tv LUTO

Morre vítima de câncer, aos 87 anos, a atriz Eva Wilma, grande dama da TV e do teatro

Conhecida por grandes novelas, como a primeira versão de 'Mulheres de Areia', em que interpretou as gêmeas Ruth e Raquel, ela deixa dois filhos e cinco netos

CARAS Digital Publicado domingo 16 maio, 2021

Conhecida por grandes novelas, como a primeira versão de 'Mulheres de Areia', em que interpretou as gêmeas Ruth e Raquel, ela deixa dois filhos e cinco netos
Eva Wilma na Ilha de CARAS, em 2012 - Marco Pinto/Arquivo CARAS

O Brasil sofreu mais uma triste perda na arte!

Morreu na noite deste sábado, dia 15 de maio, a atriz Eva Wilma, aos 87 anos, vítima de insuficiência respiratória causada por um câncer no ovário. Ela estava internada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde morava, desde o dia 15 de abril, para tratar problemas cardíacos e renais. Seu câncer havia sido descoberto no dia 7 e, sua morte foi confirmada às 22h08.

Foto: TV Globo/Divulgação

Seu primeiro casamento foi com o ator John Herbert (1929-2011), entre 1955 e 1976, com quem teve os dois filhos que deixa, além de cinco netos. Um comunicado oficial emitido pela assessoria de imprensa da atriz informa o ocorrido e dá os pêsames à família: "Comunicamos que a atriz Eva Wilma acaba de falecer às 22h08 no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, em função de um câncer de ovário disseminado, levando a insuficiência respiratória. Nossos profundos e sincero sentimentos a todos os familiares, especialmente a John Herbert Buckup Jr e Vivien Buckup".

Foto: Divulgação

HISTÓRIA NOS PALCOS E NA TV

Ela iniciou sua carreia como bailarina clássica aos 14 anos. Em 1953, começou a receber convites para atuar, começando pelo TBC, o Teatro Brasileiro de Comédia, onde dividiu os palcos com grandes astros e estrelas da época nos espetáculos e, dali, não pararia mais, fazendo inúmeras peças importantes para a formação do teatro nacional.

Como a Tia Íris, que guardava o segredo de Teresa Cristina, em Fina Estampa - Foto: TV Globo/Divulgação

Grande dama da TV e do teatro, ela fez sucesso atuando ao lado do ator Carlos Zara (1930-2002), com quem foi casada durante 23 anos, em diversos programas, muitas vezes como par romântico. Na tela da TV, fez sucesso como as gêmeas Ruth e Raquel na primeira versão da novela Mulheres de Areia, de Ivani Ribeiro, e papéis em novelas como A Viagem, O Direito de Nascer e Selva de Pedra. Na década de 1990, fez sucesso como Altiva, personagem de sotaque nordestino que se misturava com inglês na fictícia Greenville da novela A Indomada. Um de seus trabalhos de maior sucesso na TV Globo foi Fina Estampa, novela de Aguinaldo Silva reexibida durante a pandemia.

Na novela Araguaia, de 2010, e em Fina Estampa, de 2011, reprisada em 2020 - Foto: TV Globo/Divulgação

Em 2012, Vivinha, como era conhecida por amigos e familiares, esteve na Ilha de CARAS, onde falou sobre o amor e a ternura que sempre teve ao tratar com o próximo.

Foto: Marco Pinto/Arquivo CARAS

Último acesso: 23 Jun 2021 - 18:20:46 (389070).

Leia também

TV CARAS