tv

Morre aos 82 anos Antônio Abujamra, de 'Que Rei Sou Eu?' e do programa 'Provocações'

Ator, produtor e diretor de grande carreira na TV, cinema e teatro é pai do músico André Abujamra

CARAS DigitalQue Publicado terça 28 abril, 2015

Ator, produtor e diretor de grande carreira na TV, cinema e teatro é pai do músico André Abujamra
Morre aos 82 anos o ator Antônio Abujamra - Divulgação/ TV Cultura

Faleceu nesta terça-feira (28) o ator e apresentador Antônio Abujamra, lembrado pelo programa Provocações da TV Cultura e por atuações em novelas globais como Que Rei Sou Eu? e Terra Nostra.

Segundo informações da família, Antônio estava dormindo quando faleceu. A causa da morte ainda não foi divulgada. Ele era pai de André e Alexandre Abujamra e tio das atrizes Clarisse Abujamra e Iara Jamra.

Carreira

Antônio Abujamra nasceu em Ourinhos, interior de São Paulo, em 15 de setembro de 1932. Foi ator, produtor e diretor, atuando em cinema, teatro e televisão. 

Começou sua carreira como integrante de um grupo de teatro amador em Porto Alegre, mas não tardou a se destacar com suas encenações dotadas de crítica social e política. Na extinta TV Tupi foi diretor e ator. Abujamra também teve uma passagem pelo SBT, onde dirigiu a telenovela Os Ossos do Barão.

Como ator de TV será sempre lembrado pela interpretação de Ravengar no sucesso Que Rei Sou Eu? e Coutinho Abreu em Terra Nostra. No cinema participou de dezenas de filmes, como os premiados Festa (de Ugo Giorgetti, pelo qual recebeu o Kikito de Melhor Ator no Festival de Gramado) e Carlota Joaquina, princesa do Brazil, ícone da retomada do cinema brasileiro.

Seu último trabalho na TV foi no SBT, na telenovela Corações Feridos. Desde 2000 comandava o programa Provocações na TV Cultura, onde mostrou seu talento como entrevistador.  

Velório

A família anunciou que as últimas homenagem dos fãs, amigos e familiares para Antonio Abujamra vão acontecer no Teatro Sérgio Cardoso, no bairro da Bela Vista em São Paulo, a partir das 23h desta terça-feira (28). 

Último acesso: 06 May 2021 - 14:00:22 (260935).

Leia também

TV CARAS