CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Todos os cômodos podem ser decorados com quadros. Veja dicas

Toda a casa pode ser decorada com quadros, item que o arquiteto Antonio Ferreira Junior considera indispensável. A seguir, veja quando usar apenas uma obra ou várias e confira dicas para não errar

Juliana Cazarine Publicado em 26/02/2014, às 17h42 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Decoração: veja como usar quadros nos ambientes - Foto-montagem
Decoração: veja como usar quadros nos ambientes - Foto-montagem

Qual item não pode faltar na decoração? Segundo o arquiteto Antonio Ferreira Junior, “não dá para decorar sem quadros”. E falta de dinheiro para comprar obra de arte não é desculpa. “Dá para usar fotografias ou gravuras que custam até R$ 60”, diz. A única diferença entre as ‘categorias’ de arte está no destaque que elas vão ganhar no ambiente. “Uma obra de arte consagrada se sustenta sozinha, já os desenhos, gravuras e fotografias podem dividir o espaço com outras peças”, ensina o arquiteto.

+ Decoração no teto exige harmonia e planejamento. Veja dicas

+ Papéis e adesivos de parede: veja dicas para usar os revestimentos na decoração

Uma obra de arte sozinha pede um ambiente minimalista. “A decoração pode ter cara de galeria. Mas minimalismo não significa não ter móveis, por exemplo. O quadro pode ser o destaque”, afirma Ferreira Junior. E ao contrário do que se pode imaginar, pode ser usada em qualquer cômodo. “Da sala ao banheiro, toda a casa pode ser decorada com um ou mais quadros”, comenta.

Quando é preciso misturar quadros, Ferreira Junior tem uma técnica: “faço uma estampa na parede. Entre um quadro e outro, se sobra espaço, coloco um quadrinho ainda menor”, ensina. Formatos e tamanhos diferentes podem decorar uma mesma parede, mas os desenhos (mesmo sendo gravuras ou fotografias) e as cores precisam conversar entre si. “Os desenhos podem ser sobre o mesmo assunto, por exemplo. Não dá para uma pintura geométrica ficar ao lado de uma figurativa. É um trabalho que exige um ‘olhar treinado’”, afirma o arquiteto.

A iluminação de um cômodo decorado com um quadro é diferente do esquema usado em um ambiente com vários objetos na parede. “No caso de uma obra de arte, a luz precisa vir do teto e ultrapassar o quadro, iluminá-lo por inteiro. A segunda opção, com a parede repleta de quadros, precisa de luminárias que emendem os focos umas nas outras”, sugere Ferreira Junior.

+ Saiba qual é a melhor lâmpada (e como usar) para cada ambiente da sua casa