videos Saúde e Você

Saúde bucal do bebê e nutrição são temas do Saúde e Você

Duda Rodrigues conversa com a Dra. Letícia Lemos sobre a importância de uma infância sem açúcar

Assim como Duda Rodrigues, mãe de primeira viagem que espera por gêmeas, muitas famílias possuem dúvidas quanto à alimentação do bebê. Para esclarecer o assunto, a convidada, Dra. Letícia Lemos, que é cirurgiã-dentista e doutora em odontopediatria, fala sobre o tema. "A principal dica é evitar o açúcar até os 2 anos. Esse é um tipo de alimento que desencadeia doenças cardiovasculares, além de cárie dentária e diabetes", explica a especialista.

Tendo em vista que a cárie atinge cerca de 60% a 90% de crianças na idade escolar, em escala mundial, os cuidados com a doença devem ser levados a sério. "É importante moldar os costumes da casa toda; a cárie é uma doença comportamental que está relacionada a hábitos", expõe a dentista. Para casos em que a criança já possui uma alimentação baseada em açúcar, a indicação é outra. "Os pais precisam restringir o açúcar a momentos específicos, e manter uma rotina permeada de alimentos saudáveis”, conta Letícia.

Duda levanta um ponto importantíssimo ao lembrar que os pais possuem total responsabilidade do que as crianças vão comer, portanto é necessário seguir recomendações médicas como as apontadas pela doutora. "A criança não conhece o paladar, portanto basta oferecer uma fruta no lugar do doce, uma água no lugar do refrigerante. É de extrema importância para o desenvolvimento dos pequenos deixá-los descobrirem as texturas e os sabores das frutas, por exemplo", completa ela.

O Saúde e Você é exibido na TV CARAS às segundas-feiras, às 11h.


Publicado segunda 25 janeiro, 2021


Último acesso: 14 Jun 2021 - 12:12:31 (374729).