Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Fim do 'American Idol': Relembre os principais artistas revelados pelo programa!

'American Idol', o reality show que revolucionou os shows de talentos em todo mundo e revelou nomes como Kelly Clarkson e Jennifer Hudson, terá sua última temporada em janeiro de 2016

CARAS Digital Publicado em 11/05/2015, às 11h42 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Antes e depois: Kelly Clarkson, Jennifer Hudson e Carrie Underwood - Getty Images/ Reprodução FOX
Antes e depois: Kelly Clarkson, Jennifer Hudson e Carrie Underwood - Getty Images/ Reprodução FOX

O American Idol irá ganhar a décima quinta e última temporada em janeiro de 2016. O anúncio foi feito pela Fox nesta segunda-feira, 11, confirmando que o reality show apresentado por Ryan Seacrest irá sair de sua grade. Jennifer Lopez, Harry Connick Jr. e Keith Urban voltarão aos postos de jurados com a missão de revelar o último ídolo da música pelo programa. 

A notícia do cancelamento foi recebida com surpresa, já que o programa estava finalmente se recuperando de uma longa crise. A audiência voltou a crescer, apesar de estar longe da média de quando o reality era novidade - a final da segunda temporada foi vista por 39 milhões de pessoas, enquanto a 14ª temporada, que está no ar nos Estados Unidos, só teve pico de 9 milhões de telespectadores por enquanto. Nesta quarta-feira, 13, será revelado o 14º vencedor do programa. 

Criado por Simon Fuller, o mesmo responsável pelas Spice Girls nos anos 90, o programa se tornou uma febre nos Estados Unidos quando foi lançado, ocupando o posto de programa mais visto da televisão americana durante as primeiras temporadas. O alerta de crise começou a tocar na oitava edição, com a saída de Paula Abdul, uma das juradas originais. Nos anos seguintes, Simon Cowell e depois Randy Jackson também abandonaram o barco. Enquanto isso, Ellen DeGeneresKara DioGuardiSteven Tyler, Mariah Carey e Nicki Minaj também chegaram a ocupar lugares no júri do programa até a formação atual ter sido definida. 

Com a chegada de outros formatos de shows de talentos na televisão americana, tal como o The Voice, o American Idol foi perdendo o fôlego e os últimos vencedores, como Caleb Johnson e Candice Glover, não conseguiram nem um 1/3 do sucesso que seus antecessores tiveram quando foram lançados pelo programa. Mas mesmo assim, o reality revelou grandes nomes da música pop que venceram prêmios importantes como Grammy e até o Oscar. Relembre: 

Kelly Clarkson (American Idol 1)

A 'primeira e única' American Idol, como gosta de lembrar Ryan Seacrest, é considerada a grande responsável pelo sucesso do programa. Simon Cowell chegou a dizer que se não fosse pela Kelly, o Idol não teria emplacado na televisão americana. A cantora vendeu mais de 20 milhões de discos mundialmente, ganhou 3 Grammy Awards e 5 dos seus 6 discos de estúdio chegaram ao primeiro lugar de vendas da Billboard. Seus principais hits são Since U Been Gone, Breakaway, What Doesn't Kill You (Stronger), e atualmente ela divulga o álbum Piece by Piece.

Jennifer Hudson (American Idol 3)

Mesmo considerada a favorita da temporada, J-Hud foi eliminada nas primeiras semanas da competição, o que causou uma revolta dos telespectadores. Mesmo sem ganhar, ela se tornou a candidata mais bem-sucedida de sua edição, que foi vencida por Fantasia Barrino. Jennifer ganhou um Oscar e um Globo de Ouro pelo filme Dreamgirls e um Grammy pelo álbum que recebeu seu nome, em 2009. 

Carrie Underwood (American Idol 4)

Após vencer o programa, Carrie lançou quatro discos de estúdio, venceu 7 Grammy Awards e foi coroada como 'nova rainha do country' pelos fãs do estilo musical. Ela também vendeu mais de 20 milhões de discos mundialmente e seus principais hits são Before He Cheats, Just a Dream e Good Girl

Chris Daughtry (American Idol 5)

Eliminado na reta final da temporada, Daughtry aproveitou a popularidade do programa para criar uma banda de rock com seu nome e lançar seu novo projeto. Ele emplacou dois discos no primeiro lugar da Billboard e se tornou o terceiro Idol mais bem-sucedido em termos de vendas, ficando atrás de Kelly e Carrie. 

Katharine McPhee (American Idol 5)

Apesar de ter ficado em segundo lugar, Katharine seguiu os passos de Jennifer Hudson e também investiu na carreira de atriz. Ela foi protagonista da série Smash, da NBC, e está no elenco de Scorpion.

Jordin Sparks (American Idol 6) 

Aos 16 anos, ela foi a vencedora mais jovem do programa. Jordin emplacou os hits No Air e Tattoo. Ela também teve uma carreira no cinema, contracenando com Whitney Houston no filme Sparkle.

Adam Lambert (American Idol 8)

Uma das vozes mais potentes de toda a competição, Adam lançou o disco Trespassing em primeiro lugar da Billboard, conseguiu personagens nas séries Glee e Pretty Little Liars, e passou o último ano em turnê como vocalista convidado da banda Queen. Agora ele se prepara para lançar o disco The Original High.

Phillip Phillips (American Idol 11) 

O cantor foi o último vencedor a conseguir emplacar um hit com a canção Home, do álbum The World from the Side of the Moon, lançado em 2012. No ano passado, ele divulgou o disco Behind the Light e atualmente ele processa os produtores do American Idol para tentar conseguir mais liberdade nas decisões de sua carreira.