Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Psicóloga explica ciúmes doentio de Gael, de 'O Outro Lado do Paraíso'

O personagem Gael, vivido pelo ator Sergio Guizé, tem um ciúmes extremamente doentio por Clara, vivida por Bianca Bin

Bruna Nastas Publicado em 17/11/2017, às 09h14 - Atualizado às 09h31

Clara e Gael - Raquel Cunha/Rede Globo/Divulgação
Clara e Gael - Raquel Cunha/Rede Globo/Divulgação

O personagem Gael, da novela 'O Outro Lado do Paraíso', da Rede Globo, vivido por Sergio Guizé, sente um ciúmes doentio de Clara, vivida por Biaca Bin. Na trama, o personagem já chegou a agredir a companheira.

A psicóloga Ellen Moraes Senra explica que, além da ficção, é importante estar atento "para que a pessoa não se torne obsessiva como Gael ou alguém que aceita esse tipo de comportamento, como Clara".

"O que difere um ciúmes normal, daqueles que todos nós sentimos, de um ciúmes doentio, geralmente, são as manifestações do indivíduo".

A expert diz que a pessoa que manifesta um nível doentio de ciúmes vê 'maldade' em todas as atitudes do companheiro, não importa se é um familiar ou criança. "Todos esses elementos representam uma ameaça real para a pessoa ciumenta, ainda que não seja de fato".

Ellen alerta que, se seu parceiro se sente constantemente ameaçado, pode ser um "sinal alarmante de que o ciúmes está se tornando patológico. "O tratamento para o ciúme doentio é o mesmo para qualquer emoção disfuncional ou desregulada: a psicoterapia focada no problema. Existem abordagens e técnicas específicas para o tratamento e o próprio grupo psicoterapêutico de apoio pode ser uma saída".

A profissional relata que a melhor maneira de ajudar o parceiro é apontando os momentos de comportamento exagerado e sendo sempre sincero. "É importante alertar o companheiro. O portador do ciúme só buscará ajuda quando for capaz de enxergar sozinho que está apresentando um problema emocional. A cura só existe após essa identificação e reconhecimento como um problema. Quem sente ciúmes doentio precisa entender que seu sentimento está fora dos padrões da normalidade e reconhecer que está prejudicando o seu funcionamento normal, social e sua relação amorosa", conclui.