CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Personagem com câncer em Chiquititas fez Amanda Acosta repensar prioridades

Juliana Cazarine Publicado em 24/12/2013, às 16h16 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Personagem com câncer em Chiquititas fez Amanda Acosta repensar prioridades - Lourival Ribeiro / SBT
Personagem com câncer em Chiquititas fez Amanda Acosta repensar prioridades - Lourival Ribeiro / SBT

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum da doença em todo o mundo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer - INCA, quanto mais cedo for descoberto e tratado, aumentam as chances de um bom prognóstico. Mas, por falta de informação, quase 40% das brasileiras demoram a receber o diagnóstico, mesmo a doença sendo tema recorrente de novelas e programas de TV. E agora é a vez de Chiquititas abordar a situação. “A mulher precisa entender que, mesmo estando preocupada com a família, a casa, os filhos e a profissão, precisa se cuidar”, diz Amanda Acosta, que interpreta Letícia na trama infantil, a personagem que está com câncer de mama.

+ Atriz que faz Gabi em Chiquititas sonhava em ser Vivi na primeira versão da novela

+ Cenário de Chiquititas inspira decoração de quartos infantis

Na novela, Letícia demora a descobrir que está com câncer de mama e, quando recebe o diagnóstico, a doença está em estágio avançado. E diante da notícia, a personagem só pensa em aproveitar a vida ao lado da filha. “Estamos passando a mensagem de ‘vamos viver o hoje’. A minha personagem acabou me dando um toque sobre isso”, afirma.

Qual é a importância de uma novela abordar uma questão de saúde pública como o câncer de mama?

A mensagem que a Leticia está pesando é: vamos viver o hoje. Estava até comentando com a minha mãe que faz tempo que não vejo o meu pai e a minha personagem acabou me dando um toque sobre isso, me fez repensar. Nós, no dia a dia, temos muitas obrigações e nos esquecemos do que é importante. A Letícia, por exemplo, fez uma listinha com a filha dela, a Dani (Carolina Chamberlain), com coisas que as duas nunca tiveram tempo de fazer. O que a história ensina, então, é viver o hoje e aproveitar a companhia das pessoas.

Como você acha que o público infantil de Chiquititas assimila essa informação?

É importante que a criança tenha contato com esse tipo de informação, mas, claro, de maneira leve e clara, para que a mensagem seja entendida. Ela precisa saber que existe um ritual de passagem, aprenda a lidar com ele e, talvez, até sinta um certo conforto: ‘outras crianças já passaram por isso, não apenas eu’.

E você, Amanda, faz exames periódicos?

Acabei de fazer. Às vezes a gente vacila, esquece, mas vou sempre. Acho que a novela, assim como outros programas de TV, está aí para alertar sobre a doença. A mulher precisa entender que, mesmo estando preocupada com a família, a casa, os filhos e a profissão, precisa se cuidar.

Você já viveu de perto o drama dessa doença?

Eu perdi uma tia muito próxima. Ela tinha muita vontade de ser artista e dizia que eu estava realizando o sonho dela. Mas, hoje em dia, existem mais tratamentos. Por isso é importante fazer exames preventivos.