tv Gugu Vive

Família de Gugu Liberato lança campanha para conscientizar doação de órgãos 

Um ano após a morte do apresentador, a família lança a campanha 'Gugu Vive' para incentivar a doação de órgãos e salvar vidas

Daniela Santos Publicado quinta 19 novembro, 2020

Um ano após a morte do apresentador, a família lança a campanha 'Gugu Vive' para incentivar a doação de órgãos e salvar vidas
Família de Gugu lançam campanha de doação de órgãos - Reprodução/Instagram

A família de Gugu Liberato criou uma campanha para incentivar a doação de órgãos. 

Na tarde desta quinta-feira, 19, aconteceu o lançamento do projeto Gugu Vive que tem como objetivo fazer com que muitas pessoas se espelham na atitude do apresentador, que deixou claro aos parentes que tinha o desejo de ser um doador após a sua morte e assim ajudou a salvar a vida de mais de 50 pessoas que estavam a espera de um transplante. 

Em uma coletiva de imprensa online os filhos de Gugu, João Augusto, Marina e Sofia, falaram sobre a ideia do projeto e ressaltaram que o pai estaria muito orgulho deles promoveram uma causa que tem o intuito de beneficiar muitas pessoas. 

"Ele querer doar os órgãos e a gente concordar com isso, querer fazer a vontade dele foi o que acalmou nossos corações. Nós estamos felizes em estar aqui de realizar esse desejo tão nobre do meu pai quando estava vivo. Meu pai era uma pessoa muito generosa e isso não mudou depois que ele partiu. A campanha nos ajudou confortando nossos corações e meu pai ajudou muitas pessoas com a doação. Ele sempre queria ajudar o próximo, queria ver felicidade e o fato de ele continuar fazendo isso depois da morte é muito reconfortante. Sinto meu pai todos os dias, sinto que ele está comigo e esse sentimento me acalma", disse o primogênito do comunicador. 

As gêmeas também se manifestaram sobre a felicidade de realizaram a campanha. "A gente quis fazer parte dessa campanha. Todo dia que eu pinto na minha escola, lembro do meu pai", contou Sofia, lembrando que o pai gostava muito de pintar quadros e ela também segue o mesmo hobby. "Eu acho que meu pai está muito alegre lá em cima sabendo que estamos fazendo parte dessa campanha, que é o que ele sempre quis: doar órgãos. Tenho quadros, porta-retratos do meu pai em casa e toda noite, antes de dormir, dou um beijinho", confessou Marina. Os três são frutos da relação de Gugu com Rose Miriam.

Dona Maria do Céu também participou do lançamento e revelou seu desejo de conhecer a pessoa que recebeu o coração de Gugu. "Acho que vendo essa pessoa, estaria vendo o meu filho. Vou fazer tudo para achar essa pessoa", revelou. Ela também contou que a princípio não queria fazer a doação, mas depois ficou feliz em realizar o desejo do filho. "Quando pediram para doar os órgãos, eu não queria. Eu achava que a pessoa ia ficar deformada. Depois aceitei. Então eu estava triste e agora estou triste por não ter aceitado porque era o que ele queria, eu não podia deixar de doar. Ele deve estar muito feliz lá onde ele estiver", afirmou.

A irmã de Gugu, Aparecida Liberato, falou da importância da campanha. "Hoje é um dia especial. Nós estamos realizando aqui, não é algo que escolhemos... Foi o Gugu. Ele falou em vida que queria doar os órgãos e nós apenas consentimos. A campanha surgiu a partir dele. Em vida, Gugu sempre realizou o que gostava e o que queria, que era realizar sonhos das pessoas, inspirar. E é exatamente isso que essa campanha se propõe", ressaltou ela.

O evento ainda contou com a presença do Dr. José Huygens Parente Garcia, que é presidente da ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos), que ressaltou como foi importante a família do Gugu autorizar a doação de órgãos e assim incentivar muitas outras pessoas a fazerem o mesmo. Vale dizer que de acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes em 2019 a taxa de doadores efetivos no Brasil cresceu 6,5% e um dos fatores do aumento foi justamente a decisão do comunicador, que doou os órgãos e tecidos. 

Gugu faleceu aos 60 anos, no dia 21 de novembro do ano passado, após sofrer um acidente em sua casa na Flórida, nos Estados Unidos.

Confira:

Família de Gugu lançam campanha de doação de órgãos
Marina, João Augusto e Sofia - Foto: Divulgação

Família de Gugu lançam campanha de doação de órgãos
Dona Maria do Céu - Foto: Divulgação

Último acesso: 28 Nov 2020 - 02:42:24 (368897).

Leia também

TV CARAS