Saiba quem é a ex-modelo que virou musa do cinema fashion

Conheça Quentin Jones, a cineasta que promoveu o encontro da videoarte com a moda e conquistou grifes como Kenzo, Chanel e Victoria Beckham

Ana Paula de Andrade Publicado em 25/07/2012, às 18h35 - Atualizado em 18/02/2013, às 18h50

A ex-modelo Quentin Jones: encontro da moda com a videoarte - Getty Images

 

Ela tem apenas 27 anos, é ilustradora, graduada em filosofia pela Universidade de Cambridge, film-maker badalada e ex-modelo. Esse é o perfil nada desprezível da canadense Quentin Jones, que já fez vídeos para a coleção Pre-Fall 2012 da Kenzo, para a linha Victoria, da grife Victoria Beckham, e para a Chanel. Em suas obras, ela abusa da estética da colagem e do stop-motion, técnica de animação quadro a quadro usado em filmes como “A Noiva Cadáver”, do diretor Tim Burton.

 

Em suas criações, Quentin aposta na arte como meio de mostrar a moda, e isso pode até significar aparecer sem roupa alguma no vídeo. Em seu último curta de animação, de apenas 2 minutos, ela surje nua, usa a si mesma como tela e se pinta, empregando uma linguagem ao mesmo tempo contemporânea e sensual. Alguns dizem, inclusive, que seu trabalho flerta com o Dadaísmo, movimento artístico de vanguarda liderado por Tristan Tzara, em 1916, que pregava o non sense e o “nada” como forma de arte. Mas, ao contrário do “dada”, seus projetos têm feito muito sentido para as grandes grifes. É o caso de “Dancing Chanel”, o fashion film criado por Quentin para a campanha Primavera-Verão  2011 da Chanel. Estrelado pela bailarina Emma Chadwick, o vídeo foi apontado como um dos preferidos do New York Fashion Film Festival.

 

E se você pensa que a moça é daquelas intelectuais chatas, saiba que entre seus filmes preferidos está “Labirinto”, de 1986, estrelado pelo cantor David Bowie e pela atriz Jennifer Connelly. Esse conto de fadas pop/cult está distante de figurar no top ten da maioria dos cineastas. Mas talvez seja esse ecletismo que faz de Quentin uma das grandes apostas da produtiva parceria entre moda e arte.

 

Veja o último curta de Quentin Jones:

 

 

O fashion film recentemente produzido para a Kenzo:

 

 

O vídeo criado para a linha Victoria, de Victoria Beckham:

 

 

E o badalado fashion film "Dancing Chanel":

 

 

Por Ana Paula de Andrade

anapaula@caras.com.br 

Fashion cinema moda vídeo victoria beckham tim burton arte chanel david bowie Jennifer Connelly Moda [12833] Cinema [15195] Vídeo [16846] Arte [27221] Tim Burton [7580] Victoria Beckham [45997] Chanel [18646] David Bowie [1211] Kenzo Kenzo [18738] Jennifer Connelly [22753]

Leia também

Detalhe em foto de João Guilherme e Bruna Marquezine chama a atenção

Dulce Maria impressiona ao usar acessórios avaliados em meio milhão de reais

Ivete Sangalo arrasa ao ser modelo por um dia em desfile

Andressa Suita aparece com vestido caríssimo no show do marido, Gusttavo Lima

Paolla Oliveira chama atenção ao usar look com fenda poderosa: "Básico"

Morre Roberto Cavalli, estilista italiano, aos 83 anos