CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Viagem / Turismo esportivo

Mendoza: um paraíso na Argentina

Export pelo Mundo by Por Juliana Rios Publicado em 31/07/2018, às 14h00 - Atualizado às 14h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Juliana Rios - Divulgação
Juliana Rios - Divulgação

Olá, pessoal! Que honra fazer parte do mundo CARAS a partir de hoje, como colunista de turismo esportivo.

Meu nome é Juliana Rios e sou jornalista e apresentadora da RecordTV. Recentemente, lancei meu canal no YouTube, o EXPORT PELO MUNDO para mostrar diferentes opções de esportes nos meus destinos de viagens com a família ou a trabalho!! E agora vou contar pra vocês os bastidores das minhas aventuras com dicas exclusivas sobre cada lugar!

Vamos começar pelo último que visitei: Mendoza, na Argentina. Quem aí está pensando: "Mas esse lugar não deve ter nada de esporte”... Eu também me enganei! A província de Mendoza conta com aproximadamente mil vinícolas, e muitas delas têm restaurantes maravilhosos. Por isso não se engana quem pensa que esse é um roteiro gastronômico... É também! E você pode ganhar uns quilos extras, com certeza! Não imaginava que um destino tão conhecido por seus vinhos deliciosos pudesse ter qualquer coisa a ver com atividades esportivas.

Mendoza fica aos pés da Cordilheira dos Andes e foi lá que descobrimos diversas modalidades. Basta olhar para o horizonte e contemplar a paisagem de tirar o fôlego. Primeiro, e muito importante: hoje em dia tem voo direto duas vezes por semana. Pertinho do Brasil, uma média de três horas e chegamos! O centro da cidade de Mendoza fica a 10 km do aeroporto, mas nos hospedamos dentro de uma vinícola, no Cavas Wine Lodge, um pouco mais distante. Fui com meu marido, tipo viagem romântica no hotel superacolhedor e a sensação gostosa de estar dentro das plantações de uva. Mesclamos descanso, comilança e esportes! Foram quatro dias. De cara fomos fazer um hiking na região de Potrerillos. O hotel nos ajudou a agendar o passeio com um guia experiente em montanha.

Pegamos a famosa Ruta 7 em direção à Cordilheira. Subimos de carro a 2600 metros e de lá fizemos o hiking propriamente dito até 3300 metros. No final, paramos no refúgio mais antigo de lá para nos esquentarmos e comer. Foi um passeio top! E fizemos um vídeo divertido sobre essa experiência! No dia seguinte nos permitimos aquele momento relaxante e fomos conhecer a Bodega Catena Zapata. Superconcorrida pra quem quer passear e conhecer a história dessa vinícola tão famosa. Então, se você tiver a intenção de ir, reserve com pelo menos três meses de antecedência. Passamos a manhã inteira lá… Andamos pelos vinhedos, experimentamos a uva do pé, depois o vinho direto do barril e terminamos numa mesa com queijos e muito vinho! Nem preciso dizer que saímos de lá felizes e satisfeitos, né?

Na sequência, fomos ao restaurante da Bodega Ruca Málen, muito conhecido também e pertinho do Catena (aliás, as vinícolas são todas coladas umas nas outras) e tivemos uma experiência, no mínimo, diferente. Considerado um dos melhores restaurantes dentro de vinícola da região, a proposta é um menu degustação. São sete passos, da entrada à sobremesa, sempre com um vinho para harmonizar. Haja esporte pra queimar tudo isso! Finalizamos o dia no spa do hotel. E que spa! Massagem, jacuzzi, sauna e mais vinho! Socoooorro!

Acordamos seminovos para o dia intenso de mais atividades, novamente em Potrerillos, perto de uma represa enorme que abastece grande parte das comunidades de Mendoza.

MAIS AVENTURA

A Argentina Rafting oferece vários tipos de esportes de aventura: rafting, stand up paddle, rapel, escalada, tirolesa, mountain bike… Escolhemos a tirolesa pra começar. Foram cinco cabos de um lado para o outro da montanha. O maior deles com quase 500 metros de comprimento. Muita adrenalina! Mas se você tem medo de altura – como eu! – pense bem antes de embarcar.

Depois disso, fomos aprender a escalar… E olha que eu achei que já tinha experimentado muito esporte desafiador. Mais do que força, escalar exige bastante concentração. Toda a nossa aventura também ficou registrada!

Foi uma viagem curta, mas superbem aproveitada! Posso dizer que Mendoza é, sim, muito mais do que um destino de comes e bebes, é uma região linda e cheia de esportes pra fazer! Não perca se puder!!

Confira todos os vídeos em www.youtube.com/julianarios e aproveite!