Idade Média, PB e transparências em Paris

Confira os destaques dos desfiles da Paris Fashion Week neste sábado, 2

Por Cibele Maciet Publicado em 02/03/2013, às 23h30 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Looks de Jean Paul Gaultier, Vivenne Westwood e Viktor & Rolf - Reuters

Onda militar no Outono Inverno 2013-2014 do estilista colombiano Haider Ackermann. A coleção veio recheada de casacões com muitas golas e faixas de pele, mangas compridas, bastante preto e branco, marrom e verde oliva, malhas com gola alta. Os cabelos das modelos loiras foram pintados de preto nas raízes, dando um look bem interessante.

O brasileiríssimo Pedro Lourenço optou nessa coleção de inverno por uma apresentação exclusivamente online. Inspirado pelo vintage, sobretudo dos anos 40 e 50, o estilista prodígio exibiu saias plissadas feitas em camadas, vestidos, calças e casacos em veludo, tweed e pied-de-poule, malhas de gola alta com bordados de cristais e paetês. O jovem designer seguiu uma tendência importante das maisons (a Balmain fez isso na última coleção masculina): o desfile disponível na internet, acessível a um maior número de pessoas.


A dupla holandesa Viktor & Rolf apresentou uma coleção em preto e branco e com muito couro. A começar pela porta de entrada e saída das modelos, coberta de flores um pouco murchas em preto-e-branco. Minissaias pretas de couro com laços na lateral, em mangas e saias (aliás, esse laço chegou como um tema recorrente da coleção!), peplums... As mulheres da dupla vieram bem descobertas para o próximo inverno, especialmente nas pernas.

A inglesa Vivienne Westwood se inspirou na Idade Média e no retorno das Cruzadas, com toques do Oriente para sua linha de inverno. Ela revisitou a cota de malha (essas que os guerreiros portavam na Idade Média) em um vestido em azul e laranja. Motivos florais coloridos enfeitaram as silhuetas, incluindo um vestido branco e uma saia longa.

Rei Kawakubo da Comme des Garçons escolheu tecidos tradicionalmente masculinos como a risca de giz cinza e o Prince of Wales para suas silhuetas e lhes deu um tratamentos hiperfeminino. Flores gigantes foram aplicadas por todos os lados em casacos, vestidos, camisas... E claro, a alfaiataria, super bem feita, em elementos reconhecíveis como lapelas, bolsos, golas flap e calças.

O queridinho das estrelas Jean Paul Gaultier desenhou uma mulher dura e guerreira, mas também feminina e boêmia, em sua coleção para os próximos outono e inverno. Na Salle Wagram, sombras chinesas apareceram no painel atrás da passarela. Em algumas, elas estavam estáticas, em outras se moviam: são as modelos que, logo após, despontavam na passarela. Bien joué, JPG! Calças de couro justas, leggings, jaquetas, saias longas transparentes. A coleção foi como uma colcha de retalhos, com materiais variados: feltro, couro, seda, pele, em preto, mas também marrom bordô, verde, roxo escuro. As modelos tinham dois comprimentos de cabelo: longos e uma peruca curta com um corte mais masculino. As sobrancelhas vieram com um lado masculino-feminino: grossas, como Jean Paul gosta, sempre.

Acompanhe nossa cobertura exclusiva!
 

Fashion Vivienne Westwood Semana de Moda de Paris Jean Paul Gaultier Semana de moda de Paris [18939] Jean Paul Gaultier [22241] Vivienne Westwood [30091]

Leia também

Detalhe em foto de João Guilherme e Bruna Marquezine chama a atenção

Dulce Maria impressiona ao usar acessórios avaliados em meio milhão de reais

Ivete Sangalo arrasa ao ser modelo por um dia em desfile

Andressa Suita aparece com vestido caríssimo no show do marido, Gusttavo Lima

Paolla Oliveira chama atenção ao usar look com fenda poderosa: "Básico"

Morre Roberto Cavalli, estilista italiano, aos 83 anos