tv Consciente!

Gisele Bündchen reflete sobre sua trajetória como ativista ambiental: ''Tento dar bons exemplos''

Gisele Bündchen reflete sobre políticas atuais ao falar sobre sua trajetória como ativista ambiental

CARAS Digital Publicado quarta 3 março, 2021

Gisele Bündchen reflete sobre políticas atuais ao falar sobre sua trajetória como ativista ambiental
Gisele Bündchen reflete sobre políticas atuais ao falar sobre sua trajetória como ativista ambiental - Reprodução/Instagram

Gisele Bündchen nunca escondeu a conexão profunda que estabeleceu com a natureza.

Conhecida por se colocar na linha de frente de causas extremamente importantes, a supermodelo vem levantando bandeiras sobre a conservação do meio ambiente e a criação de projetos de conscientização voltados para este contexto, no qual as políticas públicas nem sempre priorizam a preservação deste bem tão precioso.

Ao conceder uma entrevista para a BBC News Brasil, Gisele refletiu sobre sua trajetória como ativista ambiental, revelando suas grandes motivações e a forma que encontrou de conscientizar a população por meio de seus projetos e parcerias.

''Desde criança, sempre tive uma conexão profunda com a natureza. Tive a sorte de poder correr descalça pela rua, subir nas árvores, colher fruta do pé. É sempre na natureza que busco recarregar minhas energias. Desde pequena, sonhava em conhecer a Amazônia, tão imponente e poderosa, um lugar sagrado. Em 2004, tive a oportunidade de ficar em uma tribo indígena no Xingu por alguns dias e pude vivenciar sua linda forma de vida em harmonia com a natureza, mas também os problemas que eles enfrentavam devido à poluição e ao desmatamento. Foi ali que decidi que queria fazer algo para ajudar e comecei meu trabalho em defesa da natureza ­— e, desde então, nunca mais parei'', contou ela.

Gisele deixou bem claro o quanto prioriza a inserção da sustentabilidade em seu cotidiano e principalmente, na vida de seus filhos: ''Acredito que você só cuida e protege aquilo que ama, e isso só é possível se você o conhece. Então, sempre priorizei passar o maior tempo possível com meus filhos na natureza. Assim, eles podem sentir na pele os benefícios que ela nos traz e, consequentemente, irão apreciá-la e valorizá-la'', pontuou.

''Para mim, o melhor que você pode fazer é ser o exemplo. Tento dar bons exemplos para, quem sabe, despertar nos meus filhos o mesmo cuidado e amor pela natureza. Em casa, fazemos aquelas coisas básicas de reciclar o lixo, não desperdiçar alimento ou água. Também usamos garrafinhas reutilizáveis para evitar o consumo excessivo de plástico... Além disso, temos uma horta onde colhemos muitas das verduras e vegetais que consumimos. São essas experiências que vão fazendo com que eles entendam os processos da mãe natureza, de onde vem nossa comida, o tempo e cuidado necessários para que possam chegar à nossa mesa'', disse ela, afirmando também que procura se manter sempre bem informada para poder fazer sua parte em relação às questões reais de nosso planeta.

''Eu adoro estudar e conhecer os assuntos mais a fundo. Por isso, estou em contato constante com estudiosos, cientistas, pesquisadores do mundo todo para me cercar de informações variadas sobre este tema. Independentemente de você acreditar ou não no aquecimento global, uma coisa é fato e ninguém pode negar: os recursos naturais são finitos e a natureza leva anos, décadas, para regenerar aquilo que é destruído em minutos. Somos nós que precisamos da natureza e de tudo que ela provê para nossa sobrevivência, não o contrário'', colocou. ''Sou uma pessoa otimista. Procuro focar no positivo e em como posso ajudar e contribuir, pois ficar só olhando, apontando o dedo para o que não está certo e não fazer nada para transformar a situação só acirra os ânimos e não resolve os problemas''.

Por fim, Gisele explicou que uma das grandes motivações de seus projetos tem a ver com uma das peças chaves para uma mudança efetiva na mentalidade da população: ''As crianças são sempre a nossa esperança. Se pudermos dar a elas as ferramentas certas para que possam florescer, poderão criar um mundo melhor para elas viverem'', colocou.

 

 

 

Último acesso: 11 Apr 2021 - 00:08:28 (379956).

Leia também

TV CARAS