Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS
TV / Exclusiva

Henrique Fogaça fala sobre 'O Mundo do Sal', seu novo livro: ''É divertido, didático e útil''

Fogaça, do Masterchef, conta detalhes sobre seu novo livro em entrevista com a CARAS Digital

Isabela Thurmann Publicado em 23/12/2021, às 15h44 - Atualizado às 16h04

Em entrevista, Henrique Fogaça fala sobre seu novo livro - Rodrigo Marques
Em entrevista, Henrique Fogaça fala sobre seu novo livro - Rodrigo Marques

Não é segredo nenhum que o sal é um ingrediente importante na vida do chef de cozinha Henrique Fogaça (47).

Um de seus restaurantes leva o nome do tempero e, no comecinho de dezembro, ele lançou um livro novo sobre a especiaria.

Intitulado O Mundo do Sal, o exemplar conta um pouco da história do condimento e conta com um compilado de 45 receitas feitas pelo jurado do Masterchef.

Em conversa com a CARAS Digital, ele revelou de onde vem a proximidade que tem com o sal: “O sal tem uma contribuição importante não só na gastronomia, mas na influência na política, na economia, na cultura e na sociedade. Mas, na gastronomia, o sal é um dos elementos mais importantes, é o que dá sabor aos pratos, sem ele, não existiriam diversas receitas com sabores diferentes”, começou dizendo.

“Eu sou super curioso e cuidadoso com cada ingrediente que utilizo nas minhas receitas, e o sal sempre foi um item muito valioso nos preparos, gosto de usá-los das mais variadas formas. E para a minha vida, o sal é essencial, afinal, de que vale um prato se não tem sabor? Então, de certa forma ele tem um papel afetivo na minha vida, com certeza”, admitiu em seguida.

“A ideia de escrever o livro partiu de uma troca com a editora, estávamos conversando  como a minha empresa e restaurantes já homenageiam o sal como eixo da gastronomia, a partir daí foi feito uma pesquisa que mostrou que não havia um livro com o formato que pensamos - mostrando 5.000 anos de protagonismo do sal na vida da humanidade na cultura popular, cultura geral, religião, alimentação, geografia, história e uso industrial do sal. Então começamos a pensar sobre os temas relacionados e decidimos incluir um ‘plus’ com a curadoria e as receitas feitas por mim. O livro é divertido, didático e útil, com interesse para profissionais da culinária e para amadores que curtem descobrir esse tipo de curiosidade”, respondeu o pai de Olívia (15) ao ser questionado sobre de onde veio a intenção de escrever sobre o ingrediente.

A nova temporada do Masterchef já está com as inscrições abertas. Fogaça revelou que ainda não pensou em colocar alguma das receitas do livro na próxima edição, mas que com certeza irá fazer isso.

“Essa é difícil [risos]”, falou bem-humorado ao responder qual dentre as 45 receitas era a sua favorita. Em seguida, ele justificou: “Porque tem muita receita bacana e cada uma para uma ocasião”.

O chef acabou aproveitando o clima de Fim de Ano para eleger uma: “Como estamos na época de Natal vou citar uma que pode ser interessante para esse momento festivo, que é a costela suína com a farofa de milho”, revelou.

Pode não ser um negócio certeiro, mas quem gostou do estilo da obra publicada por Henrique já pode ficar animado. “Acabei de lançar, então meu foco é este livro agora, mas com certeza não descarto a possibilidade de novas publicações seguindo essa linha”, contou.

Confira a capa de O Mundo do Sal – História, cultura e receitas do chef Henrique Fogaça, novo livro do jurado do Masterchef:

Em entrevista, Henrique Fogaça fala sobre seu novo livro