As cores e as sensações marcam a Ilha de CARAS

Time de profissionais cria espaços vibrantes e inesquecíveis para dar início à temporada 2018

quarta 27 dezembro, 2017
As chaises convidam a apreciar a abundante natureza de Angra dos Reis
As chaises convidam a apreciar a abundante natureza de Angra dos Reis CADU PILOTTO

Caramanchão by Cristina Barbara e Milena Purchio

Mais Notícias

Com o tema Cores e Sensações, a temporada 2018 da Ilha de CARAS desafia profissionais convidados a transformer os ambientes do paradisíaco ponto de encontro dos famosos. São 14 espaços repaginados por um time seleto de arquitetos e designers de interiores. Entre eles, estão as irmãs Cristina Barbara (49) e Milena Purchio (45), que criaram um cenário bem vibrante a partir da cor Costa Prateada, da Coral, a tinta oficial da temporada 2018. Flores e cores fortes dominaram o Caramanchão, que é também o primeiro ambiente que os convidados conhecem ao desembarcarem. “Em nossas pesquisas, nos inspiramos muito nas estampas criadas pela Adriana Barra. Foi uma explosão de inspiração para um ambiente aberto! Nos sentimos inseridas na natureza”, explicou Milena. Para dar ainda mais charme, chaises convidam a apreciar o mar e balaios indígenas da tribo Tucano, do Amazonas, enfeitam as paredes. “Eles completam toda essa sintonia de natureza brasileira”, concluiu ela.

 

Living by Fabiano e Tania Hayasaki

Conforto foi a palavra-chave que inspirou o arquiteto Fabiano Hayasaki (42) e sua mulher, a designer de interiores Tania (43), a decorar o Living da Ilha de Caras. Em sua estreia no evento, a dupla foi desafiada a utilizar a cor do ano da Coral, Adorno Rupestre, em sua criação. “Usa mos outras duas cores grandes que contrastam com ela, como o preto e o branco. Os móveis em tom de madeira também ajudaram a dar mais aconchego ao espaço, criando o efeito que queríamos”, contou o arquiteto. Eles também investiram na iluminação como destaque do ambiente. “A gente focou em valorizar a parede da cor Adorno Rupestre com luz. Ressaltou o tom e combinou também com as obras de arte que escolhemos. Achamos que isso valorizou o espaço”, prosseguiu ele. Para aumentar a circulação de pessoas no lugar, eles dividiram o Living em três ambientes. “Temos uma sala de jantar, um lounge e um living com o home theater junto. Facilita a integração” concluiu Fabiano.

 

Chapelaria by Fernando Luiz Dal Bosco

O guarda-volumes em couro matelassé é o grande destaque da Chapelaria criada pelo designer de interiores Fernando Luiz Dal Bosco (32). “O móvel foi desenhado pelo meu escritório e executado pela Evviva. Montei um ambiente contemporâneo, com tecnologia e inovação. Ele tem sensores de acionamento automático com cartão”, revelou o profissional. Para destacar o entorno, cercado por um lindo mar, ele também utilizou materiais rústicos, como baús antigos. “Coloquei uma estante de bronze vazada para não atrapalhar a vista da Ilha, que é a protagonista.” Dal Bosco usou pouco mobiliário, por se tartar de um espaço pequeno, mas o valorizou com peças grandes, para dar amplitude. Uma cabeça de alce e vasos em murano finalizam a decoração. “O sofá de veludo trouxe requinte. O desafio foi montar um móvel planejado em uma Ilha, tendo o deslocamento da equipe e a montagem”, declara o designer, que utilizou a tinta Santa Rosa, da Coral, na parede.

 

Spa by Paulo Evangelista

Praticidade é a palavra chave do spa de Paulo Evangelista (51). Munido da neutralidade do Azul Pálido, cor escolhida na paleta da Coral, o arquiteto apostou em um ambiente diverso para a Ilha de CARAS 2018. “Quis unir o moderno ao prático. Tentei trazer muitas plantas para o ambiente, quis evidenciar ainda mais o natural. Tudo que está envolvido com a natureza a gente traz para o espaço, junto com o colorido. Também abusei de luminárias e tecidos para buscar o divertido”, comentou ele. Aproveitando a tranquilidade passada pela cor, Paulo decidiu que essa também seria a energia transmitida pelo spa. “Pensei em um espaço para relaxar e, ao mesmo tempo, se divertir. Acho que o lugar onde está localizado o spa pede um pouco de animação. É bem iluminado, tem o verde da Ilha, me traz uma opção mais leve e solta”, explicou ele, que apostou em móveis de madeira e fibras artificiais, que além de elegantes, resistem bem ao tempo da região, que pode mudar a qualquer momento.

 

Gramado by Claudia Pimenta e Patricia Franco

Espaço Sunset foi o nome dado ao Gramado idealizado pela arquiteta Claudia Pimenta (45) e sua parceira, a designer de interiores Patricia Franco (45). Baseado na cor Rosa Madeira, da Coral, o ambiente foi projetado para valorizar a convivência. “A cor que escolhemos tem um tom de pôr do sol. Achamos que tinha a ver com a proposta do local, de contemplação. O nome é Espaço Sunset justamente por isso. A intenção era captar e destacar aquele sol meio rosado do final do dia”, disse Patricia. Para elas, o que chama mais atenção é o revestimento dos móveis. “São totalmente estofados, não são de fibra ou plastificados, parecem tecidos. Essa linha soft, totalmente encapada, parece móvel de sala. Esse é o diferencial, você duvida que seja um tecido tecnológico, um móvel de área externa que possa ficar fora de casa”, explicou a designer. Todo o mobiliário é à prova de chuvas. “Não tem nada coberto. É de convivência ao ar livre mesmo”, concluiu ela.

 

Camarim by Gorete Colaço

A luz natural é o grande destaque do camarim por onde artistas e celebridades passarão na nova temporada da Ilha de CARAS. “Por isso optei por não colocar cortinas nem nada que fechasse o ambiente, que valoriza a própria beleza do artista”, explicou a arquiteta e designer Gore te Colaço (48). Inspirada na cor Luz e Sombra, tendência 2018 da Coral, ela criou um lindo painel. “O pé-direito era alto, então, brinquei, já que o tema é Cores e Sensações. O teto e a parede conversam.” O objetivo principal da arquiteta era fazer um camarim funcional e confortável. As cadeiras do espaço são profissionais e as poltronas, design da Breton, são feitas de camurça em um tom rosa seco. Gorete também desenhou as bancadas de maquiagem e de cabelo, que estão separadas. “A de maquiagem é bem grande para caber todos os produtos do maquiador. O conceito também é clean. E fiz uma iluminação com ouro velho, dando um clima glamouroso ao camarim”, destaca.

 

Piscina by Elaine Ramos

De dia ou de noite, no calor ou no frio. A arquiteta Elaine Ramos (50) transformou a área da piscina para ser utilizada em qualquer situação. “Instalei ombrelones para dar aconchego e proteger o pessoal, além de criar condições de agregar. Inclusive, como em Angra dos Reis faz frio à noite, colocamos uma mesa que é lareira. Também fizemos uma iluminação especial para o local não deixar de ser utilizado”, destacou a profissional, que dividiu o espaço em três ambientes e utilizou até uma mesa para as refeições dos convidados da temporada na Ilha de CARAS. Elaine usou a cor Verde Brasileiro, da Coral, trazendo alegria e modernidade ao ambiente, um dos preferidos das celebridades. “E a cor Pitanga foi o meu ponto de partida. A ideia era usar um fundo neutro, cinza e preto, e cores quentes e alegres para contrastar.” Corda náutica, alumínio e estofaria em tecido sintético foram os materiais que complementaram o ambiente. “Usamos chaise longue de tela na área molhada”, finalizou a arquiteta.

 

Restaurante by Patrizia Genovese

A elegância do tropicalismo chique predominou restaurante desenvolvido pela arquiteta Patrizia Genovese (46) em sua estreia na Ilha de CARAS. “O ambiente tem tudo a ver com o tropical, por isso fiz essa aposta. Inicialmente, queria fechar o espaço todo de verde, mas não conseguimos chegar no teto. Pintamos só a parede mesmo, para dar um toque aconchegante”, disse ela, que investiu na cor Pinheiro Suíço, da Coral, para dar vida ao recinto. Uma tendência diferente foi usada para mobiliar o lugar. “Em vez de colocar tendas ou cortinas, quis fazer madeira com corte a laser para ter uma separação entre um espaço e outro. Não queria um biombo de bambu”, contou a arquiteta. Para suavizar o cenário, Patrizia também adicionou retoques florais a seu cômodo da Ilha. “Queria montar arranjos bem tropicais. É um restaurante de praia, mas sem móveis de praia. Para complementar, usamos elementos mais elegantes, como o couro náutico das cadeiras”, explicou ela.

 

Suíte Master by Jóia Bergamo

A designer de interiores Jóia Bergamo (54) radicalizou na concepção da nova Suíte Master da Ilha de CARAS. “Quis mudar totalmente o espaço existente. Trocamos os pisos de porcelanato — agora são de alta resistência — e o revestimento das paredes dos banheiros, que era básico. O tema foi estimulante. Foi uma brincadeira gostosa”, assegurou. Ela utilizou a cor Sombra da Noite, da Coral, como contraponto para o colorido natural do local. “Brincamos com quadros, conchas e pinturas fortes. Trouxe para dentro do espaço o azul, o amarelo, o verde e o laranja. Usei um pouco do rosa seco, que é uma tendência, contrastando com o cinza”, explicou. A artista plástica Bia Doria (57) cedeu uma imponente escultura para o jardim, batizada de Bailarina da Natureza, feita em pó de mármore. “É maravilhosa. Queríamos passar a sensação de aconchego e conforto. É uma releitura muito arrojada de uma casa de praia. Para sair um pouco do tradicional, mas, mesmo assim, deixando sofisticado.”

 

Suíte 2 by Karin Kenigsberg e Andressa Fonseca

Pensando em harmonia e suavidade, a personal organizer Karin Kenigsberg (35) e a designer de interiores Andressa Fonseca (38) se reuniram para reformar seu espaço na Ilha de CARAS. Com o auxílio da cor base Himalaia, da Coral, elas montaram uma paleta alegre e divertida para a Suíte 2. “Fizemos uma composição entre o rosa, o laranja e o azul, brincando com as estampas para fazer um ‘link’ entre elas. Montamos nosso esquema de cores tendo como referência as tendências de 2018 da escala Pantone”, contou Andressa. A explicação para cada escolha tem a ver com a proposta elaborada pela dupla, que pensou no cenário como palco de histórias repletas de animação e felicidade. “Nosso cérebro identifica e transforma cores em sensações. Por isso, escolhemos tons que afloram a positividade como o rosa, o azul que transmite bondade e o laranja, que traduz otimismo e confiança. Pensamos em um ambiente praiano e alegre, com cores vibrantes, explorando as estampas”, explicou a designer.

 

Suíte 3 by Claudia Brassaroto e João Vítor

Um lugar para os convidados meditarem, relaxarem e curtirem o fim de semana. Esta foi a idealização da arquiteta Claudia Brassaroto (48) e do filho, o engenheiro João Vítor (23), durante a reforma da Suíte 3 da Ilha CARAS. “Me inspirei na natureza. Íris é a deusa do arco-íris na mitologia grega. Então, fui para essa sensibilidade de sentidos através das cores”, ressaltou Claudia, que utilizou como base a cor Mina de Cascalho, da Coral. Alguns destaques do ambiente criado por ela são o teto da varanda, com muitas flores, e os painéis coloridos. “A cabeceira tem uma luz indireta para dar aconchego e coloquei essa explosão de cores, através de raios, energia... Tudo o que o mar, a terra e a natureza me transmitem.” A arquiteta também criou uma luminária exclusiva. A ideia foi de seu filho, também sócio. “Ele disse para ter modernidade dentro desse espaço mais rústico. Ficou do jeito que queria. O desafio é tentar agradar a muitos. Não quis deixar com cara de residência”, afirmou ela.

 

Suíte 4 by Patricia Hagobian

A brasilidade está presente na decoração da Suíte 4, criada pela designer de interiores Patricia Hagobian (26). O conceito teve início com a cor Selvagem, da Coral. “Esse verde está presente na natureza e nas matas do Brasil. Porém, buscamos também cores para compor o projeto que pudessem alegrar e aquecer o quarto. Como, por exemplo, o tapete floral e a poltrona rosa, selecionando um leque complementar”, afirmou a profissional, que, junto com a Dunelli Casa, criou uma linha exclusiva para a Ilha. O mobiliário foi distribuído e selecionado com o objetivo de tornar o local funcional, como um banco de apoio na frente da cama. “As soluções de projeto possibilitaram que a reforma não gerasse resíduo. Os móveis são de madeira ecológica. Aproveitamos a estante de gesso existente. Ela foi repaginada com uma pintura para servir como suporte para guardar a roupa de cama e expor enfeites.” Na varanda, Patricia utilizou o banco de alvenaria e colocou almofadas, além de incluir uma mesa de jantar para reunir os convidados.

 

Suíte 5 by Thoni Litsz

O flamingo foi a grande inspiração do arquiteto Thoni Litsz (39) para a criação de seu novo espaço na Ilha de CARAS. “A minha decoração vem dessa paleta de cores. Está super em alta. Usei uma pintura do artista plástico Leonardo Viansa na parede com essa temática, além de uma miniescultura e almofadas”, contou ele, que criou algumas peças do mobiliário. “A cama Princess tem um dossel com mosquiteiro e desenhei também o espelho, me inspirando em um quarto mais feminino.” Ao utilizar as cores Escultura em Madeira e Depois da Chuva, da Coral, o arquiteto quis passar para os convidados a sensação de conforto durante a sua estada. “O espaço está aconchegante. O mobiliário de alumínio fundido está em tom neutro, assim como as cortinas e as colchas. E não tirei a claridade, por causa da bela vista”, explicou o profissional.

 

Banheiro by Graziela Garavati

As cores são os artifícios utilizados por Graziela Garavati (36) para transformar a vida das pessoas. Na Ilha, a designer de interiores abusou de paredes vivas, que proporcionam uma experiência sensorial nos banheiros e no hall de circulação, mas com uma surpresa extra. Um painel feito pelo renomado muralista Eduardo Kobra (41) especialmente para a Ilha. “Esse desenho do Cristo é enorme em uma rua de Tóquio. Ele fez uma impressão em escala reduzida só para esse projeto que utilizei no hall. Nos banheiros, criei atmosferas diferentes. Um com pôsteres lambe-lambe e o outro mais luxuoso” explicou Graziela, que escolheu Toque de Serenidade e Adorno Rupestre, da Coral, como as cores predominantes. “Queria mostrar a versatilidade do meu trabalho com um ambiente moderno e outro glamouroso. A união entre esses dois lugares acontece por intermédio do hall.”

 

Atualizado quarta 27 dezembro, 2017 (296229) | 17/07/2018 14:19:06

Mais conteúdo sobre:

CARAS Recomenda

  1. Engajamento e diversidade inundam Nova York
  2. CASACOR 2018 em São Paulo tem como tema A Casa Viva
  3. Solange Almeida posa de biquíni e desabafa sobre celulites
  4. Família real celebra o batizado do príncipe Louis

Receba em Casa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  1. 1 Mariana Goldfarb posa para Cauã Reymond nas Ilhas Maldivas
  2. 2 Luana Piovani se livra de itens de luxo antes de se mudar
  3. 3 Neymar sofre desvalorização no mercado do futebol
  4. 4 Khloé Kardashian revela como já perdeu 15 kg
  5. 5 Filha de Wesley Safadão e Thyane Dantas ganha festa luxuosa
  6. 6 Patrícia Poeta curte férias internacionais com o filho
  7. 7 Naiara Azevedo perde 9 kg e afirma: "Não tem mágica"
  8. 8 Bianca Andrade comemora parceria com Ivete Sangalo
  9. 9 Anitta será jurada na nova temporada do 'The Voice México'
  10. 10 Chocker de Luzia/Ariella, de ‘Segundo Sol’, é tendência