Descubra os benefícios dos esportes para o seu filho

Crianças que praticam esportes aumentam a força muscular, a coordenação motora e o equilíbrio. Mas, para que as atividades sejam saudáveis, a modalidade esportiva precisa estar adequada à idade e a dieta diária tem que suprir o gasto calórico. Confira!

Raquel Brandão Publicado em 23/05/2013, às 13h28 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Incentive seu filho. Não adianta cobrar que ele faça exercício se você também não faz - Shutterstock

Um vídeo, que rapidamente repercutiu por toda a internet, tem produzido sons indecifráveis. Também não é para menos. Josh Turnbull, filho do goleiro reserva Ross Turnbull, do time inglês Chelsea, protagonizou momentos de fofura dentro de campo. Enquanto o zagueiro Paulo Ferreira fazia seu discurso de despedida do clube, o pequeno pegou uma bola e partiu para o gol, sendo acompanhado pela arquibancada que o ovacionava.

Por esse exemplo, a prática de exercício físico pode parecer algo normal na vida de uma criança. Mas o sendentarismo é cada vez mais comum e estudos mostram que o sobrepeso e a obesidade infantil estão crescendo. Se os pequenos estão preguiçosos e com quilinhos a mais, não vale deixá-los como únicos culpados.  “Não  adianta querer que seu filho faça exercícios, se você não faz”, explica a pediatra e médica do esporte Ana Lúcia de Sá Pinto. “As crianças reproduzem as ações dos adultos. Se puder fazer atividades com seus filhos, faça, estimule-os”, aconselha. O exemplo de Josh fortalece o argumento da médica, já que ele resolveu imitar os gestos do esporte do pai.

Documentário mostra os riscos da obesidade infantil

Mas como saber qual exercício seu filho pode fazer? O pediatra e médico do esporte Getúlio Bernardo Morato Filho explica que primeiro é preciso saber diferenciar atividade física de esportes. “A atividade física é qualquer uma que gere gasto de energia e essa deve ser estimulada desde cedo. Esportes são atividades com regras organizadas, envolvendo competição entre os participantes.”

A atividade física  ideal é uma de que a criança goste, mas também existem as mais adequadas para cada faixa etária. “Inicialmente, é ideal que a criança tenha contato com o maior número de modalidades esportivas, para que ela possa escolher uma que ela se sinta à vontade e que tenha algum tipo de vantagem física ou motora”, analisa Morato Filho. A pediatra Ana Lúcia explica que “a partir dos 6 anos, a criança consegue aprender regras esportivas. Porém ainda não é indicado que envolva competição nesta atividade, todos têm que se divertir”. Atividades como boxe ou musculação só são recomendadas a maiores de quinze anos.

Os beneficios físicos são inúmeros. “Em geral, esportes aumentam a força muscular, a coordenação motora e o equilíbrio”, conta Morato Filho. Até a massa óssea pode ter aumento, mas é preciso ter cuidado com a dieta do pequeno esportista. “Se o gasto calórico dele for maior do que a ingestão, isso afetará no desenvolvimento e crescimento. Além disso, o desequilíbrio gera desatenção, aumento de doenças e até menos sono”, explica Ana. Por isso, o excesso de  exercício é tão prejudicial quanto o sedentarismo. As práticas esportivas devem ter acompanhamento profissional e visitas ao médico também são recomendadas.

Crianças imitam o comportamento dos pais. Saiba como dar um bom exemplo

Não queira que seu filho seja campeão. Você pode estressá-lo e fazê-lo desistir. Lembre-se que o esporte tem outras conquistas: aumenta o contato com outras crianças, cria noções de respeito e força de vontade.”Ele sabe que para ganhar depende do outro e que muitas vezes ele pode não se tornar um jogador de futebol, mas o esporte lhe abre outras portas”, explica Fabio Sodré, coordenador  das Escolinhas Zico10, projeto social do eterno craque do Flamengo.

Veja o vídeo do pequeno Josh Turnbull roubando a cena com suas habilidades futebolísticas.

Bonecas-monstro: aterrorizantes... e boas para as crianças

Bebê Saúde Esporte crianças atividade física Esporte [12810] Crianças [12501] Atividade física [12395] Saúde [12904] Obesidade [12420] Obesidade Chelsea Pediatria Pediatria [12423] Chelsea [15549]

Leia também

Virginia Fonseca mostra reação da filha ao ver sua barriga de grávida

De vestido colado, Sthefany Brito revela como já está sua barriga

Grávida, Bruna Hamú impressiona ao exibir o crescimento do barrigão

Gabi Luthai revela que o filho recém-nascido enfrenta disquesia: ‘Sofrendo’

Fonte próxima de Kylie Jenner esclarece novos rumores de gravidez

Campeã do 'BBB16', Munik Nunes compartilha nova foto da primeira filha