videos Saúde e Você

No Saúde e Você: lente de contato dental, harmonização facial e saúde mental

Os especialistas Jamilly Flexa, Juliana Vinciarelli e Primo Paganini, debatem como a pandemia afetou a autoestima e o emocional dos brasileiros

A apresentadora Duda Rodrigues recebe Jamilly Flexa, cirurgiã-dentista especialista em laminados cerâmicos, para falar sobre facetas de porcelana e lente de contato dental. Segundo a doutora, o procedimento é bastante procurado para deixar os sorrisos mais brancos, bonitos e alinhados. Como ela explica, muitas pessoas buscam seu trabalho para deixar os dentes iguais aos dos famosos, por isso, é importante ressaltar que não dá para copiar um sorriso. É preciso entender que o procedimento busca respeitar as individualidades da boca de cada um, de modo a realçar as belezas únicas que todos carregam!

Ainda falando sobre autoestima, a Dra. Juliana Vinciarelli, especialista em harmonização orofacial, explica como a harmonização facial tem ajudado muitos a reencontrar o amor-próprio. De acordo com ela, o procedimento, que corrige a simetria e a proporcionalidade da face, é muito buscado tanto por homens, como por mulheres. O único problema é que muitos querem transformar seus rostos em filtros do Instagram, de modo que as características da pessoa sejam totalmente alteradas, como conta a médica. Por isso, Juliana ressalta que é muito importante entender que cada paciente é único, cada um tem sua estrutura, então, é preciso preservar a individualidade de cada um. Como ela recorda, harmonização não é uma fábrica de novos rostos.

Trazendo informações importantes sobre a saúde mental, Primo Paganini, psiquiatra, conta com detalhes como a pandemia está estritamente relacionada ao aumento dos quadros ansiosos. Conforme o especialista, vivenciar o isolamento social, somado ao medo da Covid-19, fez com que aumentassem os casos de ansiedade generalizada, pânico, transtorno obsessivo compulsivo, estresse pós-traumático, depressão, alcoolismo e abuso de substâncias. Primo revela que isso acontece principalmente pelo medo e angústia que todos estão sentindo. Afinal, lidar com as emoções, ainda mais em um momento pandêmico, não é algo fácil. Por isso, é importante ressaltar que, ao perceber sintomas de tristeza ou desânimo fora do normal, um psicólogo ou um psiquiatra deve ser procurado. O atendimento especializado é essencial para o diagnóstico do quadro e para o início dos tratamentos.

O Saúde e Você é exibido na TV CARAS às segundas-feiras, às 11h.

 


Publicado segunda 4 outubro, 2021


Último acesso: 16 Oct 2021 - 23:48:40 (401093).