CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Crítica: Por que 'Vizinhos' é a melhor série brasileira do ano?

A história de um casal que se relaciona com um grupo de jovens discutiu abertamente diversos tabus no canal GNT

Thiago Azanha Publicado em 29/07/2015, às 14h27 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elenco da série Vizinhos, no GNT - André/Carioba/GNT/Divulgação
Elenco da série Vizinhos, no GNT - André/Carioba/GNT/Divulgação

O GNT exibiu na noite de terça-feira, 28, o episódio final da excelente série Vizinhos.

A obra de Leonardo Moreira, Luiz Villaça e Rafael Gomes contou a história do casal Mário (Marcello Airoldi) e Luiza (Bianca Byington), ambos na casa dos 50 anos, que se veem sozinhos em uma mansão -- e dentro do relacionamento -- após a partida dos dois filhos. Do outro lado do muro, cinco jovens na faixa dos 20 e poucos anos vivem juntos em uma república e precisam lidar com o começo de suas vidas longe da casa dos pais.

A grande graça começa quando o casal resolve trocar de casa com o quinteto, na esperança de resgatar o passado feliz na antiga residência. O texto privilegia de forma sensível a visão de mundo de Luiza e Mário, com toda a bagagem que acumularam -- sendo ele um ex atleta olímpico de vôlei e ela uma sócia de auto escola -- com as incertezas do futuro de Júlia (Samya Pascotto) -- uma aspirante a atriz --, Eduardo (Bernardo Bibancos) -- um universitário que abandonou a faculdade para ganhar dinheiro como garoto de programa --, Marina (Gabriela Rocha) -- estudante de cursinho que procura seu pai na cidade grande --, Rodrigo (Francisco Miguez) -- o 'síndico' e mais responsável da república --  e Rafael (Giovanni Gallo) -- o mais divertido e non sense do grupo, geralmente acompanhado de um cigarrinho de maconha pela casa.

Como toda relação entre vizinhos, eles passam por altos e baixos, entre períodos de guerra e paz. Ao longo dos treze episódios, o auge se deu na reta final, quando Julia acaba transando com Mário. Ao descobrir a traição do marido e que todos ao seu redor sabiam do ocorrido, Luiza questionou os valores dos jovens -- e de si própria -- em uma cena histórica na TV brasileira.

O elenco jovem e afinado, por sua vez, conseguiu retratar parte dos dilemas enfrentados pela juventude do país: as dúvidas na faculdade -- Eduardo, por exemplo, abandonou o curso para ganhar dinheiro "fácil" como garoto de programa --, Rodrigo preferiu aceitar a oferta de um emprego melhor em Porto Alegre e deixar para trás sua namorada, Marina, -- enquanto Rafael enfrentou a gravidez e o aborto de sua ficante. 

O episódio do aborto me chamou a atenção pela forma como foi retratado, sem firulas ou tabus morais. A ficante de Rafael pediu para ele lhe entregar R$ 1.300 -- ela já tinha a outra metade -- para ir numa clínica e tirar a criança. Mário emprestou a grana para o jovem, sem antes explicar como é criar um filho, para ajudá-lo na situação -- dando autonomia para escolher o que queria: se tornar um pai sem muita responsabilidade ou meio que cortar o "mal" pela raíz.

Vizinhos não teve medo de discutir a fundo as questões dos jovens e adultos, sem falso moralismo e com a mente aberta para bater de frente com os tabus da sociedade. É, sem dúvida, a melhor série brasileira exibida em 2015.