Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Morre a artista plástica Tomie Ohtake aos 101 anos

Tomie Ohtake estava internada na UTI desde a última terça-feira, 10, quando sofreu uma parada cardíaca

CARAS Digital Publicado em 12/02/2015, às 12h41 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Tomie Ohtake - Arquivo CARAS
Tomie Ohtake - Arquivo CARAS

Tomie Ohtake faleceu na manhã desta quinta-feira, 12, aos 101 anos, em São Paulo. A artista plástica estava internada no Hospital Sírio-Libanês desde 2 de fevereiro para o tratamento de uma pneumonia. Na última terça-feira, 10, ela engasgou com o café da manhã, o que causou uma broncoaspiração e depois uma parada cardíaca. Tomie foi levada para UTI do hospital, onde passou seus últimos dias. 

Nascida no Japão, Tomie chegou em Santos, no Brasil, aos 23 anos. Ela começou a pintar aos 39 anos e se naturalizou brasileira aos 55, tornando-se um dos principais nomes da arte modernista no país. A artista fez mais de 50 exposições individuais e participou de mais 80 exposições coletivas. 

O velório irá acontecer nesta sexta, 13, a partir das 8h, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.

Em nota enviada à imprensa, Marcelo Mattos Araujo, o secretário de estado da cultura, declarou que Tomie era "ela própria um símbolo da nossa identidade cultural: imigrante, mas paulistana de coração; versátil em sua arte e empreendedora em suas técnicas, trabalhadora incansável – uma síntese de São Paulo". 

"Com uma obra sofisticada, Tomie alcançou o reconhecimento popular reservado a poucos artistas contemporâneos. No ano passado, a Secretaria da Cultura teve a honra de homenageá-la como Destaque Cultural do Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura. Uma singela lembrança perto do legado que ela deixa para a arte e para a cultura paulista. Tomie segue presente em nossos museus, ruas e praças, e no trabalho do Instituto Tomie Othake, que continuará preservando e difundindo seu legado.  Neste momento, toda a equipe da Secretaria da Cultura oferece seu conforto e sua solidariedade à família e aos cidadãos de São Paulo", diz um trecho do comunicado.

O canal Arte! irá exibida uma entrevista exclusiva realizada com Tomie Ohtake em seu ateliê, em 2009. O Especial Arte 1: Tomie Ohtake vai ao ar nesta quinta-feira, dia 12, às 21h10.