Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
TV / VEM AÍ!

Jayme Monjardim comenta sobre 'Passaporte para Liberdade': ''É uma honra contar essa história''

Durante coletiva de imprensa, diretor Jayme Monjardim contou um pouco sobre como chegou até à história contada na nova minissérie da Globo, 'Passaporte para Liberdade'

Carolina Felski Publicado em 10/12/2021, às 13h39 - Atualizado às 15h18

João Guimarães Rosa (Rodrigo Lombardi) e Aracy de Carvalho (Sophie Charlotte) - Globo/Victor Pollak
João Guimarães Rosa (Rodrigo Lombardi) e Aracy de Carvalho (Sophie Charlotte) - Globo/Victor Pollak

Jayme Monjardim (65), diretor dePassaporte para Liberdade - a nova minissérie da TV Globo - esteve com parte do elenco e com o autor e roteirista Mário Teixeira (53) em uma coletiva virtual na manhã desta sexta-feira, 10 - na qual a CARAS Digital participou - comentando sobre a produção e a estreia da série. 

Ao ser questionado sobre como chegou até a trama contada na minissérie, Monjardim diz que as histórias procuram seus contadores e protagonistas. Ele conta que, durante um ano, um escritório de advocacia telefonava dizendo que tinha uma história para ele.

"Eu acho que é o destino... Isso me fez ligar para o escritório, eu estava em São Paulo e fui até lá. Foi nesse dia que eu encontrei o filho da Aracy[de Carvalho], junto com o neto e a bisneta", completa. 

De acordo com Jayme, ele se emocionou após o encontro com os descendentes de Aracy de Carvalho, que contaram a ele sobre a história dela. Em seguida, o diretor entrou em contato com o diretor e roteirista Silvio de Abreu (78) para saber sua opinião sobre a história.

"O Mário [Teixeira, roteirista] estava começando a desenvolver uma novela e eu perguntei se ele poderia escrever essa história. Voltamos a São Paulo para fazer outras perguntas e pesquisas, a Sophie [Charlotte, atriz] me entregou mais de 5 mil documentos da Aracy de Carvalho, e nisso fomos nos apaixonando", destaca ainda o diretor.

Ainda segundo Monjardim, a história, que estava começando a ganhar vida, encantou também a empresa norte-americana de entretenimento Sony Pictures Entertainment, que entrou com a parceria para a primeira co-produção com a TV Globo. 

Jayme Monjardim comenta que acredita que foi escolhido para contar essa história. "Eu sempre digo para tomar muito cuidado com o que você pede para o destino, porque pode acontecer. É o dom da sorte, fico muito feliz por ser escolhido pelo mundo feminino para contar essas histórias", completa o diretor ainda de Olga e Maysa.

Sinopse de Passaporte para Liberdade

Baseada em uma história real, a série, dividida em 8 capítulos, tem como enredo a saga da brasileira Aracy de Carvalho, interpretada por Sophie Charlotte (32).

Aracy era funcionária do Consulado Brasileiro em Hamburgo. Ela entrou para a história ao arriscar sua própria vida para salvar judeus na Alemanha nazista durante a 2ª Guerra Mundial. Enfrentando o governo alemão e passando por cima de muitas regras vigentes no país, Aracy emitia vistos para que judeus pudessem imigrar e sobreviver.

Foi em Hamburgo que Aracy conheceu o grande amor de sua vida, o escritor brasileiro Guimarães Rosa, interpretado por Rodrigo Lombardi (45).

Passaporte para Liberdade estreia na TV Globo no dia 20 de dezembro.