Márcia Goldschmidt: a supermãe de Victória e Yanne

Drama com a herdeira e planeja retomada de sua carreira

Tamara Gaspar Publicado em 22/12/2017, às 07h51 - Atualizado às 11h58

Márcia Goldschmidt - MARTIN GURFEIN;

A vida não cansa de surpreender Márcia Goldschmidt (55). Após o destino lhe reservar, no auge de seus 50 anos, a gravidez das gêmeas Victória e Yanne (5), da união com o advogado português Nuno Rêgo (47), a apresentadora se descobriu uma verdadeira leoa ao superar um dos capítulos mais turbulentos de sua história: o transplante de fígado da pequena Yanne, em decorrência de uma cirrose, com apenas 1 aninho de idade. “Foi um desastre, uma tragédia, mas estamos superando. A medicina desenganou minha filha três vezes, ela é um milagre”, relata Márcia, no Castelo de CARAS, em Portugal, país onde está radicada com a família há quase sete anos.

A saga começou na maternidade. “Ela era prematura, pegou infecções hospitalares e os médicos deram doses em excesso, talvez até necessárias, de antibióticos para ela. Isso culminou em algumas sequelas, dentre elas, a cirrose, mas não diagnosticaram a tempo”, relembra ela, que ficou sabendo da necessidade do transplante em uma de suas visitas ao Brasil. “Eu a levei ao hospital em São Paulo e me disseram que ela precisava fazer a cirurgia com urgência. Nessa hora, meu mundo caiu”, desabafa. O anjo da guarda e doador de Yanne foi o irmão, James (23), primogênito de Márcia. “O dia do transplante foi o mais difícil para mim: meus dois filhos ficaram em uma mesa de cirurgia por 13 horas.” Hoje, quem vê Yanne brincando e correndo cheia de alegria, nem imagina toda batalha de gente grande que ela enfrentou. “Ela tem consciência das restrições que precisa ter, mas tento mostrar que ela é uma menina especial, ela é a super Yanne!”, explica a mãe coruja, sem saber como encontrou forças para superar o drama. “Dizem que Deus dá o frio conforme o cobertor, então, que cobertor devo ter! Em muitos momentos, achei que não aguentaria, mas minhas escolhas eram: vencer ou vencer!” , diz. Passada a tempestade, Márcia já faz planos para retomar a carreira. “Preciso voltar a trabalhar por uma questão de sanidade mental e isso será em breve.”

– Yanne está curada?

–  Não. O transplante é a troca de uma doença fatal por uma crônica. Quando ela fez a cirurgia foi um misto de sentimentos. Alívio, por saber que ela teria uma chance, e tristeza, por saber que ela estaria condenada a ser uma transplantada. Cada organismo reage de uma forma e não há como prever, apenas prevenir. Se ficar pensando nisso, eu enlouqueço.

– Quais restrições ela deve ter?

–  As restrições alimentares, na verdade, é aquilo que todos deveriam fazer, sem açúcares e gorduras. Ela tem imunidade baixa, não é bom ficar doente. Além disso, ela não frequenta escola, para evitar contato com possíveis doenças de outras crianças. Ela e Victória estudam em esquema home school . É uma vida mais resguardada.

– Ela tem consciência disso?

–  Ela não se queixa da alimentação, mas pergunta quando a cicatriz vai desaparecer para ela ficar com a barriguinha igual à da irmã.

– Mudou a rotina da família?

–  Toda família foi transplantada, pois as mudanças mexeram com todos. Saímos do Porto, uma região fria, e fomos para o Algarve, onde as temperaturas são amenas, para evitar doenças. Nuno permaneceu no Porto, então, criamos uma dinâmica familiar diferente.

– Considera um erro médico?

 – O diagnóstico foi tardio, não dava tempo de recuperar. Estamos processando o hospital para que isso não se repita.

– Como é a relação entre elas?

–  São mais que irmãs, são companheiras. Victória é uma grande cuidadora e age como a irmã mais velha. É emocionante ver a duas.

– Sua visão de mãe mudou?

–  Quando James nasceu, eu era profissionalmente ativa, não pude ser mãe full time . Com as meninas, já tinha meus 50 anos e, graças a Deus, estava com a atividade profissional encerrada, senão, não conseguiria acompanhar tudo. Acabei me envolvendo na função e, hoje, sou uma mãe ao cubo.

– Como Nuno encarou tudo?

–  Nuno é um pai excelente e, claro, sofreu muito. Quando se tem filhos especiais, o número de divórcios é alto, você deixa de ser marido e mulher e vira pai e mãe. Digo que o que nos une é mais forte do que o que nos separa.

– Sente saudade da TV?

–  Muita! Inclusive de assistir, pois não tenho tempo! Tenho saudade do trabalho, da interação com as pessoas, mas da correria e estresse não. Fui recentemente ao Brasil e vi que ainda tenho portas abertas, as pessoas se lembram de mim, isso me surpreendeu e envaideceu. Não tenho nada definido, mas sei que estou voltando à ativa, renascendo como uma fênix.

 

Castelo de CARAS

Leia também

Top gaúcha Cintia Dicker comemora 11 anos de carreira

10 produtos que não podem faltar na sua necessaire

Requinte pontua baile de máscaras

O estilo único de Leila Schuster

Christiane Torloni: "Com preparação podemos dizer sim aos desafios"

Versatilidade pontua carreira da talentosa Izabella Bicalho