tv Exclusiva

Day Mesquita fala sobre seu estilo de vida sustentável: ''Dar voz às causas que acredito''

Durante um bate-papo exclusivo com a CARAS Digital, Day Mesquita falou de sua relação com um estilo de vida mais sustentável

Valentina Rosa Publicado quinta 16 setembro, 2021

Durante um bate-papo exclusivo com a CARAS Digital, Day Mesquita falou de sua relação com um estilo de vida mais sustentável
Day Mesquita fala sobre seu estilo de vida sustentável - Adri Lima

Muito além de seu trabalho como atriz, Day Mesquita (35) é um ativista de assuntos importantes pautadas pela sociedade como sustentabilidade, vegetarianismo e feminismo: "Esses três assuntos são questões que julgo de extrema importância de serem falados, discutidos e divulgados.", disse a atriz em um bate-papo exclusivo com a CARAS Digital, onde ela falou abertamente sobre seu estilo de vida sustentável. 

Day é vegetariana há 10 anos e isso começou seguindo os passos de sua mãe, que também não come carne: "Minha mãe é vegetariana há uns 20 anos e acho que, de certa forma, o exemplo dela dentro de casa me fez pensar e buscar saber mais sobre o assunto. Quanto mais me informava sobre a indústria pecuarista e seus modos de produção, por exemplo, mais foi virando uma chavinha, até começar a ver um prato diretamente associado ao como ele chegou à minha mesa. A minha decisão em parar o consumo de carne foi pensando na exploração, sofrimento e morte animal. E não fazia sentido para mim manter essa prática, já que o amor e cuidado aos animais sempre foi muito forte em mim."

Toda a visibilidade que ela deu ao assunto fez com que ela fosse chamada para ser embaixadora da Sociedade Vegetariana Brasileira. Quem lhe chamou foi a amiga e colega de trabalho Dani Moreno (35), que também é embaixadora do instituto: "Estávamos fazendo a novela Amor Sem Igual juntas e ela me desafiou nas redes sociais a passar uma segunda não apenas sem carne, mas sem alimentos de origem animal. Comecei a fazer do desafio uma rotina e logo depois veio o convite para me tornar também uma das embaixadoras. Fiquei muito honrada por poder apoiar essa causa e poder ajudar e contribuir de certa forma a passar adiante informações e ir aprendendo e tendo cada vez mais conhecimento sobre esse assunto."

Além de mudar sua forma de pensar sobre a alimentação, Day tem uma visão diferente sobre a moda. Ela é adepta do slow fashion, um movimento de consciência socioambiental, que valoriza sistemas de produção de média ou pequena escala, se contrapondo as grandes marcas de roupas. Para ela, é muito importante cobrar essas questões das empresas de moda para o bem da sustentabilidade do planeta. "O slow fashion é algo que venho descobrindo e buscando incorporar nos meus hábitos e rotina de consumo. Precisamos estar cada vez mais atentos que necessitamos viver em um planeta mais sustentável com urgência e, infelizmente, ainda temos muito a evoluir como sociedade nesse sentido, mas essa consciência precisa acontecer, e rápido!"

"Acho que as marcas que pensarem, cada vez mais, no impacto ambiental que seus produtos geram, sairão sempre na frente num futuro próximo. Quanto mais constante for essa prática, mais o mercado se adaptará a essa nova realidade, mais as pessoas começarão a pensar sobre isso, pois acho que antes de tudo, é um conhecimento que precisa ser disseminado. A indústria da moda está entre uma das mais poluidoras do mundo. Nós precisamos saber sobre os impactos que são gerados e começar a pensar, analisar e escolher melhores opções de consumo, e isso é algo que tenho buscado fazer e pensado cada vez mais.", completou ela. 

Para ela, o trabalho na TV lhe ajuda a dar visibilidade na disseminação desse conteúdo: "Diante de toda a estrutura cultural que temos, me sinto aprendendo a cada dia sobre cada um desses assuntos, e disseminar informações que gerem reflexão é essencial para que muitas de nossas condutas sejam repensadas e ganhem uma ressignificação."

"O trabalho na TV de certa forma colabora para que todos os projetos que acredito ganhem força, pois tendo uma certa visibilidade, por conta dele, tenho a oportunidade de aprender e trocar essas informações e pautas com o público através das redes sociais e também através das personagens. A Poderosa de Amor Sem Igual, por exemplo, me permitia, através da história dela, dar voz a situações como a violência contra a mulher, algo que infelizmente é muito presente na vida de muitas mulheres e tristemente se intensificou ainda mais com a pandemia.", continuou ela. 

Mas, é claro que a atriz está sempre estudando esses assuntos para falar com propriedade cada um deles: "A partir do momento em que fui ganhando um reconhecimento maior na minha profissão e senti que podia dar voz às causas que acredito, cada vez mais tive a certeza que deveria me apropriar desse espaço também com minhas urgências coletivas. Leio muito e busco conhecimento para falar sobre os assuntos que me movem, mas sempre com a consciência que ainda tenho muito a aprender, e muitos conceitos equivocados a desconstruir diariamente, especialmente quando falo sobre assuntos que não são meu lugar de fala ou domínio."

Por fim, Day deu uma dica preciosa para quem deseja, assim como ela, seguir os passos de uma vida mais sustentável: "Uma boa forma de começar, e aqui listo aqui algumas atitudes que são essenciais no dia a dia, é buscar conhecer a procedência da marca que estamos comprando, buscar empresas que tenham consciência e ações em prol do meio ambiente e usar nosso poder  de consumo para essas marcas que tenham esse comprometimento, afinal, é dessa forma que outras empresas, querendo vender, verão que é vantajoso implementar mudanças o quanto antes. Além disso, separar o nosso lixo (orgânico de reciclável), evitar usar sacolas de plástico, optando pelas reutilizáveis, carregar sua própria garrafinha ao invés de usar diversos descartáveis... Como já diria o poeta Binho: Uma andorinha não faz verão, mas pode acordar o bando todo."

Último acesso: 19 Oct 2021 - 17:52:51 (399965).

Leia também

TV CARAS