CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Pit stop em alto-mar do piloto Helio Castroneves

Piloto da Indy, ele fala de sua paixão pelo universo naútico e exalta feito nas pistas

CARAS Digital Publicado em 03/05/2015, às 10h33 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hélio Castroneves - -
Hélio Castroneves - -

Ídolo brasileiro na Fórmula Indy, não é preciso dizer que a velocidade sempre foi a grande paixão de Helio Castroneves(39). Longe das pistas, no entanto, o piloto tira o pé do acelerador para vivenciar um de seus hobbys: navegar por mares calmos e serenos. “Eu adoro a vida náutica e sempre que posso faço algo envolvendo o mar, mas meu tempo para me dedicar a isso é muito curto, pois passo o ano todo correndo de um lado para o outro”, diz ele, que para desfrutar melhor de sua veia de “marinheiro”, acaba de adquirir apartamento de luxo em frente a uma marina, na ensolarada Miami. “Não tenho iate e, mesmo que tivesse, o coitado ficaria deprimido, pois não poderia dar tanta atenção assim! Aqui, terei a facilidade de ter barcos para alugar na porta de casa”, destaca ele, que é radicado há quase 20 anos na região e usará o local para curtir suas folgas.

Casado há sete anos com a empresária colombiana Adriana Henao (38), com quem tem a fofa Mikaella (4), o piloto garante que o significado da palavra lar ultrapassa paredes e portas. “É um porto seguro, o lugar que te envolve com amor e onde você recarrega as baterias”, define Helinho, cujo segredo da harmonia familiar está na compreensão. “A vida tem me ensinado a ouvir mais e a entender o outro, mas sem perder a identidade. Por enquanto está dando supercerto”, celebra ele, que sonha em aumentar o clã. “Nós pensamos sim em ter mais um filho, mas não é algo totalmente definido.” Paulista de Ribeirão Preto, o piloto garante não ter planos de regressar ao Brasil. “Tenho raízes lá e aqui, mas como pretendo que a minha carreira ainda perdure por muitos anos, essa é uma possibilidade para ser estudada no futuro”, afirma. E o foco no trabalho só perde espaço quando o assunto é a família. “Aproveito cada segundo de folga para ficar com a minha família. Viajo tanto, que adoro ficar em casa quando posso”. Bemhumorado, ele ainda brinca sobre as suas habilidades domésticas. “Eu sou ótimo na cozinha! Abro uma embalagem de comida congelada e coloco no microondas com um talento que só vendo! Arriscar eu até me arrisco, mas não tenho nenhum grande talento na cozinha”, diverte-se. Somando mais de 20 anos de brilhante trajetória nas pistas, Helinho tem na ponta da língua a maior lição que aprendeu ao longo dos anos de velocidade. “Sem dedicação e humildade, realmente, é difícil chegar a algum lugar. A gente nunca pode achar que sabe tudo, tem sempre de estar disposto a melhorar”, filosofa ele, que segue na vice-liderança no campeonato da Fórmula Indy. “A categoria está vivendo um dos seus campeonatos mais competitivos. São pelo menos 12 pilotos e quatro equipes com chances de faturar o título. Eu comecei bem, mas ainda não ganhei. Estou entusiasmado pelo fato da equipe estar em um momento competitivo. A vice-liderança é importante, mas temos de trabalhar muito para ganhar esse título”, pondera o piloto da Team Penske.