videos Bate Bola na Cozinha

Claude revela seu toque especial no Bate Bola na Cozinha

Brueth Carvalho convidou o chef Claude para o Bate Bola na Cozinha. Enquanto a receita é preparada, a apresentadora conduziu uma entrevista sobre a ligação do convidado com a gastronomia.

Para alguns, cozinhar nada mais é do que o fato de se reproduzir uma receita. Já para o chef francês Claude Troisgos, a gastronomia vai muito além disso.  “Acredito que meu ápice como chef aconteceu quando eu conheci outro chef. Descobri que não queria apenas cozinhar, eu queria criar. É diferente quando cozinhamos por amor  e não por obrigação. O amor é importante em tudo, é fundamental”, contou ele, durante sua participação no programa Bate Bola na Cozinha, em exibição na TV Caras, canal da CARAS vinculado ao site UOL e no canal do YouTube da CARAS.

 

A prova do sentimento descrito por Claude ficou em sua receita de Risoto Caprese, preparado com exclusividade para a apresentadora Brueth Carvalho. “Preciso contar um segredo. Eu coloco pimenta dedo-de-moça em quase tudo, me apaixonei por ela. Na França ela não existe. Esse é o meu toque especial”, revelou.

 

No ar com o televisivo Que Marravilha, no canal GNT, o chef ainda celebra a estreia de sua 22ª temporada e o sucesso do livro Claude Troisgros: Histórias, dicas e receitas. “Antes eu era apenas um chef francês conhecido pela qualidade da comida que fazia. Há 12 anos a televisão tem me permitido mostrar minha personalidade e isso também é importante para mim”, disse ele, que ainda escolheu uma organização como beneficiada a receber um ano de alimentos doados pelo Instituto Mindset: consultoria de idiomas, eletrodomésticos Britânia e produtos Aquíssima.

Dê o play e assista!

 

Ingredientes
Para o caldo de tomate

- 6 tomates maduros
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate concentrado
- 2 maços de manjericão picado com talo
- ½ de pimenta dedo-de-moça fatiada
- 1 cabeça de alho cortada ao meio sem descascar
- 1,2 litro de água fervente
- Sal grosso a gosto

Para o risoto
- 500 ml de azeite
- 1 cebola picada
- 300 g de arroz arbóreo
- 1 copo de vinho branco seco
- 250 g de tomates secos picados
- 200 g de parmesão em cubos
- 100 g de mini alcaparras lavadas
- 50 g de alicci picado
- 1 molho de rúcula fatiada
- 1 colher (sopa) de manteiga
- Sal e pimenta do reino a gosto

Para finalizar
- 8 mini muçarelas de búfala cortadas em quatro
- 8 tomates cerejas cortados em quatro
- Folhas de manjericão
- Azeite extra virgem

 

Passo a passo
1) Corte os tomates em cubos. Tempere com sal e amasse com as mãos. Junte o manjericão, a pimenta dedo-de-moça e o alho e deixe marinando durante 10 minutos. Depois, coloque em uma panela e cozinhe por 5 minutos. Junte água fervendo e deixe cozinhar por mais 20 minutos em fogo alto

2) Para o risoto, refogue a cebola no azeite, junte o tomate seco e cozinhe bem. Adicione o arroz. Coloque o extrato de tomate concentrado e cozinhe um pouco mais. Misture o vinho branco e deixe reduzir

3) Acrescente duas conchas de caldo de tomate coado e reduza até secar sem parar de mexer. Continue com o caldo de tomate colocando de 2 em 2 conchas (usando um coador) até chegar ao ponto desejado (al dente)

4) Coloque o queijo parmesão, a rúcula e as mini alcaparras. Acrescente alicci e manteiga e misture bem. Corrija os temperos se necessário. Sirva o risotto em prato fundo e decore com muçarela de búfala, tomate cereja e manjericão. Regue com azeite.

Veja e assita todos os episódios de Bate Bola na Cozinha

 


Estúdio CARAS Publicado segunda 18 março, 2019


Último acesso: 30 Sep 2020 - 11:43:25 (315604).