CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
TV / Análise

Polêmica entre José Loreto, Débora Nascimento e Marina Ruy Barbosa acende alerta para o machismo

Marina se tornou vilã da história, sendo duramente criticada por parte do público, enquanto José virou um mero coadjuvante

Juliana Pio Publicado em 20/02/2019, às 14h39 - Atualizado em 21/02/2019, às 12h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
José Loreto, Marina Ruy Barbosa e Débora Nascimento - Reprodução/Instagram
José Loreto, Marina Ruy Barbosa e Débora Nascimento - Reprodução/Instagram

Noticiários de todo o Brasil abordaram recentemente a história de uma mulher que foi espancada por quase quatro horas em seu apartamento no Rio de Janeiro por um rapaz que conheceu na internet. O agressor, Vinícius Batista Serra, de 27 anos, foi preso em flagrante por tentativa de feminicídio. A polícia entendeu que ele bateu na vítima apenas por ela ser mulher. 

O caso é terrível e revoltante, mas quase passou despercebido por muitos brasileiros, que, no mesmo final de semana, ficaram sabendo da separação do casal de atores globais Débora Nascimento e José Loreto e voltaram toda a atenção para as especulações sobre o ocorrido.

Informações iniciais, reveladas pelo jornalista Léo Dias, trataram de uma possível traição do ator, que teria se envolvido com seu par romântico na novela das 21h, O Sétimo Guardião, a atriz Marina Ruy Barbosa, casada com o empresário Alexandre Negrão

A separação comoveu bastante as pessoas que, além de fãs do ex-casal, se solidarizaram com Débora, pelo fato de ela ter virado mãe recentemente. Bella, fruto da relação com José, tem apenas 10 meses de vida.

Mas você deve estar se perguntando o que estes acontecimentos têm comum? Pode até não parecer, mas ambos refletem o machismo enraizado culturalmente no Brasil. No primeiro caso, obviamente mais grave, o comportamento transfigurou-se em agressão física e, felizmente, o criminoso foi detido. Já na situação envolvendo os atores da TV Globo, o preconceito está explícito nas agressões verbais e exclusões sofridas por Marina.   

A verdade é que, até o momento, não há como saber de fato se houve traição ou não. E mesmo que algo fosse comprovado, o que está em questão não é a atitude de ambos, certa ou errada. Nesta história, a moral que se observa é a forma como o público tem lidado com o assunto, personificando Marina como a vilã, a traidora, e, por outro lado, José como mero coadjuvante.  

Se você não acredita, basta entrar na página do Instagram da atriz e conferir o teor dos comentários das primeiras fotos, se ainda não foram apagados: “Safada, todos que a conhecem realmente sabem que de santa não tem nada”; “Onde está o seu caráter?”, escreveram alguns internautas. 

Outra opção é buscar o nome Marina Ruy Barbosa no Google para vê-lo estampado em todas as manchetes. Para ter uma ideia, ainda de acordo com o portal de buscas, a 3ª consulta mais realizada pelos internautas é 'Marina traiu o marido'.Por outro lado, no caso de José, a palavra ‘traiu’ só aparece em 4º lugar. 

Nos últimos dois dias, inclusive, o nome de Marina tem sido mais pesquisado do que o de José e Débora. Especialmente, porque, desde a última terça-feira, 19, algumas famosos deixaram de seguir a ruiva nas redes sociais. 

Vale ressaltar ainda que, no meio artístico, algumas mulheres, as quais se intitulam feministas e  que chegaram a defender a carioca espancada no final de semana sob o slogan ‘ninguém solta à mão de ninguem’, sequer se posicionaram sobre o assunto ou tentaram defender Marina das agressões. 

Tal fato levantou ainda mais as suspeitas de traição e provocou a ira entre o público, que bombardeou Marina de críticas. Os números não deixam mentir. A primeira publicação de José no Instagram, até o momento, tem cerca de 13 mil comentários, enquanto que a de Marina já ultrapassa a casa dos 28 mil. É claro que entre as mensagens existem conteúdos positivos e negativos, mas o que impressiona mesmo são as críticas bem mais brandas para José, muito possivelmente por ele ser o homem da história. 


Nome de Marina é o mais buscado no Google. Imagem: Reprodução/Google

Machismo velado 

O foco em Marina aumentou tanto nos últimos dias que já não se trata mais de uma história de separação entre Débora e José e, sim, de uma suposta rivalidade entre Débora e Marina. Há quem pergunte de qual lado você está, "da ruiva ou da morena"? 

Boatos antigos de que a atriz se envolveu com outros colegas de profissão vieram à tona novamente. Assim como de outras famosas que também estiveram presentes em polêmicas semelhantes. Contudo, quase ninguém comentou que José estava em um relacionamento amoroso quando conheceu Débora ou lembrou de outros artistas homens que também traíram suas companheiras.  

Agora, enquanto Marina já divulgou sua versão e conversou por telefone com o jornalista Leo Dias, o ator, por outro lado, ainda não se pronunciou publicamente. Mas, ao que parece, isto não é problema para a maioria das pessoas, que pouco tem cobrado uma posição e esclarecimento do rapaz.

Ora, se os dois estão envolvidos no caso, por que há uma tendência de culpar apenas a mulher? Porque historicamente a figura feminina sempre foi taxada de sedutora, permissiva e ardilosa e por isto, infelizmente, sempre se torna culpada e vilã. As manchetes das mídias sérias apenas repercutem o machismo intrínseco da maior parte dos leitores. 

Por estas e outras, este é um momento de reflexão. De esquecer crenças e opiniões enraizadas para compreender o que está por trás deste enredo. Independemente de quem está certo ou errado, não permitir que, mais uma vez, uma mulher leve a culpa sozinha e se torne a única protagonista de uma triste história, apenas por ela ser mulher.

Posicionamento de Marina Ruy Barbosa

Marina foi apontada pelo colunista Léo Dias de ser o pivô da separação dos atores José Loreto e Débora Nascimento. Casada com Alexandre Negrão, ela negou o fato, mas permanece sob os holofotes dessa notícia. 

“Atualmente eu e o José Loreto estamos fazendo um par romântico na novela e por isso podem fazer especulações. Nós nos tornamos muito amigos, por quem tenho muito carinho, o que me deixa ainda mais triste em relação a isso tudo", afirmou a ruiva.

Nas redes sociais, a global também desabafou: "Apontada por fofoqueiros da internet, que devem assistir muita televisão e pelo visto a novela. Eu amo meu marido e sou muito feliz no casamento e nunca teria nada com o José Loreto, além de uma parceria profissional. Completamente infundado tudo isso!".

Posicionamento José Loreto

Em texto publicado em sua conta oficial do Instagram, José Loreto pediu perdão à ex-mulher pela superexposição, mas negou tê-la traído. 

“Errei sim, manchei o teu nome. Débora, você tem todas as razões para estar magoada comigo. Te dei motivos, indícios, diria que até provas, que eu mesmo, se estivesse no seu lugar, diria que são inquestionáveis. Mas a vida real às vezes surpreende até as 'vidas de novela'. A realidade é cruel, tem consequências e verdades que não agradam à audiência. Na realidade do meu momento, preciso te dizer que não fui legal com você, cruzei fronteiras emocionais que hoje me arrependo profundamente. Não quero dar nomes, não posso fazê-lo. E também acredito que o reconhecimento de nossas falhas é um processo individual e intransferível. Sem contar que, apesar das evidências, eu te juro que nada aconteceu. Sei que é difícil de acreditar, mas nem sempre a verdade é translúcida", disse ele. 

Em seguida, o global se desculpou também com a filha, Bella, de apenas 10 meses, e com qualquer outra pessoa envolvida na polêmica: "Peço perdão a você e à nossa filha, antes de quaisquer outras pessoas, pois vocês foram as verdadeiras vítimas da minha hesitação. Peço desculpas a todas as pessoas que, de alguma maneira, foram envolvidas neste espetáculo público que eu causei. Peço desculpas ao público que sempre me prestigiou por desapontá-lo. Peço desculpas a todas as mulheres que se sentiram ofendidas por essa situação". 

Por fim, Loreto deixou claro que não desistiu do casamento e pretende se reconciliar com Débora. "Peço a todos que, neste momento, me deem a oportunidade de reencontrar o silêncio necessário para que a gente possa voltar a se ouvir. Peço ao universo que me ajude a te reconquistar, meu amor", declarou ele. 

A assessoria de Débora Nascimento confirmou o fim do casamento, mas a atriz ainda não se manifestou sobre o assunto.