo, 6 bananas fatiadas e 2 col. (sopa) de limão. Mexa. Tempere com sal e 1 col. (chá) de curry em pó. Cozinhe por 10 min. Bata no liquidificador. Sirva temperada com leite de coco e coentro.

Minha receita

David Brazil (promoter) Esta banana-nanica flambada é uma receita da churrascaria Porcão, do Rio de Janeiro. Descasque 6 bananas-nanicas e parta-as ao meio. Reserve. Doure 2 col. (sopa) de açúcar em 20 g de manteiga. Incorpore 1/2 xíc. de suco de laranja. Ferva. Ponha as metades de banana. Ferva por 2 min. Junte 2 doses de conhaque. Flambe. Ponha 1 dose de Cointreau e 1 de Curaçao red. Ferva até engrossar a calda. Sirva com 1 bola de sorvete e wafers.
Arquivo

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"