Gucci, Louis Vuitton e Osklen ficam fora de “lista verde”

Das 50 marcas sustentáveis reunidas no ranking da Interbrand, nenhuma é do segmento fashion de luxo

Redação Publicado em 27/06/2012, às 18h18 - Atualizado em 18/02/2013, às 06h41

Interbrand divulga ranking com as 50 marcas mais sustentáveis do planeta. Nenhuma é do segmento fashion de alto luxo. - Divulgação/Interbrand

Cuidar do planeta é uma atitude que a sociedade espera do poder público e das organizações privadas. Hoje, adotar medidas sustentáveis pode ser uma estratégia lucrativa, algo que norteia a produção de empresas multinacionais. No entanto, para que as ações sejam bem-sucedidas, o público consumidor e o mercado precisam saber o quanto cada organização é socialmente responsável. Para medir a efetividade da comunicação dessas práticas sustentáveis, a  Interbrand - maior consultoria de marcas do mundo – faz um relatório anual com as melhores marcas verdes internacionais.
O ranking deste ano, divulgado no último dia 26, contempla 50 marcas. Os segmentos que mais aparecem são tecnologia e automação. Adidas e Nike, que também têm roupas em suas linhas de produtos, surgem na 22ª e 26ª colocação. A gigante de fast fashion H&M fez sua estreia este ano no ranking, em 46º lugar. A surpresa é que não há nenhuma grife de luxo na lista. Nomes como Gucci e Louis Vuitton, que praticam ações sustentáveis, foram deixados de fora.
Jeferson Martins, assessor de comunicação da Interbrand, diz que as marcas precisam comunicar suas ações para que o público as reconheça como ‘verdes’. “As marcas incluídas na classificação são aquelas que refletem a mesma ideia de seus produtos. Por exemplo, Gucci e Louis Vuitton foram omitidas, já que seus esforços não podem ser vistos sem considerar seu conglomerado de produtos de alto luxo.”
Segundo Jeferson, “a lista de finalistas é então analisada para determinar a força verde das marcas.  Para estar entre as 50 maiores, as organizações devem ter um bom desempenho tanto na preocupação com o verde como na percepção”.
No Brasil, a Osklen é uma representante das empresas que adotam práticas sustentáveis, apesar de também não estar no ranking da Interbrand. A marca propõe a união de moda, beleza e sustentabilidade. Sem qualquer impacto produtivo, a Osklen cria peças com design inovador, sua característica mais marcante, a partir de matérias primas orgânicas ou recicladas. Além disso, é a fundadora do Instituto-e, que procura promover o desenvolvimento sustentável no Brasil.

 

Confira a lista completa aqui

 

 

Por Juliana Cazarine

jcazarine_colab@caras.com.br

Fashion moda sustentabilidade Louis Vuitton Gucci Moda [12833] Osklen Gucci [18337] H&M Osklen [18255] Louis Vuitton [18747] Sustentabilidade [12438] H&M [22414]

Leia também

Filha de Angélica e Luciano Huck surge com bolsa de luxo. Saiba o preço

Rafaella Justus surge com look de festa elegante. Saiba o preço!

Detalhe em foto de João Guilherme e Bruna Marquezine chama a atenção

Dulce Maria impressiona ao usar acessórios avaliados em meio milhão de reais

Ivete Sangalo arrasa ao ser modelo por um dia em desfile

Andressa Suita aparece com vestido caríssimo no show do marido, Gusttavo Lima