Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARAS
TV / Muito talento!

João Côrtes fala da versatilidade de seus personagens e revela novos projetos para 2022

Durante um bate-papo exclusivo, João Côrtes abriu o jogo sobre seus personagens atuais e sobre as novidades em sua carreira

Valentina Rosa Publicado em 10/11/2021, às 12h46 - Atualizado às 12h53

João Côrtes revela novos projetos para 2022 - Marcos Duarte
João Côrtes revela novos projetos para 2022 - Marcos Duarte

João Côrtes (26) é realmente um ator muito versátil. Atualmente ele estrela inúmeros projetos em diferentes emissoras e com diferentes contextos: "Acredito que essa é a diversão do nosso ofício, né? Esse é o playground pra mim. Poder brincar em terrenos diferentes, universos distintos. Cada projeto é um mergulho profundo num oceano particular, com cheiros, climas, temperaturas e criaturas únicas. Esse é um exercício lindo, de estar continuamente me explorando, descobrindo novos eu's, buscando diferentes repertórios emocionais e físicos…", disse ele durante um bate-papo super exclusivo para a CARAS Digital. 

Entre esses trabalhos, alguns foram gravados a tempos, outros mais recentemente, mas todos foram levados como desafios diferentes para ele: "Fiz uma série de comédia em 2019, passada nos tempos de hoje, com um sarcasmo inteligente, sutil, bem inglês. Um lugar de humor muito específico. Depois, em 2020 comecei a adentrar o universo de 'O Anjo de Hamburgo', um lugar bem mais sombrio, pesado, intenso... Uma série localizada em plena Segunda Guerra. Foi um grande desafio pra mim como ator. E agora em Rio Connection, novamente uma série de época, mas dessa vez, anos 70. Rio de Janeiro. O clima esquenta consideravelmente."

Um desses desafios inclusive foi trabalhar durante a pandemia de covid-19 que assolou o mundo durante 2020 e 2021. Nesse período, ele trabalhou em família, gravou com protocolos de segurança e até teve tempo para pensar em si mesmo e na carreira: "Eu fiz alguns projetos durante a pandemia. Escrevi um curta e filmei com meu irmão dentro de casa, produzido pela O2 Filmes (que inclusive está disponível no meu Instagram: 'Lucidez'), escrevi roteiros de longas, outros curtas... Mas em Abril de 2021 eu filmei Anjo de Hamburgo, e foi interessante, viu? É estranho voltar aos sets de filmagem, voltar a trabalhar..."

"A engrenagem precisa de um certo óleo, e um tempo de aquecimento pra voltar a funcionar a todo vapor. Eu sinto que esse período longo de quarentena me fez bem em muitos sentidos, principalmente no âmbito pessoal. Eu evoluí muito, espiritualmente, emocionalmente, intelectualmente... Foi fundamental. Mas realmente, se olhar pela ótica profissional, rolou um hiato. Ficar parado muito tempo nos empoeira.", continuou ele. 

Apesar do ano difícil, João já está pensando nos projetos futuros: "Estou escrevendo meu segundo longa-metragem, ainda faltam algumas páginas, mas já está bem encaminhado. Paralelo a isso, estou começando a produzir meu novo curta-metragem, que devemos filmar logo, logo. Roteiro meu, direção de fotografia do meu irmão, Gabriel Côrtes, com quem fiz meu outro curta 'Flush', e o longa 'Nas Mãos de Quem Me Leva'. E nesse momento estou bastante envolvido com a série 'Rio Connection'"

E claro, já se vê sua carreira em um patamar maior do que já está hoje: "Um artista mais evoluído, um ser humano melhor, fortalecido, potencializado, mais seguro e confiante de si. Um João mais ousado em suas escolhas profissionais. Com certeza fazendo cada vez mais projetos internacionais, multiculturais. Personagens mais ambiciosos. Pretendo continuar escrevendo e dirigindo bastante, quero viajar muito pelo planeta…", finalizou ele.