Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Morre a atriz Manoelita Lustosa

Morre a atriz Manoelita Lustosa, famosa por papéis como Inês, avó de Salete, personagem de Bruna Marquezine em Mulheres Apaixonadas (2003)

CARAS Digital Publicado em 01/07/2014, às 11h57 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Manoelita Lustosa - Divulgação / Record
Manoelita Lustosa - Divulgação / Record

Morreu nesta terça-feira, 1, Manoelita Lustosa. A atriz, que tinha 72 anos e é de Pirapora (MG), morreu em Minas Gerais, em sua casa, por volta das 9 horas. O laudo médico indica morte por insuficiência respiratória. Manoelita será velada e sepultada no Cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte.

O último trabalho de Manoelita na TV foi em 2013, na novela Dona Xepa, da Record, em que interpretou a personagem Terezinha Cho. Na Globo, ganhou destaque em Mulheres Apaixonadas (2003), em que interpretava a ambiciosa Inês Oliveira, que maltratava a neta, Salete, personagem de Bruna Marquezine.

Antes da carreira de atriz, Manoelita, que era viúva e deixa três filhas, Manoela, Maria Bethânia e Mariana, trabalhou como radialista, professora de literatura, jornalista, secretária municipal de Coronel Fabriciano (MG) e Timóteo (MG) e foi também cantora de rádio. No teatro, participou de peças como  O Berço do Herói, de Dias Gomes, Fala Baixo Senão Eu Grito, de Leilah Assunção e a comédia Perigo: Mineiros em Férias.

A atriz foi descoberta por um produtor global quando fazia um comercial para o governo de Minas. Em 2007, pouco após fazer uma participação na minissérie JK (2006), transferiu-se para o SBT, onde participou da novela Maria Esperança. No ano seguinte, estreou na Record, em Amor e Intrigas.

Em agosto de 2013, a atriz falou sobre a alegria que sentia em ter participado de Dona Xepa. "Último dia de gravação da novela Dona Xepa. Alegria pela conclusão de mais um trabalho e gratidão aos companheiros de jornada. Oito meses dando vida a Terezinha Cho e compartilhando as experiências dos meus colegas em seus desafios. Muito feliz, envio a todos meu abraço carinhoso e um até breve, se Deus quiser. Saúde, amor e paz pra todos nós!", afirmou na época.

A Record, última emissora em que Manoelita trabalhou, enviou à imprensa uma nota de pesar sobre o falecimento da atriz. Leia abaixo:

"A direção da Rede Record recebeu com pesar a notícia sobre o falecimento da atriz Manoelita Lustosa. Seu último personagem na Emissora foi Terezinha Cho, na novela Dona Xepa, em 2013. A atriz também participou da novela Balacobaco (2012) como Etelvina Pedrosa; de Vidas em Jogo (2011) com Nelize; de Poder Paralelo (2009) como Lurdes; e de Amor e Intrigas (2007) como Telma. O seu talento e a qualidade de sua interpretação contribuíram para o sucesso das produções da Record. Externamos nossa solidariedade à família, aos amigos e fãs de Manoelita Lustosa".