videos Saúde e Você

Câncer de tireoide é assunto do Saúde e Você nesta semana

Duda Rodrigues entrevista a Dra. Débora Vianna e o Dr. Pablo Quintana para falar sobre tumor maligno na tireoide

A apresentadora Duda Rodrigues conversa com a Dra. Débora Vianna e com o Dr. Pablo Quintana, cirurgiões de cabeça e pescoço, para discutir sobre o câncer de tireoide, este que é tão silencioso, mas que aflige tantos brasileiros. "O câncer de tireoide é assintomático, mas geralmente é possível observar  alterações na glândula, seja através de um crescimento no pescoço ou, até mesmo, de uma mudança na voz. Quando é identificado algum tipo de nódulo,  começamos a investigação das doenças na tireoide", explica o especialista.

Apesar da causa desse tumor ainda não ser bem compreendida, ele é muito comum no mundo todo. "Ele incide em cerca 1% de todos os cânceres do corpo humano, então ele é muito prevalente. A grande questão é que, como ele é silencioso, ele pode ser menos diagnosticado. É importante ressaltar que mulheres possuem três vezes mais câncer de tireoide, além de ser mais recorrente em pessoas entre os 20 e 50 anos", comenta a doutora.

A boa notícia é que os tratamentos para o câncer da tireoide costumam ser bem-sucedidos, podendo ser erradicado através de cirurgia, terapia hormonal, iodo radioativo, radioterapia e, também, quimioterapia. Porém, mesmo com intervenções tão eficazes, o cuidado é para a vida toda. "Costumo falar que nos ‘casamos' com os pacientes. Fazemos o diagnóstico, entramos com o processo de cura, e, depois disso, seguimos com um acompanhamento eterno. Avaliamos um a um para que, caso o tumor volte, a gente consiga identificar e tratar rapidamente", conta Débora, em conversa muito completa sobre o tema.

O Saúde e Você é exibido na TV CARAS às segundas-feiras, às 11h.


Publicado segunda 4 janeiro, 2021


Último acesso: 16 Jan 2021 - 18:11:20 (372365).