TV Exclusivo

De locutora de loja no Saara a atriz global: conheça a versatilidade de Thati Lopes

Thati Lopes
Thati Lopes Câmera Mágica


Atriz, que interpreta Josi em 'Espelho da Vida', conversou com a CARAS Digital e revelou curiosidades da carreira, vida pessoal e bastidores do Porta dos Fundos e da novela, que está na reta final

“Alô leitores da CARAS Digital, podem clicar que hoje tem novidade! O editor enlouqueceu. Não é desconto, nem promoção, mas é pura inspiração. Aproveitem, que a história tá demais!”. Assim, bem que poderia dizer a atriz Thati Lopes, 30 anos, lembrando a época em que trabalhava como locutora de loja, no Saara (a “25 de março” do Rio de Janeiro), para anunciar esta reportagem. 

Como muitos colegas de profissão, a intérprete de Josi, na novela global Espelho da Vida, precisou conciliar o teatro com outras atividades para concretizar o sonho de ser atriz. Mas desde criança já mostrava que tinha criatividade, humor e carisma suficientes correndo nas veias. Afinal, não é qualquer um que consegue ser locutor de porta de loja ou encarar, com maestria, papeis desafiadores e sarcásticos como os dos esquetes do Porta dos Fundos.

Mais Notícias

Atualmente, além dos vídeos na internet e da novela, Thati está na série Borges e no filme Ana e Vitória, ambos na Netflix. Porém, antes estudou bastante a profissão, desde os 10 anos, em sua cidade natal, São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Fez cursos, peças infantis, teve um programa de rádio, foi garçonete-cantora, trabalhou em escritório de contabilidade e participou de reality shows, entre outras atividades, até ser chamada para o primeiro musical adulto, aos 21 anos. De lá pra cá, não parou mais. O sucesso conquistado na internet também se faz presente agora na TV. 

Em entrevista à CARAS Digital, a atriz, que considera terrível se auto descrever, arrisca dizer que é uma pessoa com múltiplas personalidades. Talvez, por isto, tenha facilidade e desenvoltura para superar os obstáculos da vida e transitar também por outros gêneros da dramaturgia para além da comédia. Verdade que o público confere hoje na novela e ainda terá nova oportunidade de atestar este ano por meio do lançamento de três filmes, dos quais dois ela é a protagonista. 

Em papo descontraído, Thati fala sobre os projetos futuros, curiosidades da vida pessoal, da ansiedade ao contracenar com Xuxa e Alinne Moraes e dos bastidores da novela, que está na reta final. “Está dando um aperto, mas também fica aquele sentimento de dúvida em torno de qual será o próximo trabalho, as próximas pessoas”, adianta Thati, para aumentar a curiosidade dos fãs.  

 


Thati Lopes em sua primeira peça profissional, o musical Por Uma Noite, em 2009. Imagem: Arquivo Pessoal 

 

Do Saara para os palcos

Desde o momento em que começou a fazer teatro, Thati já se sentia uma verdadeira atriz. “Tudo o que fazia era pensando em um dia trabalhar com isto”, conta ela, que sempre buscou por cursos e testes na área.     

Contudo, aos 18 anos, teve que correr atrás de outras atividades. “O teatro que fazia não me dava tanto dinheiro”, revela. Embora achasse que era algo passageiro, a atriz acabou se perdendo com a falta de tempo e deixando o sonho de lado. Mas quando foi demitida, um amigo de infância, o ator Pedro Henrique Lopes, que sempre a acompanhou, disse: “Agora acabou, você não vai mais trabalhar com isto. Vamos correr atrás!”. 

Thati usou todo o dinheiro que ganhou com a rescisão para procurar trabalho de atriz no Rio de Janeiro e investir em testes e até reality shows. “Cheguei a entrar na seleção do Ídolos e do High Scholl Musical: A Seleção, do SBT”, lembra. 

Quando se mudou para a Cidade Maravilhosa, fez peças infantis e, novamente, começou a trabalhar numa loja, porém, desta vez, conciliava o emprego com o teatro. Até que, certo dia, em meio às buscas, participou de um teste para um musical adulto e passou (já cantava na Igreja e no colégio). 

Pela primeira vez recebeu um salário mensal na área e pôde largar a loja para focar somente no seu sonho. “A partir desta peça, há 10 anos, nunca mais parei de trabalhar com arte. Nunca mais precisei voltar a trabalhar em loja, nem nada”, se orgulha a atriz, que já fez 15 peças de teatro, duas séries e seis filmes. 

 


“A Thati é muito batalhadora. Consegue superar qualquer obstáculo e não se deixa abater pelas situações ruins da vida. Ela nunca parou de sorrir, mesmo diante das dificuldades. Sem contar que, desde criança, é muito talentosa”, elogia o amigo e ator Pedro Henrique Lopes, que integra o elenco da primeira fase da nova novela global Verão 90

 

 

O Porta dos Fundos e a Xuxa

No elenco do Porta dos Fundos há seis anos, Thati começou no canal com pequenas participações. Em 2015, foi convidada para se tornar atriz fixa e, desde então, já contracenou com vários artistas, mas um deles, em especial, a deixou ligeiramente ansiosa. “Sou muito fã da Xuxa. Meus aniversários eram temáticos e na adolescência ia para os programas em caravanas. Quando ela chegou e falou comigo foi uma emoção muito grande”, lembra.  

O vídeo foi filmado em plano sequência, ou seja, sem cortes, por isso precisou de muitos ensaios. "Neste primeiro momento, ao entrar no camarim para ensaiar, realmente fiquei muito nervosa. Mas deu tudo certo, porque Xuxa estava disponível e foi um amor de pessoa. Ela é incrível. Somos amigas. Mentira!", diverte-se a atriz. 

Além do vídeo com a apresentadora, que rendeu muitos memes na internet, Thati tem na lista dos preferidos o esquete Sucesso, com a participação do cantor Latino (veja abaixo). 

Embora não participe da construção dos roteiros, tem liberdade para expor ideias diferentes e dar opiniões no canal de humor, segundo ela. “Mas nunca é preciso. Acho-os geniais. Sou fã e muito feliz por trabalhar lá”, ressalta. 

 


Meme feito com a personagem Jéssica do Porta dos Fundos. Imagem: Reprodução/aiTunesOF

 

E como lida com as polêmicas?

“Toda hora a gente participa de uma polêmica. Acho que tem que ter cuidado, porque a comédia está mudando, pois o que era feito antigamente, não seria aceito hoje”, reflete Thati, que ainda percebe, em algumas questões, um extremismo exacerbado junto a essa mudança. “Embora importante, realmente tem coisas que as pessoas problematizam e que não tem nada a ver, o que me entristece muito”.   

A moça, que sempre teve a comédia no sangue, acredita que é muito importante brincar com tudo. “A comédia é o que salva nos dias de hoje. Eu mesma vejo séries e programas, como o Tá no Ar, que acho incríveis. Tudo dá pra fazer comédia. No Porta, produzimos vídeos religiosos, por exemplo, e não tenho problema nenhum em pegar as histórias da Bíblia e fazer comédia com isto”, declara a atriz, que também não liga para os comentários negativos. “Sou muito tranquila. Me dou muito bem com as críticas, principalmente, de internet, que costumam ser mais vazias, e até aconselho os amigos”.

 

Internet x TV

Esta é a segunda vez que Thati está no elenco de uma novela na Globo. Em 2014, ela fez pequena participação em Boogie Oogie, como Jussara. Mas o sucesso começou mesmo na internet. “Agora, tem mais senhoras e senhores falando comigo”, brinca. 

No início da carreira, a atriz tinha o sonho de trabalhar em TV. Hoje, acredita que cada meio tem o seu momento. “Na época em que fazia musical, meu sonho era fazer grandes musicais. Aí veio a internet e achei super maneiro. Depois a Netflix e achei o máximo, uma sensação maravilhosa”, diz Thati, que deseja estar em todas as plataformas. 

Na visão dela, o público hoje tem um leque maior de opções disponíveis, em relação a antigamente. “Em minha vida inteira não tive TV a cabo. Então, tinha pouca opção. Atualmente, assisto a novelas, séries e programas de TV. Acho que só agrega”.   

 

Noveleira de carteirinha

Se perguntarem à Thati o nome de determinada novela e o ano em que foi transmitida, muito provavelmente, ela saberá responder de prontidão. “Sou muito noveleira. Entre os anos 1990 e 2000, só saía de casa quando acabava. Realmente é uma realização trabalhar em uma”, revela a intérprete de Josi, que é fã dos folhetins escritos por Carlos Lombardi, como Uga Uga, Kubanacan e O Quinto dos Infernos.

O convite para integrar o elenco da atual novela das 18h, Espelho da Vida, veio do diretor Pedro Vasconcelos, com quem Thati trabalhou há três anos no musical Tudo por um pop star, de Thalita Rebouças. Apesar da rotina cansativa, uma vez que concilia a TV com o Porta dos Fundos, ela está amando a experiência. 

“Em Boogie Oggie entrei quando a novela já estava no ar. Agora, em Espelho da Vida, participo desde o início”, explica a gonçalense, que afirma ter poucas características em comum com a personagem. “Ela cuida muito da vida dos outros, da vida da amiga Mariane (Kéfera Buchmann). Gosta de fofoca e tem um trauma por não querer se envolver com ninguém. Por outro lado, é agitada, tem um jeito rápido, meio engraçado de falar e acho que é no mesmo ritmo que o meu”. 

 

E nos bastidores...

“As pessoas são maravilhosas. Ficamos mais tempo em contato, porque a novela não tem cidade cenográfica, então vamos todo mês a Minas Gerais gravá-la. Por isto, estamos juntos viajando, gravando ou no mesmo hotel, em clima de amizade”, revela Thati.

Mesmo assim, a atriz confessa que sentiu certo frio na barriga ao contracenar com nomes como Vera Fischer e Alinne Moraes. “Assisti novelas durante toda a minha vida. São pessoas que eu via na TV e agora são minhas amigas. Mesmo na reta final, ainda fico olhando e falando ‘caramba, olha isso, tenho uma cena agora com a Alinne Moraes. Jesus do Céu, lembro-me que a via em Coração de Estudante’”, confidencia Thati, que já conhecia alguns colegas, como o ator João Vicente de Castro. “Com o João, já convivia. Meu patrão, meu amigo, e disse para ele: ‘Ah, João, deixa eu fazer amizade com outras pessoas aqui, você já conheço’ (risos)’”. 

 

“Contracenar com a Thati é muito maravilhoso, porque a gente tem química. Como ficamos amigas na vida real, temos uma troca muito bacana também em cena. Além disso, a Thati é muito generosa. Estamos sempre improvisando, pensando no que pode ficar mais cômico em cena e trazendo ideias para que a amizade entre Josi e Mariane flua bem. Estamos bem felizes com o resultado. É gostoso assistir as nossas cenas!’, elogia a atriz e amiga Kéfera Buchmann, que interpreta Mariane, em Espelho da Vida

 

Quem matou Julia Castelo? 

Com data de término prevista para março, Espelho da Vida ainda tem muitas revelações pela frente, como por exemplo, quem matou a mocinha Júlia Castelo (Vitória Estrada) e qual será o desfecho de Josi. “Vendo a novela, chutaria que o Gustavo Bruno (João Vicente) matou a Julia. Ou a Dora (Alinne Moraes)”, palpita Thati.  

Já a figurista Josi recentemente mostrou ter questões mal resolvidas envolvendo o amor ao se relacionar com o diretor de fotografia Claudio (Pedroca Monteiro). “Eu estou aguardando os próximos capítulos. Mas acho que ela vai ficar com o Claudio. Acho também que a Josi ficará um pouco mais boazinha quando entrar o amor verdadeiro na vida dela. Aí ela vai parar de falar da vida dos outros e vai cuidar da dela. Pelo menos é isto que quero, que ela tenha um final feliz!”. 

 

Duas paixões: jogos de tabuleiro e o namorado 

Da disputa por um pino verde surgiu um namoro e uma página no Instagram, dedicada aos jogos de tabuleiro, literalmente, duas verdadeiras paixões da atriz. “Sempre fui a menina dos jogos, que andava com alguns modelos na bolsa, como Imagem & Ação e War. Até mesmo adulta, levava comigo um Monopoly. Mas com o tempo fui parando, porque conhecia poucas opções”, conta. 

Ocorre que em 2014, quando a atriz estava em cartaz com um musical em São Paulo, descobriu uma luderia, verdadeiro paraíso para ela. “É um lugar onde você encontra comida, bebida e um cardápio com mais de 800 jogos de tabuleiro de todos os tipos à disposição. Saía da peça e ia para lá. Junto com o Victor (o casal está junto há quase cinco anos), fui conhecendo outras opções e comprando”, lembra Thati, que já tem cerca de 90 exemplares na coleção.  

Frequentemente, ela e o namorado, o ator Victor Lamoglia, se reúnem com os amigos em noites de jogatina. Por causa disso, acabaram criando uma página no Instagram, chamada Pino Verde Board Games. “Como jogamos e pesquisamos muito sobre o assunto, resolvemos mostrar novidades e dar dicas sobre o que estamos jogando no momento”, explica.  

Alguns famosos, inclusive, acabaram tomando gosto pela brincadeira. A atriz Dani Calabresa é uma delas. “Sempre levamos os jogos quando saímos. A Calabresa, por exemplo, é super ‘party games’. Ela gosta de joguinhos divertidos, como Dobble, Codinomes, Fantasma Blitz e Eureca”.

 

 

Vem sucesso por aí!

Embora não goste de pensar muito no futuro, Thati já está com a agenda cheia em 2019. Além de continuar no Porta dos Fundos, a atriz está no elenco de três longas com estreia prevista para este ano: Socorro, Virei Uma Garota e A Próxima Canção (com Marcelo Serrado), nos quais será protagonista, e Carlinhos e Carlão, com o ator e amigo do Porta, Luis Lobianco

“É um momento muito maravilhoso. Há muito tempo venho emendando trabalhos ótimos, um atrás do outro, e é isto o que quero, que acabe a novela e faça outro trabalho legal e assim por diante”.
 

 

por Juliana Pio
Atualizado quarta 30 janeiro, 2019 (312410) | 23/05/2019 04:29:06

Mais conteúdo sobre:

CARAS Recomenda

  1. Em SP, dentistas celebram nova tecnologia
  2. Dubai é repleta de atrações para todos os gostos
  3. Galãs celebram a moda de Ricardo Almeida

Receba em Casa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  1. 1 Fátima Bernardes posa coladinha com Túlio Gadelha
  2. 2 Flávia Pavanelli se manifesta sobre Kevinho e seu pai
  3. 3 Sabrina Sato se derrete ao mostrar Zoe vestida de ursinha
  4. 4 Gusttavo Lima aparece de regata e choca fãs com corpo
  5. 5 Thais Fersoza mostra momento fofíssimo em família
  6. 6 Maiara e Maraisa acertam com a TV Globo e ganham programa
  7. 7 Hariany, Paula, Carol e Isabella viajam juntas para Orlando
  8. 8 Irmã de Gracyanne Barbosa surge em pose sexy e exibe corpão
  9. 9 Thammy rebate seguidora que criticou vestido de Gretchen
  10. 10 Evaristo Costa compartilha notícia sobre recontratação