Assine

Por CARAS Digital

Maurício Arruda: "Nossas atitudes impactarão a vida dos nossos filhos"

Arquiteto e designer de produtos, o apresentador do Decora, do canal GNT, fala sobre os desafios da carreira e defende a importância da sustentabilidade. “O design é capaz de transformar vidas”

À frente do Decora, do GNT, o arquiteto Maurício Arruda (43) mostra, a cada episódio, o impacto da decoração e do design na vida dos moradores de uma casa. “Aprendi com o Decora que o design tem realmente a capacidade de transformar vidas. Eu, por exemplo, me transformei em outro arquiteto depois que comecei a apresentar o programa”, argumenta. Para o expert, a casa tem de traduzir as crenças e sonhos do morador. “O arquiteto tem que fazer o exercício de se colocar no lugar do morador e incluí-lo ao máximo nas decisões. Mergulhamos no cotidiano das pessoas para entender como usam a casa e a sua relação com o trabalho, amigos, natureza, família, cidade”, diz Arruda, que comanda o escritório Todos com os sócios Fabio Mota (40) e Lais Delbianco (31).

Multifacetado, Arruda também é professor e designer – em 2015, uma de suas criações passou a fazer parte do acervo de Design do Clube de Colecionadores do Museu de Arte Moderna de São Paulo. “Eu faço design de produto numa velocidade muito menor do que arquitetura. Não sigo a pressão da indústria. Todos os projetos que desenvolvo contam alguma história sobre nossa cultura ou falam de um problema real, como o lixo que produzimos”, destaca ele, que desde 1997 estuda sobre arquitetura e design sustentáveis. “A sustentabilidade é um conceito amplo que abrange questões culturais, sociais, econômicas, além das ambientais mais conhecidas. Uma das dificuldades, hoje, é retomarmos o conceito primordial de desenvolvimento sustentável, que pressupõe a qualidade de vida das gerações futuras. Estamos preocupados com nossa qualidade de vida hoje, mas nossas atitudes impactarão a vida dos nossos filhos”, alerta.

Tags relacionadas: Maurício Arruda | DECORACAO

Notícia publicada Dom, 15 out 2017 as 12:10, por CARAS Digital.