CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Atualidades / HISTÓRIA DE SUCESSO

De bailarina do Fantástico a apresentadora do The Voice: os 37 anos de Fátima Bernardes na TV Globo

Fátima Bernardes deixa a Globo após 37 anos de história. De bailarina dos videoclipes do Fantástico a apresentadora do The Voice Brasil, a jornalista coleciona memórias

A jornalista e apresentadora Fátima Bernardes - Divulgação/Bella Pinheiro
A jornalista e apresentadora Fátima Bernardes - Divulgação/Bella Pinheiro

A apresentadora Fátima Bernardes (61) se tornou um dos assuntos mais comentados da internet nesta segunda-feira, 26. É que a apresentadora anunciou, em seu perfil no Instagram, que deixou a TV Globo após 37 anos, onde trabalhou no jornalismo e no entretenimento. O contrato venceu no fim do ano passado e não foi renovado. Agora, ela irá trabalhar na casa por obra. A jornalista fez história na emissora e se tornou um ícone do telejornalismo nacional. A CARAS Brasil vai relembrar alguns dos trabalhos e momentos marcantes da comunicadora na Globo. Confira abaixo!

  • Nascida em 1962, em Vaz Lobo, e criada no Méier, ambos bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro, Fátima Bernardes estudou balé durante 17 anos e chegou a fazer parte do corpo de baile da TV Globo. Foi nessa época, que participou de vários videoclipes produzidos pelo Fantástico.

  • No último ano da faculdade, em 1983, começou a fazer trabalhos esporádicos para o jornal de bairros de O Globo. Contratada, passou pela editoria Geral e pelo Segundo Caderno. 

  • Em 1986, foi selecionada para o curso de telejornalismo da Globo. Aprovada, virou estagiária do Fantástico.

  • Em março de 1987, Fátima foi contratada e virou repórter do RJTV. Logo, começou a fazer matérias eventuais para o Jornal Hoje e o Jornal da Globo. A estreia como apresentadora aconteceu na bancada do RJTV, quando substituiu uma colega grávida. Nessa época, conciliava a apresentação do telejornal com as reportagens.

  • A primeira matéria no Jornal Nacional foi sobre a queima de fogos no réveillon de Copacabana. E a sua primeira entrada ao vivo no JN, foi durante a cobertura da enchente de 1988, no Rio de Janeiro.

  • Fátima Bernardes ganhou ainda mais visibilidade em 1989, quando foi para o Jornal da Globo, dividindo a bancada com Eliakiem Araújo e depois com William Bonner, com quem foi casada durante 26 anos.  Eles tiveram três filhos. No mesmo ano, Fátima Bernardes foi para o Fantástico ser apresentadora e repórter.

  • Após quatro anos no Fantástico, em 1996, Fátima foi convidada para ser apresentadora e editora-chefe do Jornal Hoje, e ficou até abril de 1997, quando voltou a apresentar o Fantástico por um breve período. Grávida de trigêmeos, afastou-se da emissora até março de 1998, quando assumiu a bancada do Jornal Nacional. Além de parceira de Bonner na apresentação do jornal, também como editora-executiva. 

  • A jornalista participou de grandes coberturas e edições históricas, como os atentados de 11 de setembro de 2001, que chocaram o mundo; noticiou a morte do Papa João Paulo II, em 2005; revezou-se com William Bonner nas viagens para cobrir as eleições presidenciais norte-americanas, para ancorar algumas das edições do projeto Caravana JN, que rodou o Brasil com Pedro Bial, em 2006; e as Copas do Mundo de Futebol, tendo sido eleita a musa do pentacampeonato do Brasil, em 2002.

  • Carnaval. De 1994 a 1997, ao lado de Fernando Vannucci, Fátima Bernardes comandou as narrações do desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, direto da Marquês de Sapucaí. Em 2014, retornou à avenida como apresentadora oficial do desfile das escolas de samba, encorando a transmissão nos dois dias do evento.

  • Em 5 de dezembro de 2011, Fátima se despediu do Jornal Nacional para realizar um sonho de muitos anos: ter o próprio programa. Após um ano de planejamento, ela estreou o Encontro com Fátima Bernardes, em junho de 2012. 

  • Em 2022, deixou o Encontro para comandar o The Voice Brasil, seu último projeto. A atração foi cancelada em 2023, após 12 edições.