Terra Santa

Marcelo Rossi ora pela paz no mundo ao visitar a Terra Santa

Prestes a completar 24 anos de sacerdócio, o padre fez uma peregrinação inédita por Jerusalém

Marcelo Bartolomei Publicado em 12/06/2018, às 11h06 - Atualizado às 12h45

Padre Marcelo Rossi visita Jerusalém - CARAS

Para um homem de fé, estar em Israel é uma maneira de se aproximar não somente da trajetória de Jesus, como também de orar vivenciando os momentos que transformaram e guiaram a história do mundo por meio das religiões.

Prestes a completar 24 anos de sacerdócio, o padre Marcelo Rossi (51) fez uma peregrinação inédita por Jerusalém: após liderar um grupo de fiéis, ele visitou pela primeira vez uma sinagoga e conheceu a Mesquita de Omar, ambas localizadas dentro das muralhas da Cidade Antiga, além de orar em pontos cristãos e no Muro das Lamentações. Em todos os lugares, o pedido foi um só: de paz no mundo e que as pessoas tenham cada vez mais tolerância entre si.

CARAS acompanhou o líder católico, fenômeno na música e na literatura. Lá, ele refletiu sobre o atual momento — o padre chegou a Israel no período de protestos contra a transferência da Embaixada dos EUA de Tel Aviv para Jerusalém por ordem de Donald Trump (71), considerada “provocação” por muçulmanos.

– O sr. vem sempre a Israel?

– Aqui é o centro das religiões no mundo, mas, incrivelmente, essa é minha terceira vez aqui. Oro sempre pedindo que haja entendimento e conciliação neste pedaço do mundo, tão importante na história de Jesus.

– Sua viagem coincidiu com a chegada da embaixada, quando houve conflito e mortes na Faixa de Gaza. Como vê a questão?

– Fiz algo inédito em minha vida. Nunca havia entrado em uma sinagoga e também quis ir a uma mesquita, que visitei um dia antes do Ramadã (ritual de jejum de cerca de um mês considerado o 4º entre os cinco pilares do islamismo). Ao percorrer também os pontos de peregrinação cristã com o grupo da Obra de Maria, que eu acompanhei, como o Santo Sepulcro, a Via Dolorosa, o Ghet semani, as igrejas, templos e ruas da cidade, quero mostrar que é possível, sim, conviver em paz. Nosso mundo precisa de tolerância.

– O que marcou a viagem?

– Foram vários momentos de muita emoção. Fizemos uma missa no Monte da Anunciação, outra navegando no Mar da Galiléia, e uma vigília de Pentecostes com a presença mais que especial de quem eu considero minha madrinha na Renovação Carismática, a Patty Mansfield. Além disso, comemorei o aniversário de 51 anos em um lugar abençoado. Meu pedido? Que tenhamos mais união. Canto, escrevo livros, mas continuo na missão de evangelizar.

Viagem Padre Marcelo Rossi Marcelo Rossi

Leia também

Entre passeios e trabalho, Paolla Oliveira mostra sua rotina em Portugal

Patricia Abravanel comemora 7 anos de casada com viagem especial

Jade Picon abre álbum de fotos no Peru e encanta seguidores: "Maravilhosa"

Paolla Oliveira curte passeio de moto em dia ao ar livre em Portugal

Em Tóquio, Boninho impacta Ana Furtado com surpresa: 'Linda'

Esposa de Daniel abre a intimidade e mostra viagem romântica com o cantor