tv Importante!

Juliana Alves manda recado importante sobre racismo: ''A verdade que falamos há tanto tempo''

Juliana Alves compartilha mensagem importante sobre as recentes mobilizações contra o racismo

CARAS Digital Publicado quarta 3 junho, 2020

Juliana Alves compartilha mensagem importante sobre as recentes mobilizações contra o racismo
Juliana Alves compartilha mensagem importantes sobre as recentes mobilizações contra o racismo - Instagram

Em tempos em que é necessário exigir mudanças, se manter em silêncio é escolher um posicionamento.

Na última terça-feira, 2 Juliana Alves aproveitou toda a mobilização recente contra o racismo para compartilhar uma mensagem extremamente importante sobre o real valor de muitas manifestações.

''Minha formação pessoal se deve a mulheres negras incansáveis na luta. Se hoje podemos dizer que conquistamos muitas coisas, foi graças a há movimentos que muitas vezes são INVISIBILIZADOS e chamados de chatos.Por muitos... Obrigada por postar o quadradinho preto. Você quis dizer que temos que parar pra pensar e mudar isso, não é? Temos quem? Minhas caras, será que sua adesão ao blackout pode te ajudar a ENXERGAR a verdade que falamos há tanto tempo? Você poderia aderir ao movimento de REFLETIR? Sobre o que você tem feito sobre isso. Sobre o seu PONTO DE VISTA? O que você enxerga quando vê um homem negro correndo na rua?'', começou a atriz, impondo uma série de questionamentos essenciais.

''O que vem à sua cabeça quando fica sabendo que um jovem negro foi morto na favela? O que você enxerga? O que você enxerga quando sabe que uma dona de casa foi arrancada da sua porta, na frente dos filhos, e arrastada por um carro de polícia? O que você enxerga quando um helicóptero dá tiro, “só na cabecinha”? O que você lê na palavra MIMIMI?''

O texto compartilhado não deixou de realizar críticas diretas à conjuntura política atual do país. ''E quando a maior autoridade do país ridiculariza a luta do povo negro por justiça e a luta dos povos indígenas? Qual a imagem que você vê quando escuta que tem que armar o povo? De que “povo” ele tá falando? Da favela? Será? Cara gente amiga, influencer, mãe, amante da cultura brasileira, artista... Chegou a hora de parar de NÃO ENXERGAR. Hora de deixar a gente VER de que lado você está!'', afirmou.

''Não era pra ser assim. Mas é. Não era pra ter racismo, plano de genocídio da população negra, mas ESTÁ TENDO há muito tempo. Por que nós NÃO SOMOS IGUAIS. E isso não era pra ser ruim. Você que esteve com os olhos fechados a nosso respeito. Pode abrir. Não é seu lugar de fala. Mas você pode e deve mudar suas escolhas''.

Por fim, o texto falou sobre formas efetivas de promover algum tipo de mudança prática em relação a este grave problema estrutural de nossa sociedade.''Você está disposta a fazer sua parte, minha cara? Você já coloriu suas ideias e entende que você é parte disso? Porque não foram as pessoas negras que inventaram o racismo. Quantos funcionários (as) tomam decisões importantes pra sua empresa? Contrate mais pessoas negras. Dê oportunidade pra pessoas negras. Pague o justo pelo trabalho delas. Precisamos respirar. Você está vendo. Quero e aceito seu gesto''.

Receba notícias da CARAS Brasil no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!

 

Último acesso: 03 Jul 2020 - 08:37:22 (353318).