TV Debate

Joana Borges fala sobre assédio em 'Malhação': ''Sensação de impotência'

Joana Borges como Verena em 'Malhação
Joana Borges como Verena em 'Malhação Globo/João Miguel Júnior


Atriz elogia nova trama por tratar de assuntos tão importantes para jovens

Joana Borges tem 24 anos. 2 a menos do que a novela na qual estrela, Malhação, que já conta com 26 temporadas. O folhetim voltado ao público jovem busca cada vez mais tratar dos assuntos sérios que adolescentes enfrentam: tráfico e uso de drogas, distúrbios psiquiátricos, depressão. E abuso sexual. 

Joana vive Verena, uma adolescente de 15 anos, estudante do colégio Sapiência. Na trama, a garota é vítima de um ataque sexual de Breno, seu professor de história. Então, a trama desenvolve-se discutindo um assunto em pauta por toda a mídia nos últimos meses: o assédio. 

Mais Notícias

“É um tema que tem ganhado muita visibilidade nos últimos tempos, e isso é uma ótima notícia. Mais mulheres têm criado coragem para denunciar seus assediadores/abusadores e o escândalo envolvendo João de Deus é um exemplo disso. Ao mesmo tempo, acredito que temos um caminho longo pela frente”, explicou a estrela ao G1.

Para ela, o fato de o assunto estar na boca do povo é de extrema importância, pois quando ela era adolescente, via tudo acontecendo e se incomodava, mas nunca recebeu conselhos adequados. “Quando eu tinha a idade da Verena, 15 anos, assédio, relacionamento abusivo, temas próximos da questão feminista, eram muito pouco elucidados. Não se falava disso como se fala hoje em dia", recordou.

“Tudo acontecia tal como hoje e lembro de me incomodar desde muito nova com o assédio principalmente, mas não havia reflexão a respeito. Pelo contrário, o conselho que me era dado era de ignorar, relevar, ‘fingir que não ouvi’”, indignou-se a garota.

Ela afirmou que nunca viveu situação muito grave, mas que "todas nós, em maior ou menor grau, já passamos por algum tipo de assédio.”

Apesar disso, já teve que lidar diretamente com vítimas de abuso sexual. “Lembro de uma menina de 13 anos que me mandou por dias seguidos desabafos muito dolorosos sobre uma situação de abuso pela qual passou. É uma sensação de impotência muito grande dos dois lados. Não tem muito o que falar, a não ser desejar-lhe que fique bem e que procure amparo entre amigos, familiares e psicólogos”, recomendou Joana.

"O assédio velado, em tom de brincadeira, ou disfarçado de elogio ainda é muito comum, inclusive dentro das empresas, em locais de trabalho e por parceiros de equipe", ressaltou por fim.

por CARAS Digital
Atualizado quarta 20 fevereiro, 2019 (313791) | 25/05/2019 14:32:56

Mais conteúdo sobre:

CARAS Recomenda

  1. Xande Valois curte a Ilha de CARAS com sua mãe
  2. Ivete Sangalo é Broto Legal
  3. Em SP, dentistas celebram nova tecnologia
  4. Dubai é repleta de atrações para todos os gostos

Receba em Casa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  1. 1 Sumida das telinhas, Bruna Lombardi faz reflexão na web
  2. 2 Flavia Pavanelli manda indireta para Leo Dias
  3. 3 Sandy surge deslumbrante em foto e web vai à loucura
  4. 4 Lore Improta aparece sorridente após fim de noivado com Leo
  5. 5 Como um presente para Tite, Neymar chega à Granja Comary
  6. 6 Luísa Sonza marca presença em evento de adoção em São Paulo
  7. 7 Flávia Alessandra celebra passeio incrível na Europa
  8. 8 Flávia Viana posta foto esplendorosa em Paris e web pira
  9. 9 Maisa realiza sonho ao entrevistar grande nome da televisão
  10. 10 Monica Benini encanta fãs ao mostrar foto do pequeno Otto