Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Paulo Coelho: Devoção a São José na Espanha

Na Espanha, Ana Maria Braga e Christina Oiticica na tradição de 28 anos

CARAS Publicado em 25/03/2015, às 08h01 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

O escritor entre Ana Maria  e a mulher, Christina. - ÁLVARO TEIXEIRA
O escritor entre Ana Maria e a mulher, Christina. - ÁLVARO TEIXEIRA

Na última quinta-feira, 19, como acontece há 28 anos ininterruptos, Paulo Coelho (67) deu início, pontualmente às 19h30, à comemoração pelo dia de São José, pela primeira vez prestigiada por Ana Maria Braga (65).

A festa foi em Santiago de Compostela, Espanha, lugar emblemático para o escritor. Em 1986, ele foi um dos peregrinos do caminho sagrado, que finda na cidade situada na região da Galícia, e a jornada inspirou "O Diário de um Mago", primeiro sucesso de vendas da retumbante carreira do autor brasileiro mais lido do planeta. “Foi também depois de fazer o caminho que tomei para mim a promessa da minha mãe ao santo para eu sobreviver, quando nasci, na Casa de Saúde São José, no Rio, com o cordão umbilical enrolado no pescoço”, contou.

No Parador de Santiago, conhecido como Hostal dos Reis Católicos, construção do início do século XVI que serviu de hospital antes de ser transformado em luxuoso hotel, um dos mais belos da Espanha, Paulo e a mulher, a artista plástica Christina Oiticica (63), recepcionaram os amigos mais próximos vindos de todas as partes do mundo. “São pessoas que me acompanham sempre, por isso essa festa é uma responsabilidade. É a mais exclusiva do mundo, porque aqui só tem amigos, e todos são vips, very important people, na minha vida”, destacou o escritor, que brindou o grupo com apresentações de um grupo folclórico galego e de flamenco e o conjuro da queimada, bebida regional feita com aguardente, grão de café, cerejas, açúcar e canela para expulsar os maus espíritos. “Quis mostrar aos convidados extremos da Espanha, a Galícia e a Andaluzia, através da dança e da música, linguagens universais”, completou.

“Conheço Paulo há tempos, e ele sempre foi generoso comigo. Aceito seu convite todos os anos, mas nunca pude comparecer. Agora, estou me dando o direito de sair, de vez em quando, levar novos ares ao Mais Você e, obviamente, ver amigos e ir a lugares que sempre quis”, disse Ana Maria Braga, que faz aniversário na próxima quarta-feira, 1º de abril.

Antes do jantar com culinária galega — entre os pratos servidos, polvo e vieiras na concha —, houve o momento de maior emoção na celebração, quando é lida uma oração em vários idiomas — dessa vez foi feita em 15 línguas diferentes. Paulo sempre começa em português.

“São José é um santo operário. Pedimos que, através dele, usemos nosso trabalho para melhorar o mundo”, contou o escritor, que reuniu 155 pessoas na celebração. Entre os presentes, Ana Arraes (67), ministra do TCU, mãe do ex-governador de PE Eduardo Campos (1965–2014), com o filho Antônio Campos (46) e a nora Danielle Leite; a irmã de Paulo, Sônia Coelho (65), com o marido, Robson Centeno, a filha Renata Coelho e o genro Renato Soares; o jornalista e empresário Pedro Sirotsky (58), do conselho de administração do Grupo RBS, afiliada da Globo no Sul; e o embaixador do Brasil na Espanha, Paulo Cesar de Oliveira Campos (63), com a mulher, Adriana. “Estou feliz de estar aqui, reafirmando a fé e o desejo de trabalhar por um mundo melhor”, disse o embaixador.