CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Quais são os primeiros sinais da endometriose? Especialista explica

Em entrevista à CARAS Brasil, a ginecologista Fabiane Gama explica quais são os primeiros sintomas de pacientes com endometriose

Sintomas da endometriose - Foto: Getty Images
Sintomas da endometriose - Foto: Getty Images

A endometriose é uma condição bastante comum entre as brasileiras, e pode apresentar alguns sintomas iniciais. Pensando nisso, a CARAS Brasil conversou com a ginecologista Fabiane Gama, que explicou os primeiros sintomas da doença.

De acordo com a especialista, o primeiro sintoma mais característico da endometriose é a dor pélvica intensa. "[Ela pode acontecer] especialmente durante o período menstrual", acrescenta a ginecologista, em entrevista à CARAS Brasil.

Essa dor é caracterizada por um desconforto na parte inferior do abdômen, e muitas mulheres podem sofrer dessa condição, por isso é importante ter um acompanhamento médico. Em outros casos, pode ser considerada crônica caso permaneca por mais de três a seis meses.

Leia também: O que é endometriose? Entenda distúrbio que já atingiu diversas famosas

"A paciente que tem essa condição pode sentir dor pélvica, mais intensa no período menstrual, dor em região lombar, ao defecar ou urinar e ao ter relação sexual", completa a especialista sobre outros sintomas que podem aparecer.

O QUE É A ENDOMETRIOSE?

Gama explica que a endometriose acontece quando o tecido endométrico cresce para fora dele, podendo aparecer em outras partes do corpo como ovários, tubas uterinas ou até mesmo no intestino.

A especialista diz que a causa da doença ainda não é conhecida, e pode depender de alguns fatores diferentes. "Sua causa ainda é desconhecida, podendo ter fatores genéticos e/ou multifatoriais", acrescenta.

Diversas famosas como Patrícia Poeta, Larissa Manoela e Anitta, já afirmaram que convivem com a condição. A apresentadora do programa Encontro contou ter descoberto o diagnóstico em meados de 2022, após anos achando que tinha apenas cólicas menstruais acentuadas.

"Descobri recentemente que tenho endometriose, não operei ainda. Às vezes temos essa dor, às vezes não se manifesta tanto e vai descobrir lá na frente. Às vezes as mulheres demoram 40 anos para descobrir, que foi o meu caso. Às vezes é uma dor insuportável", detalhou à época.

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DA MÉDICA GINECOLOGISTA FABIANE GAMA NO INSTAGRAM: