TV Feminista, sim!

Julia Faria fala sobre a importância do empoderamento feminino

Atriz comemora sucesso como escritora e revela novos projetos

quinta 9 agosto, 2018
Julia Faria
Julia Faria Luiza Ferraz/Divulgação

Julia Faria, influenciadora digital com mais de um milhão de seguidores nas redes sociais e 103 mil inscritos no YouTube, também é escritora!

A artriz, que sempre gostou de escrever, hoje usa as palavras para transmitir questões de interesse e suma importância para jovens em formação social. No ano passado, lançou seu primeiro livro, Para as solteiras com amor – Porque todo mundo já foi um dia, da Companhia das Letras, que traz uma forte mensagem sobre empoderamento feminino.

Mais Notícias

Na obra, a loira discorre - de forma leve e sutil - sobre como é possível ser feliz sozinha e reforça a importância do autoconhecimento e da aceitação.

Em entrevista exclusiva para a CARAS Digital, Julia revela novos projetos editoriais, fala sobre a relevância das redes sociais e destaque princípios feministas. Confira:

Seu livro apresenta uma forte mensagem sobre o poder feminino? Considera-se uma militante do feminismo?
Acho que sim, é tão óbvia a igualdade de direitos que nem sei pensar que a gente está militando por causa disso. Gosto de pensar que estamos lutando por direitos iguais e que é uma luta que precisa de união, força e participação de todos: homens e mulheres. Sou uma militante do amor próprio, do amor igualitário. 

Em sua opinião, qual a relevância do tema nos dias de hoje?
A relevância é total. Acho que nunca o assunto foi tão falado, e que bom! Que a gente continue falando, até que consigamos colocar as coisas no lugar. 

Na Bienal do Livro de São Paulo, você participará da mesa redonda com o tema Lugar de Mulher é aonde ela quiser. Já passou por alguma situação machista?
Não me lembro de ter passado por uma situação machista tão evidente, mas desde muito novinha sempre fui de saber o que eu queria, de me posicionar, de brigar pelos meus direitos. Eu sempre tive uma voz bem ativa, bem forte e acredito que isso, de alguma maneira, tenha me blindado deste tipo de situação. Já me vi em uma relação que quando senti que estava abusivo, meio que perdendo o controle de quem eu era, rapidamente pulei fora.

Como lida o fim de relacionamentos?
No livro eu trato de fim de relacionamento de várias maneiras, não tem só bom humor, tem dor também. Não tem como você terminar um relacionamento sem dor e eu falo isso várias vezes. Mesmo que você não queira mais, mesmo que você esteja certa da sua decisão, não tem como não doer. Aliás, tudo que está no livro é o que eu sou na vida real. Não dá para generalizar, se eu choro, se eu supero. Qualquer mudança drástica é dolorosa, mesmo que a consequência seja maravilhosa, lá na frente você vai entender. Já passei por relações que eu chorei muito, durante muito tempo. Acho que quando eu era mais nova chorava mais, hoje eu sou mais prática e sei que tudo vai dar certo e que do chão a gente não passa.

Pretende lançar outro livro?
Lançarei mais dois. Estou neste processo, mas gosto de esperar a hora certa, não curto escrever sob pressão. O próximo será "Para as comprometidas com amor", meio que no mesmo formato do anterior, serão crônicas. O terceiro vai ser ficção, mas eu nem comecei a pensar nele ainda.

Você é considerada uma digital influencer e faz muito sucesso entre os internautas. Como lida com a responsabilidade?
Eu lido com muito respeito. Hoje tenho total noção do tamanho dessa responsabilidade. Foi uma coisa construída também, ano após ano, não veio da noite para o dia, foi e é o tipo de confiança que você leva um tempão para conquistar. Fico feliz de ter esse reconhecimento do público que me acompanha. Eu acho que eu tenho essa relação com as pessoas que me acompanham porque eu prezo muito por elas, eu tenho muito respeito, tenho total consciência do valor que cada um tem, sabe?

por Mariana Millan
Atualizado quinta 9 agosto, 2018 (305309) | 16/12/2018 15:48:40

Mais conteúdo sobre:

CARAS Recomenda

  1. Arquiteta Teresa Simões é homenageada na Festa Talentos
  2. Vencedores da Rolling Stones Music Run recebem presente
  3. Dezembro Laranja mobiliza famosos e colore o País
  4. Ivete Sangalo embala comemoração dos 25 anos de CARAS

Receba em Casa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  1. 1 Fernanda Gentil deixa a bancada de 'Esporte Espetacular'
  2. 2 Marina Ruy Barbosa reencontra Fernanda Montenegro
  3. 3 Miss Universo terá apenas juradas mulheres neste domingo
  4. 4 Maisa Silva abre o jogo sobre depressão e drogas
  5. 5 Vivian Amorim faz a temperatura subir com foto de biquíni
  6. 6 Zezé Di Camargo faz declaração íntima para Graciele Lacerda
  7. 7 Geisy Arruda coloca bumbum para jogo em foto hipersensual
  8. 8 Ana Furtado surge megassorridente em passeio com a filha
  9. 9 Sabrina Sato espera Zoe cair no sono e se monta inteira
  10. 10 Simone Mendes se declara para Whindersson Nunes