EXCLUSIVO

Elenco comenta sucesso de 'Malhação: Viva a Diferença', vencedora do Emmy e que vai virar série

Novela teen conquistou um dos maiores prêmios da televisão mundial e vai virar série

Juliana Pio Publicado em 10/04/2019, às 12h33 - Atualizado às 14h01

Manoela Aliperti, Gabriela Medvedovski, Heslaine Vieira, Daphne Bozaski e Ana Hikari - Globo/Sergio Zalis

Sucesso de crítica e de público, a novela global "Malhação: Viva a Diferença", exibida entre 2017 e 2018, conquistou um dos maiores prêmios da televisão mundial nesta terça-feira, 9. A temporada, que marcou ao contar, principalmente, a história das ‘Five’, as amigas Keyla, Benê, Tina e Lica, venceu o Emmy Kids Internacional 2018 e levou o troféu de Melhor Série em Cannes, na França.

Escrita por Cao Hamburger e dirigida por Paulo Silvestrini, a atração teen, pela primeira vez ambientada em São Paulo, concorreu com produções da Alemanha, Austrália e Canadá, e levou a estatueta ao celebrar a diversidade. Para o próximo ano, a emissora prentende lançar uma série inspirada na trama. 

Em entrevista exclusiva à CARAS Digital, Ana Hikari (Tina), Gabriela Medvedovski (Keyla), Heslaine Vieira (Ellen), Daphne Bozaski (Benê), Isabella Scherer (Clara), Ana Flávia Cavalcanti (Dóris) e Felipe Hintze (Moqueca) comentam sobre a participação no folhetim, revelam curiosidades dos bastidores e avaliam o sucesso da trama, que garantiu mais um prêmio à TV Globo.  

 


Ana Hikari. Imagem: Globo/Raquel Cunha

 

“Acredito que o mundo esteja com um importante olhar sobre a valorização da diversidade” – Ana Hikari (Tina).

Intérprete da talentosa Tina, Ana Hikari credita o prêmio ao fato de a trama valorizar a diversidade e o diálogo sobre opressões, ao trazer um discurso que ressalta a importância das mulheres, debate questões de gênero e ainda questiona a homofobia e o racismo.

“Precisamos desses pensamentos nesse momento ao redor do mundo. E a nossa novela conseguiu abordar todas essas temáticas. O reconhecimento internacional através desse prêmio é o reconhecimento da importância dessas discussões para o mundo no momento em que vivemos”, ressalta a jovem.  

Ana também lembra que se sentiu representada com a personagem. “Sou muito grata ao Cao Hamburger e à equipe de roteiristas por terem escrito uma novela com tanta história verdadeira para ser contada. Me senti muito representada pelas questões da Tina e fui extremamente feliz com a condução da equipe de direção, com os cuidados da produção e técnica, e todo o elenco que estava conosco. Esse trabalho não teria acontecido se não fosse essa união. Não é à toa que ainda somos muito amigos. Só tenho a agradecer por essa porta de entrada na Globo.” 

 


Gabriela Medvedovski. Imagem: Globo/Raquel Cunha

 

“Todos os assuntos abordados sempre vinham de uma forma questionadora” – Gabriela Medvedovski (Keyla)

Gabriela Medvedovski faz questão de ressaltar seu crescimento pessoal e profissional após atuar na trama, que foi seu primeiro trabalho na televisão. “Foi também um divisor de águas para entender que esse é um caminho que eu quero seguir desbravando durante minha carreira. Aprendi tudo. Eu e todas as meninas vivemos muito intensamente essa experiência. Todos os assuntos abordados sempre vinham de uma forma questionadora, buscando realmente discutir aquilo, sem juízos de valor e sem impor opiniões”, conta ela. 

Em sua visão, a trama deixou uma mensagem de empatia para as pessoas. “Precisamos de uma sociedade mais empática, com menos pré-conceitos, menos discursos prontos e mais disposta a se questionar e repensar nossa maneira de pensar”, desabafa a jovem, que ganhou muitos amigos após as gravações. “Muitos companheiros, que agregaram e seguem agregando na minha vida, me ensinando diariamente e me fazendo crescer como pessoa e profissional.” 

 


Heslaine Vieira. Imagem: Globo/Raquel Cunha

 

“Esperança, união, amor é o que o mundo está clamando nesses tempos difíceis” – Heslaine Vieira (Ellen)

Para Heslaine, umas das integrantes das Five, contar a história da Ellen foi também contar a sua história e a de muitas mulheres com sonhos e poucas oportunidades. “Foi lindo, foi especial, foi representativo, foi único!”, afirma. 

Segundo ela, "Viva a Diferença" deixou uma sementinha sobre o que precisa ser discutido ainda no Brasil. “Sexualidade, gravidez na adolescência, aceitação, diversidade, escolhas, enfim... Mas o mais importante que a trama deixou, na minha opinião, é que com amor e respeito a gente consegue enfrentar essas dificuldades que ainda são muito presentes no país. Olhar para o ser humano, olhar para o lado, um olhar com empatia.”

Para ela, a história contada na trama foi a grande protagonista. “Esperança, união, amor é o que o mundo está clamando nesses tempos difíceis e, quando falamos sobre isso, sobre histórias reais, criamos uma relação com o público, que se identifica”, salienta a atriz.

 


Daphne Bozaski. Imagem: Globo/Raquel Cunha

 

“Fizemos essa 'Malhação' com muito amor e dedicação. Acho que isso também fez a diferença” – Daphne Bozaski (Benê)

Daphne Bozaski acredita que a integração da equipe contribuiu muito para o sucesso da temporada. “Éramos um elenco muito talentoso e unido. Fizemos essa 'Malhação' com muito amor e dedicação. A gente gravava muitas horas, mas mesmo assim nos encontrávamos à noite para ensaiar. Queríamos dar o nosso melhor a cada cena. Acho que isto também fez a diferença no resultado final. A nossa amizade, companheirismo e vontade de querer contar essa história”, conta a jovem, que deu à luz o seu primeiro filho recentemente. 

A atriz, assim como os demais colegas de elenco, também ressalta a importância e a qualidade do trabalho do autor Cao Hamburger e do diretor Paulo Silvestrini. “O Cao tem uma maestria para escrever e transmitir um entretenimento passando uma mensagem de uma forma única. E esse foi um dos motivos pelos quais acho que a gente ganhou esse prêmio. O texto do Cao e a direção do Paulinho fizeram toda a diferença. Além disso, os atores, diferentes entre si, mas com ideias complementares, a dedicação, o trabalho em equipe e o amor também contribuíram para o Emmy.”  

Daphne ressalta que a mensagem deixada pela trama é que as pessoas devem aceitar as diferenças. “O mundo hoje é muito intolerante e todo mundo é diferente. A minha personagem, Benê, era autista e queria ser igual a todos. As pessoas diziam que ela era esquisita, mas as amigas, que reforçaram a importância da amizade, ressaltavam que a diferença da personagem era o que a tornava especial.” 

 


Isabella Scherer e Lucas Penteado. Imagem: Globo/Marília Cabral

 

“As diferenças vão sempre existir, por isso precisamos aprender com elas e se colocar no lugar do outro” –  Isabella Scherer (Clara)

Para Isabella Scherer foi um sonho ter participado de "Malhação". “Cresci assistindo à novela e me imaginando fazendo aquilo. Com certeza foi o maior aprendizado como atriz que tive até agora. Além disso, aprofundei meu conhecimento sobre feminismo, racismo, preconceitos e tantos outros problemas estruturais do nosso país. Impossível não sair transformada depois desse trabalho”, conta a jovem, que acabou de se lançar como estilista no mundo da moda. 

Filha do nadador Fernando Scherer, o Xuxa, Isa opina sobre a mensagem deixada pela trama. “Que as diferenças vão sempre existir, por isso precisamos aprender com elas e se colocar no lugar do outro. 'Viva a Diferença' mostrou ao público muitos problemas que acontecem com pessoas próximas a nós e que acabamos não percebendo por não prestar atenção no outro”, diz a atriz, que ainda faz um apelo: “Quero pedir que prestem atenção nas pessoas próximas de vocês, que vocês amam! Muitas vezes, a pessoa só precisa de uma ajuda e não consegue pedir!” 

 


Ana Flávia Cavalcanti e Mouhamed Harfouch (Bóris). Imagem: Globo/Marília Cabral

 

“Abrir a discussão e ampliar nossa maneira de ver e nos relacionar com a maior população do Brasil: a população negra” – Ana Flávia Cavalcanti (Dóris)

Ana Flávia Cavalcanti, que interpretou a educadora Dóris, é categórica ao dizer que a temática envolvendo a celebração das diferenças foi o que mais chamou a atenção do público. “Temos essa cultura da miscigenação impregnada em nossa formação de base, agora, consigo imaginar a alegria e a grande expectativa de um público internacional ao assistir à 'Malhação Viva a Diferença'”, salienta.

Segundo a atriz, a novela mudou a sua vida. “Além do reconhecimento do meu trabalho, que foi e está sendo
superimportante, 'Malhação Viva a Diferença' mudou a minha relação e a minha escuta sobre as questões do ensino público.”

Ana também destaca o trabalho de Renata Martins. “Uma roteirista e diretora negra que pôde nos presentear com suas vivências atuais e ancestrais, com o objetivo de abrir a discussão e ampliar nossa maneira de ver e nos relacionar com a maior população do Brasil: a população negra, com todo seu charme e elegância”, pontuou.

 


Felipe Hintze. Imagem: Globo/Sergio Zalis

 

“É admirável poder falar sobre as minorias em um veículo tão grande como a 'Malhação'” – Felipe Hintze (Moqueca) 

Com dois Emmys no currículo, Felipe Hintze, que viveu o personagem Moqueca, também ressalta a celebração da diferença como ponto principal da novela. “É admirável poder falar sobre as minorias em um veículo tão grande como 'Malhação'”, afirma o jovem, que complementa: “Me enche de alegria saber que esse foi o segundo trabalho que eu fiz ganhador do Emmy! A primeira vez foi com 'Verdades Secretas', como melhor novela!”, lembra.

O ator, que atualmente está no elenco da novela das 21h, "O Sétimo Guardião", como Peçanha, acredita que a novela deixou uma mensagem importante que deve ser seguida por todos: “Aceite sua diferença e celebre o que te difere dos demais”, aconselha.

 

"Vidas Brasileiras" vai virar série 

Esta é a quarta indicação de "Malhação" ao Emmy Kids. Por duas vezes, a novela disputou a categoria Digital: em 2017, com "Malhação: Seu Lugar no Mundo", e em 2016, com "Malhação: Sonhos". Em 2015, concorreu como Melhor Série. 

Com a nova estatueta, a TV Globo já acumula 17 prêmios Emmy. A segunda temporada do "The Voice Kids" também esteve entre os finalistas na categoria reality, mas não venceu. 

Após a premiação, a TV Globo informou que "Malhação: Viva a Diferença" deve ganhar uma série, prevista para estrear em 2020.

TV

Leia também

Aposentadoria? Ana Maria Braga reage aos rumores sobre carreira na Globo

Participante que protagonizou primeiro beijo em reality da Record vive luto

Morre o ator, dublador, radialista e humorista José Santa Cruz

A Grande Conquista 2: Mais dois participantes pedem para sair

Roberto Cabrini faz especial sobre os 30 anos da morte de Ayrton Senna

Sonia Abrão faz crítica para Mani Reggo, ex de Davi Brito: ‘Esquece'