Morre aos 75 anos o cantor Jair Rodrigues

Cantor morreu em Cotia, interior de São Paulo, onde morava

CARAS Digital Publicado em 08/05/2014, às 10h56 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Jair Rodrigues - Ag. News

O cantor Jair Rodrigues morreu na manhã desta quinta-feira, 8, aos 75 anos, em Cotia, no interior de São Paulo, onde ele morava. A informação foi confirmada pela produtora JRC Produções à CARAS Digital. Ele foi encontrado por volta das 9h30 da manhã na sauna de casa.

Segundo a assessoria de imprensa do artista, não se sabe ainda se o cantor morreu à noite ou pela manhã, já que ele estava sozinho em casa. A causa da morte ainda não foi confirmada. Fontes ligadas ao cantor acreditam que ele tenha tido um mal súbito.

Jair Rodrigues é pai de Jair de Oliveira e Luciana Mello, que também seguiram carreira musical. Segundo a assessoria do cantor, os dois já estão na casa de Jair junto à mulher dele, Claudine Rodrigues. A família está muito abalada. Os quatro netos Tony e Nina, da união de Luciana com o fotógrafo Ike Levy, e Isabella e Laura, filha de Jairzinho e da atriz Tania Khalill, também estão na casa.

O cantor Simoninha, grande amigo da família, também está em Cotia prestando apoio. "A alegria é o grande legado dele. Ele ajudou a gente nos momentos mais difíceis. Um cantor e um ser humano mais próximo de um anjo que eu conheci", disse o cantor chorando à Globo News. A perícia e um carro funerário já estão no local para retirar o corpo.

Ainda de acordo com a assessoria do cantor, ele não tinha problemas de saúde e estava cumprindo normalmente sua agenda de shows e dibvulgação do novo CD Samba Mesmo, lançado em março. A última apresentação foi no dia 6 de abril, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, com ingressos esgotados. Ele também dividiu o palco com o filho, Jair Oliveira, em um show em comemoração aos 30 anos de carreira do rapaz, em São Paulo, no dia 30 de abril. Segundo o site oficial do cantor, o próximo show estava marcado para 24 de maio em São Paulo. Havia ainda apresentações agendadas em Santa Catarina e Minas Gerais.

Filha do cantor, Luciana Mello se pronunciou a respeito da morte do pai e agradeceu o carinho. "Quero agradecer, de coração, o imenso carinho que estamos recebendo! Em breve falaremos com todos. Só pedimos que respeitem nossa privacidade nesse momento tão difícil e sofrido... Muito obrigada!!", afirmou.

Jair Oliveira, filho do cantor, também se pronunciou.  "Um amor gigantesco!! Tive a honra de conviver e aprender com a alegria de um anjo!!! Estamos todos muito emocionados e tentando entender este momento e agradecemos todo o carinho prestado. E muito obrigado, meu pai, por toda sua luz! Descanse em paz", afirmou o rapaz, que pouco depois foi fotografado ao chegar ao IML de Cotia, região metropolitana de São Paulo.

Por volta das 14h30, o corpo do cantor deixou o IML rumo à Assembléia Legislativa de São Paulo, onde o corpo será velado.

+ Em última entrevista à CARAS, Jair Rodrigues disse que era o homem mais feliz do mundo

+ Famosos lamentam a morte de Jair Rodrigues

A produção do cantor comunicou a morte no perfil oficial no Facebook.

 

 

O rei da música negra

Jair Rodrigues nasceu em Igarapava (SP), no dia 6 de fevereiro de 1939. Ele começou sua carreira nos anos 1950, atuando como crooner em casas noturnas do interior de São Paulo, e conquistou sucesso nos anos 1960, em programas de calouros. Gravou seu primeiro disco em 1962, com duas músicas para a Copa do Mundo do mesmo ano “Brasil sensacional” e “Marechal da vitória.

Jair atingiu grande popularidade com os LPS “Vou de samba com você” e “O samba como ele é”, lançados em 1964. A música “Deixa isso pra lá” fez grande sucesso e se tornou um dos principais hits de sua carreira.

Em 1965 iniciou sua parceria com a estreante Elis Regina, com quem fez muito sucesso no programa O Fino da Bossa, na TV Record.  Em 1966, Jair participou do festival daquele ano com a música Disparada, de Geraldo Vandré e Théo de Barros, desta vez em conjunto com o Quarteto Novo. Conhecido por cantar sambas, ele surpreendeu o público com uma bela interpretação da canção. Disparada e Banda, de Chico Buarque e interpretada por Nara Leão, eram as favoritas. O festival acabou empatado. A partir daquele momento, sua carreira decolou e seu talento assegurou décadas de sucesso ao cantor. Lançou um álbum por ano e interpretou sucessos como O Menino da Porteira, Boi da Cara Preta e Majestade o Sabiá. Realizou turnês pela Europa, Estados Unidos e Japão. Em 1971, gravou o samba-enredo Festa para um Rei Negro, da Acadêmicos do Salgueiro, do Rio de Janeiro. Nas décadas seguintes, sua produção diminuiu de volume; entretanto, continua conhecido por sua grande energia e sua alegria contagiante. 

Em 2006 Jair foi o Artista homenageado no 4º Prêmio Tim de Música, no Rio de Janeiro. No mesmo ano ele foi indicado ao Prêmio Grammy Latino, na categoria Álbum de samba Brasileiro com o Álbum “Alma Negra”.

É considerado pela crítica músical brasileira e internacional o Rei da Música Negra, já sendo conhecido internacionalmente, é um dos músicos brasileiros mais conhecidos do mundo.

Veja Jair Rodrigues em família:

O making of da gravação do último CD de Jair:

Deixa Isso Pra Lá:

Disparada:

 

música Jair Rodrigues Jair Rodrigues [2041]

Leia também

Amigos e familiares dão o último adeus para Anderson Leonardo

Famosos mandam coroas de flores para o velório de Anderson, do Molejo

Fim do mistério! Ivete Sangalo conta motivo de sua saída da Banda Eva

Molejo vai acabar? Integrantes falam do futuro após morte de Anderson Leonardo

Noivo de Maraisa faz homenagem para ela em data especial

Grupo de pagode lamenta morte de Anderson do Molejo e relembra encontro