Marcela Monteiro: de soldadinha da Xuxa a apresentadora do Vídeo Show: 'Quero me aposentar velhinha na TV'

quinta 27 novembro, 2014
Marcela Monteiro e Xuxa
Marcela Monteiro e Xuxa Arquivo Pessoal e Igor Rodriguez/Divulgação


Marcela conta sua trajetória na TV e diz que sonha em ter seu programa de entrevistas

Marcela Monteiro tinha apenas 12 anos quando começou a trabalhar na TV ao lado de Xuxa. Assim como milhares de meninas nos anos 1990, ela sonhava em ser paquita. Foi até a fase final dos testes para o grupo Geração 2000, mas bateu na trave. Dias depois, ela recebeu uma ligação da equipe da apresentadora convidando-a para ser soldadinha - assistente de palco do programa Xuxa Park. E assim se apaixonou pelo universo da TV.

Hoje, aos 28 anos, Marcela circula pelo Projac mostrando os bastidores das produções da Globo para o Vídeo Show, onde está desde junho de 2013. Em bate-papo com CARAS Digital ela conta sua trajetória, os momentos mais emocionantes e engraçados com artistas e diz que está apenas começando. "Meu sonho é me aposentar velhinha na televisão".

'Eu pegava emprestado o carinho pela Xuxa'

Para uma menina de apenas 12 anos estar na TV ao lado de Xuxa era muito mais diversão do que trabalho. "Costumava falar na época que eu pegava emprestado o carinho pela Xuxa, era uma delícia receber isso", lembra Marcela, que mal acreditou quando foi convidada para a atração. "A produção me ligou e falou que eles me queriam perto de alguma maneira. Nem deixei terminarem de falar... eu já tinha topado", conta aos risos. "Não conhecia o mundo da TV, não tenho família lá dentro. Fui me apaixonando, vendo como funcionava e descobri que queria trabalhar na TV para o resto da vida".

Ela fez parte do grupo até o último Xuxa Park, exibido no início de 2001. "Fiquei até uns 15 ou 16 anos. Me divertia mais do que trabalhava. A Xuxa tem uma legião de fãs, aqueles que iam sempre nos programas eles lembram até hoje", diz. Uma das metas de Marcela no Vídeo Show é gravar uma entrevista com a eterna rainha dos baixinhos. "Eu já encontrei a Xuxa em alguns lugares, não gravando. É sempre uma delícia, ela sempre me abraça e fala comigo com o maior carinho. Já gravei com todo mundo no Projac, quero gravar com ela para a gente rir e lembrar".

Atriz e jornalista

Com o fim do programa, Marcela investiu em teatro. Foram nove espetáculos no total, entre eles Rapunzel, com texto adaptado pelo autor Walcyr Carrasco. De volta à TV ela atuou na novela O Profeta, onde interpretou a secretária do protagonista interpretado por Thiago Fragoso, além de fazer participações em Malhação, Sete Pecados e Linha Direta, todos na Globo. Então decidiu cursar jornalismo. "Fui estudar porque nessa época já queria ser apresentadora. Queria, de alguma maneira, estar próxima desse universo", explica.

Quando concluiu o curso na PUC Rio tinha chegado a hora de investir de vez na profissão de jornalista. Foi quando seu caminho se cruzou com o de Boni, na TV Vanguarda.O diretor, que durante anos foi o todo poderoso na Globo, recomendou que ela fizesse teste para o entretenimento. "Era um programa de variedades muito parecido com o Vídeo Show que precisava de uma menina para apresentar e ele achava que tinha a ver comigo pelo papo que a gente teve. O Boni fala alguma coisa e você diz amém, né?", brinca Marcela.

Para encarar o desafio seria preciso deixar a casa dos pais no Rio de Janeiro e se mudar para o interior de São Paulo. "Fiquei encantada, apaixonada. Fui de mala e cuia. Devo muito ao Boni e ao Carlos Alberto Vizeu, eles não me conheciam e os dois apostaram muito no meu trabalho. Ficar perto do Boni é sempre um aprendizado incrível, quando você conhece você fica três vezes mais fã", derrete-se, sem medo da fama de durão do diretor. "Ele aposta muito em pessoas que trabalham e se dedicam. Ele é muito exigente, mas é porque ele quer o seu melhor sempre. Quando ele reclama tem um fundamento".

Morando sozinha

Filha única, a tarefa de morar sozinha não foi fácil no começo. "Falava que só ia sair da casa dos meus pais casada e foi nada disso. Me dou muito bem com meus pais, sou muito sortuda. Eu pensava: para que eu vou sair de casa e ter apurrinhação?", diverte-se. "Na primeira semana que morei sozinha eu só comia pizza. Minha casa não era muito organizada, quando ia alguém me visitar eu ficava louca arrumando tudo. E descobri que o leite não brota na geladeira, se você não comprar não tem", entrega aos risos.

A experiência de dois anos e meio no interior paulista trouxe crescimento pessoal e profissional. "A gente gravava show, manifestação, desfile... só ia eu e o câmera. Você faz parceria e aprende coisas que passsariam despercebido com equipe grande. Foi um aprendizado muito bom, sou muito grata".

Durante um tempo, ela conciliou o trabalho em São Paulo com um novo trabalho no Rio, como repórter do programa Mais Você. Até que em junho de 2013 entrou para a equipe do Vídeo Show e voltou a morar definitivamente no Rio. "Foi um presente"

Roberto Carlos e Tony Ramos

Das entrevistas feitas para o Vídeo Show até agora, duas tiveram um gostinho mais especial para Marcela. "Uma foi com Roberto Carlos, no especial dele dele no ano passado.  Sou fã dele, cresci ouvindo. Enquanto minhas amigas cantavam ídolos teens eu cantava Roberto Carlos", conta. "A gente nem ia falar com ele, ele não conseguiria atender a imprensa. Daí fui nos bastidores e pensei: 'vou tentar'. Pedi pessoalmente e ele foi mega gentil comigo, topou fazer sem pensar duas vezes. Confesso que deu um friozinho na barriga", entrega.

A outra entrevista foi uma surpresa que o programa fez no aniversário de Tony Ramos. Era preciso 'enrolar' o ator para que ele não percebesse a chegada do bolo com velinha e tudo. "Ele é uma pessoa muito querida, profissional incrível e muito do bem. Ele ficou com os olhinhos cheios d'água. Me deu um alívio. Quando fui acender a vela minha mão estava tremendo".

Para ela, a receita para as matérias ficarem mais interessantes é conversar com naturalidade. "Costumo fazer isso no Vídeo Show, improviso muito. Leio o roteiro, mas às vezes a resposta te dá um gancho para ir por um caminho melhor. As pessas na rua falam que parece que estou falando com elas em suas casas", comemora.

Sonho da maternidade

Solteira, Marcela pensa em formar uma família, mas é um projeto a longo prazo. "Quero muito ser mãe um dia, mas quero fazer muita coisa no trabalho antes. Construir uma família e ter filhos é um sonho, mas não para agora", conta. 

Outro sonho da apresentadora é ter seu próprio programa de entrevistas, algo semelhante ao Estrelas, de Angélica. "Tenho muitos planos. Meu sonho é me aposentar velhinha na televisão dando boa tarde ou boa noite para quem está em casa. Eu sou completamemnte apaixonada pelo que eu faço", afirma. "Vocês vão ter que me aguentar por um tempo ainda", brinca.

por Kellen Rodrigues
Atualizado sexta 10 maio, 2019 (255672)

Mais conteúdo sobre:

COMPRE E GANHE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  1. 1 Aos 83 anos, comediante se despediu com uma bonita declaração nas redes sociais e comoveu fãs Carlos Alberto de Nóbrega anuncia morte na família
  2. 2 Tici Pinheiro encanta web ao mostrar Rafa Justus na bateria
  3. 3 Com clique picante, Geisy Arruda rebate críticas na web
  4. 4 A Fazenda: Lucas diz que Hari e Thayse podem ir para a roça
  5. 5 'Auto da Compadecida' será reexibida na Globo
  6. 6 Cissa Guimarães surge em clique raro ao lado da família
  7. 7 Eliana posa com decote à mostra e impressiona web
  8. 8 Thais Fersoza e Michel Teló flagram os filhos cantando
  9. 9 Alessandra Ambrosio eleva temperatura com maiô justinho
  10. 10 Juliana Paes compartilha clique com todo o elenco