CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Viagem / Viagens

Turismo ecológico: conheça a Serra da Canastra e Capitólio

Selecionamos os melhores pontos turísticos da região

CARAS digital Publicado em 17/04/2020, às 14h05 - Atualizado em 18/04/2020, às 20h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira os melhores pontos turísticos da região - Reprodução/Agaxtur
Confira os melhores pontos turísticos da região - Reprodução/Agaxtur

O turismo ecológico, também conhecido como ecoturismo, é uma prática que surgiu como um movimento de preservação ao meio ambiente e, cada vez mais, tem ganhado adeptos ao redor do Brasil. Apesar de muitos destinos no país já serem conhecidos pela sua rica natureza e atividades ao ar livre, ainda existem outros locais que merecem ser mais explorados pelos turistas - e que todo amante da natureza vai amar conhecer!

Formada por cânions, cachoeiras, mirantes e cenários de tirar o fôlego, a região de Capitólio e Serra da Canastra, em Minas Gerais, é o destino ideal tanto para turistas que desejam descansar e fugir da rotina, quanto para os aventureiros de plantão - já que oferece passeios de barco, trekkings e inúmeras trilhas.

Para te deixar ainda mais animado, separamos algumas dicas de pontos turísticos imperdíveis em cada uma das cidades. E se você quer conferir toda essa beleza com os seus próprios olhos, não deixe de dar uma olhada no site da Agaxtur, que conta com os melhores pacotes para você!

Capitólio

Localizada entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas, Capitólio oferece diversas atrações incríveis para quem ama estar em meio à natureza - e não é atoa que está se tornando cada vez mais famoso. Ideal para uma viagem de quatro à cinco dias, alguns dos pontos turísticos mais famosos do local são:

1. Lago de Furnas: também conhecido como “Mar de Minas”, o Lago de Furnas é um dos maiores do mundo. Cercado de cachoeiras e piscinas naturais, o local também é “point” para passeios de barco, chalana ou lancha, passando por cânions e cachoeiras surpreendentes.



2. Mirante dos Cânions: no topo do mirante, a pedra possui uma vista incrível para os cânions e uma queda d’água sem igual. Parada obrigatória para quem ama garantir ótimos cliques da viagem!



3. Paraíso Perdido: imagina só encontrar um lugar com inúmeras quedas d’água e uma natureza exuberante? O Paraíso Perdido é exatamente o que procurava! Com 18 piscinas naturais e 8 cachoeiras cristalinas, a região também conta com monitores, restaurantes e até uma área para camping.

4. Cachoeiras: um dos principais atrativos da cidade é a possibilidade de realizar trilhas, trekking e incríveis banhos nas cachoeiras do local. São inúmeras cachoeiras que podem ser adicionadas no roteiro da viagem, mas algumas das mais famosas são: Cachoeira Lago Azul, Cachoeira Cascatinha, Cachoeira Poço Dourado, Cachoeira da Capivara e da Pedra Ancorada e Cachoeira do Grito.



5. Morro do Chapéu: por ser um dos pontos mais altos de Capitólio, com 1.293 metros de altura, é possível ter uma vista ampla de boa parte do Lago de Furnas, além de cidades vizinhas banhadas por ele. Além da beleza da vista, o local também conta com uma vegetação bem diversa e animais exóticos.

6. Pedreira Lagoa Azul: o incrível tom da água na Pedreira Lagoa Azul chama a atenção dos turistas, já que na antiga área de extração mineral foi criada uma linda paisagem. Ah, e vale lembrar que para chegar no local, é necessário um carro 4X4, pois o caminho conta com uma estrada bem esburacada.

Serra da Canastra

Com mais de 200 mil hectares, a região da Serra da Canastra é localizada perto de São Roque de Minas, e é conhecida pela enorme diversidade de fauna e flora, além de abrigar a nascente do Rio São Francisco. Juntas, as centenas de cachoeiras da região formam piscinas naturais incrivelmente bonitas.



A maior atração do local é o Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972, com o objetivo de proteger a nascente do rio. Hoje, tanto o parque quanto todo o seu entorno são extremamente preservados e com uma beleza incomparável. Alguns dos pontos considerados passeios obrigatórios para os turistas são:

1. Cachoeira Casca D’Anta: com uma queda d’água de aproximadamente 186 metros de altura, o local é um dos mais visitados do parque - e pode ser visitado por baixo ou por cima. A trilha para chegar até o topo tem quatro quilômetros, e conta com uma vista liiinda em diversos pontos.

2. Rota do queijo: que o Estado de Minas Gerais é famoso pelo seu queijo, nós já sabemos. Mas o interessante é que o queijo canastra, produzido na região de São Roque, faz parte da cultura local e ainda pode ser provado pelos turistas, já que muitas fazendas produtoras abrem suas portas. Legal, né?

3. Curral de Pedra: também localizado no parque, o curral de pedra da Serra da Canastra é, basicamente, um muro construído sem argamassa e cheeeio de história. Um ótimo local para quem quer observar o pôr-do-sol da cidade.

4. Cachoeira da Chinela: a região da Serra da Canastra conta com dezenas de cachoeiras incríveis para serem visitadas. Localizada em uma propriedade particular, a Cachoeira da Chinela é uma das mais famosas da região. Isso porque, além de ser ótima para um banho, possui um poço beem profundo e uma queda de 30 metros.