A energia da talentosa Almali Zraik

Em temporada de descanso em sua terra natal, Curitiba, Almali Zraik fala sobre sua badalada carreira internacional

Redação Publicado em 11/02/2010, às 12h42 - Atualizado às 18h06

Almali Zraik - Divulgação
Advogada de formação, a carreira artística da curitibana Almali Zraik aconteceu por acaso. "Em 1997, enquanto trabalhava como advogada para uma construtora em Curitiba, meu amigo Marco Lemanski estava planejando trazer ao Brasil o musical Grease com produção local, todo elenco, orquestra e criativos americanos e me convidou para fazer parte do projeto. Foi um desafio e uma experiência fantástica", conta ela, que logo após, apaixonada pela carreira, partiu para os EUA onde permaneceu até 2001 fazendo uma especialização na área na UCLA, em Nova York e Los Angeles. Desde então, Almali, que é atualmente Diretora da Divisão de Teatro da T4F, tem sido uma das responsáveis pelo sucesso de espetáculos musicais exibidos no Brasil e na Argentina, como O Fantasma da Ópera e Cats. De férias na capital paranaense, ele conversou com o Portal CARAS. - Como começou sua carreira? - Iniciei coordenando criativos estrangeiros na fase de montagem. Em seguida, passei ao cargo de Company Manager, responsável pela companhia em geral, ou seja, elenco, orquestra, técnicos e funcionamento do espetáculo. Há mais ou menos três anos sou responsável pela Divisão de Teatro da T4F, tanto no Brasil quanto Argentina. Continuo bastante ligada à produção dos espetáculos, participando das audições, ensaios, montagem, sempre com o cuidado de termos os melhores projetos, iguais aos da Broadway, mas em nosso idioma e com talento 100% nacional. - Como é o seu trabalho? - É uma agitação, mas muito gratificante! Tenho oportunidade de trabalhar com pessoas de todos os setores da empresa, dos artistas ao pessoal de escritório. - Você acaba viajando muito. Você gosta? - Adoro. Além de ter a oportunidade de ver espetáculos pelo mundo todo, conheço pessoas muito talentosas e essa constante troca com o que há de mais moderno lá fora, nos ajuda a seguir elevando nosso nível profissional. Hoje a equipe da T4F não deixa nada a desejar a qualquer produtor da Broadway e isto se deve em grande parte a esta sinergia entre nosso talento e criatividade - não existe povo mais criativo que o nosso! - com o alto nível técnico e profissional dos estrangeiros. Nos tornamos parte do primeiro time de produtores no mundo do entretenimento. - E a relação com o elenco, como é a escolha das pessoas? - É um processo difícil, mas encantador. Os criativos internacionais vem ao Brasil fazer audições. Nossa equipe local faz uma pré-seleção, já que o número de inscritos é sempre muito grande. Para definir o elenco final, normalmente selecionamos aproximadamente 600 pessoas que são vistas pela equipe internacional. Trabalhamos com muitas exigências artísticas. A pessoa, na maioria dos casos, tem que ser um excelente bailarino e cantor. - Em sua opinião qual a melhor produção que já fizeram? - Cada produção tem seu encanto, sua peculiaridade. Acho que todas foram impecáveis e uma completamente diferente da outra. Tenho orgulho e carinho por todas elas! - Teve alguma apresentação marcante? - O maravilhoso de fazer teatro é que cada dia é marcante, cada espetáculo tem algo especial e é único. Mas vale ressaltar que sempre fazemos apresentações beneficentes e estas são muito especiais, é um privilégio poder mostrar ao público carente espetáculos deste padrão e sem dúvida a troca de energia nestes dias é algo indescritível. - E sobre Curitiba, é bom voltar? - Curitiba sempre será minha casa. É onde nasci, onde vivi a maior parte de minha vida e onde vive minha família e tenho minhas raízes. Só é possível viver bem em qualquer lugar do mundo, quando temos esta base forte e esta ligação com nossa origem. Curitiba é meu porto seguro. Amo a cidade. - Há possibilidade de trazer um espetáculo como A Bela e a Fera para a capital paranaense? - A Bela e a Fera, infelizmente, é impossível trazer para Curitiba pelo tamanho da montagem. Cada espetáculo tem seus requisitos técnicos e para montagem de A Bela e a Fera e O Fantasma da Ópera, por exemplo, são necessárias aproximadamente oito semanas com teatro fechado e, portanto, para viabilizar a produção, exige uma temporada mínima de oito meses, com aproximadamente seis sessões semanais, o que infelizmente ainda não é possível em Curitiba. - Nos conte o que você mais gosta e menos gosta em Curitiba. - Minha família e meus amigos são as melhores coisas de Curitiba! Adoro também o contato com a natureza e este cuidado que existe com o verde na cidade. Ah! Tem também o clima! Sinto falta do nosso friozinho quando estou em São Paulo. Não gosto é da forma como as pessoas agem no trânsito!!! Mas, em geral, Curitiba é uma cidade maravilhosa e exemplar!
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