Smoking de Messi vira polêmica, mas agrada especialistas

Look polêmico de Messi agradou o estilista José Gayegos e o stylist Fábio Paiva, que ensinam a ousar em produções formais. Aprenda a imprimir o seu estilo a ternos e smokings sem perder a elegância e fuja do lugar-comum!

Redação Publicado em 08/01/2013, às 17h59 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Segundo José Gayegos, para fugir do convencional, é preciso ter estilo - Foto-montagem

Hoje, o assunto do dia foi o jogador de futebol Lionel Messi. E por duas razões: porque ele foi premiado pela quarta vez consecutiva com a “Bola de Ouro” da FIFA e porque, no evento, estava usando um smoking de poá assinado pela grife italiana Dolce & Gabbana. O modelito preto com bolinhas brancas - ousado - causou quase tanta repercussão quanto a sequência inédita de prêmios que o jogador arrebatou. Goste ou não, uma coisa é certa: o argentino tem estilo! E agradou, ao menos a quem entende de moda para homens. “Eu gostei e achei inovador, ousado”, comenta Fábio Paiva, stylist à frente da seção de moda masculina do portal Agrund.

 

“Quem tinha problema em usar smoking e se achar parecido com um pinguim, não precisa mais se preocupar”, brinca Paiva. E o que não faltam são opções para quem deseja ousar. “Os paletós  coloridos - de terno e smoking - estão em alta e apareceram nas coleções de Jean Paul Gaultier e Canali”, diz. A única recomendação é que o terno ou smoking tenham um corte impecável.

 

Para fugir do convencional mais discretamente, vale apostar nos detalhes. “Uma gravata borboleta mais fina, um sapato diferente e outros acessórios podem modernizar o look”, sugere Paiva. Ou ainda fazer como o também jogador Cristiano Ronaldo, que mesmo apostando no traje clássico para o evento da FIFA, aderiu à tendência da modelagem ajustada ao corpo. “Nos anos 1980, a moda eram as ombreiras. Hoje, a tendência são os paletós - de terno e smoking - justos”, afirma José Gayegos, estilista e jornalista de moda.

 

Assim como existem “regras” para ousar e não errar, é bom estar atento para evitar escolhas deselegantes. “Não suporto smoking com camisa preta e gravata tradicional”, diz Gayegos, que revela já ter usado um paletó de estampa de onça e um smoking coberto por cristais Swarovski. Os adeptos desses itens podem inseri-los no look quando estiverem usando apenas o paletó do smoking, por exemplo. “Já usei o paletó - somente o paletó - até com camiseta e inclusive com camisa preta. Nesse caso, a dica é ter bom senso”, aconselha Gayegos.

 

Para Fábio Paiva, a linha que separa ousadia e elegância também é bastante tênue. “Se a aposta for nos acessórios, vale usar um sapato de spikes ou não usar meia. Agora, usar um sapatênis é crime!”, avalia.

 

Basicamente, é o dress code do evento e o seu bom senso que definem o look. Caso a ocasião permita, substitua o paletó por uma jaqueta de nylon ou um colete de matelassê. Se preferir, use apenas o paletó do smoking. Mas lembre-se do conselho de José Gayegos: “Você tem que ser uma pessoa estilosa”.

 

Por Juliana Cazarine

Fashion Lionel Messi Cristiano Ronaldo Jean Paul Gaultier Lionel Messi [14371] Dicas de moda Dicas de moda [22413] Cristiano Ronaldo [14184] Jean Paul Gaultier [18718] Dolce & Gabbana Dolce & Gabbana [18308] Terno Canali Terno [18981] Canali [46147]

Leia também

Detalhe em foto de João Guilherme e Bruna Marquezine chama a atenção

Dulce Maria impressiona ao usar acessórios avaliados em meio milhão de reais

Ivete Sangalo arrasa ao ser modelo por um dia em desfile

Andressa Suita aparece com vestido caríssimo no show do marido, Gusttavo Lima

Paolla Oliveira chama atenção ao usar look com fenda poderosa: "Básico"

Morre Roberto Cavalli, estilista italiano, aos 83 anos