videos Saúde e Você

Dra. Catarina Couras Lins fala sobre dores no Saúde e Você

No programa Saúde e Você, a apresentadora Duda Rodrigues recebe a neurocirurgiã Catarina Couras Lins para conversar sobre o uso da medicina canábica no tratamento de vários tipos de dor.

No Saúde e Você desta semana, a apresentadora Duda Rodrigues recebe a neurocirurgiã Catarina Couras Lins para falar das dores que sentimos no corpo e como tratá-las. Trazendo dicas e informações úteis, a especialista comenta sobre o uso medicinal da Cannabis, que ainda deixa muitas pessoas com dúvidas. “A partir de janeiro de 2019, tivemos uma nova regulamentação e desde então o produto da Cannabis pode ser vendido nas farmácias. Agora, com aquela receita que usamos para antibióticos, que chamamos de receita B, o paciente pode ir até a farmácia e comprar o medicamento”, explica a doutora.
A medicina tem passado por inúmeras transformações nos últimos tempos, o que vem evidenciando novas possibilidades de tratamento para diversas doenças. “Primeiro, é preciso consultar um médico, que vai avaliar o caso e ver se há indicação do uso deste produto”, ressalta Catarina. Entre os benefícios, a médica evidencia a melhora em alguns tipos de dor. “A Cannabis entra como uma terapia associada à terapêutica convencional que o paciente já faz uso. Então, ela pode ajudar em casos de fibromialgia, dores de cabeça e na coluna e reduzir os casos de epilepsia refratária”, esclarece ela, frisando que não há intenção de retirar os medicamentos que o paciente já utiliza ao introduzir a terapia com produtos da Cannabis.   
Atenta ao fato de que muitas pessoas podem não saber lidar com a informação de uma forma séria, Catarina destaca a seriedade do assunto. “É importante reforçar que a medicina canábica é uma ciência muito séria, baseada em estudos e trabalhos científicos. Queremos deixar para a população como uma alternativa de tratamento para pessoas que estão sofrendo com dores e outras questões”, completa a neurocirurgiã.

O Saúde e Você é exibido na TV CARAS às segundas-feiras, às 11h.


Publicado segunda 30 novembro, 2020


Último acesso: 19 Jan 2021 - 10:59:10 (369803).