videos Saúde e Você

No Saúde e Você, especialistas discutem hipertensão e tabagismo

A apresentadora Duda Rodrigues conversa com o Dr. Decarthon Vitor sobre hipertensão e suas causas. Com informações importantíssimas, a Dra. Karine Cunha explica sobre o tratamento do tabagismo.

O Saúde e Você desta semana está imperdível! Em papo super esclarecedor, Duda Rodrigues conversa com o Dr. Decarthon Vitor, cardiologista que explica as causas da hipertensão. "A maioria dos casos possui relação com a genética, somado aos fatores de risco e ao estilo de vida. Porém, alguns pacientes podem ter uma doença de base que faz com que a pressão aumente e ocasione a hipertensão. Nesses casos, ao tratar a enfermidade, a pressão alta é tratada também", explica o médico.

Quando questionado sobre a relação entre o infarto e o aumento anormal da pressão, o especialista explica que isso ocorre quando a hipertensão começa a machucar os vasos sanguíneos. "Uma vez que eles estão lesionados, uma inflamação pode ocorrer, de modo que a artéria fique entupida. Essa obstrução faz com que o fluxo sanguíneo fique mais lento, gerando um pico de estresse que culmina no infarto. Por isso, é crucial que, ao ter dor no peito, principalmente se você é hipertenso ou tabagista, procure um pronto atendimento", expõe Decarthon.

Sabendo da importância de parar de fumar, Duda Rodrigues recebe também Karine Cunha, médica e psiquiatra, que explica os impactos emocionais dessa obsessão. "É uma dependência física e psicológica também. Parar de fumar é sempre muito difícil, porém, parar abruptamente é ainda mais difícil, porque os sintomas de abstinência são muito intensos. O ideal é a pessoa estar motivada, querendo mesmo parar com o tabaco. Recomendamos a visita a um psiquiatra, para dar início ao tratamento desse vício", explica a terapeuta.

O Saúde e Você é exibido na TV CARAS às segundas-feiras, às 11h


Publicado segunda 11 janeiro, 2021


Último acesso: 16 Apr 2021 - 13:14:13 (373236).