Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

CARAS VÊ TV: 'Geração Brasil' tenta reconectar jovens com as novelas na TV

A novela escrita por Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, os mesmos de 'Cheias de Charme', mostrou uma história jovem e interessante, mas que se atropelou no ritmo alucinante

Thiago Azanha Publicado em 05/05/2014, às 19h09 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Lázaro Ramos e Murilo Benício na novela Geração Brasil - TV Globo / João Cotta
Lázaro Ramos e Murilo Benício na novela Geração Brasil - TV Globo / João Cotta

Com narrativa ágil e jovem, Geração Brasil estreou na noite desta segunda-feira, 5, mostrando que adotará uma linguagem e elementos presentes no mundo dos jovens.

Além do american way of life e todos os seus estereótipos tecnológicos presentesno Vale do Silício, nos Estados Unidos, a novela escrita por Filipe Miguez e Izabel de Oliveira também misturou diversos elementos que remetem à indústria cinematográfica de Hollywood.

+ Looks dos famosos no 1º capítulo de Geração Brasil

A mansão onde vive a família Marra, por exemplo, muito lembra a casa do Homem de Ferro, à beira de um penhasco com uma bela visto do oceano. Já a empresa de propriedade de Jonas Marra (Murilo Benício) pode ser identificada com a despojada empresa Google presente no filme Os Estagiários misturada à empresa fictícia Stark -- do bilionário Tony Stark.

Já o banho de banheira com pétalas na água de Pamela Parker-Marra (Cláudia Abreu) remeteu, como deixou claro, ao filme Beleza Americana. E a personalidade da personagem de Isabelle Drummond, Megan Lilly, bebeu na mesma fonte que o filme Bling Ring: A Gangue de Hollywood, de Sofia Coppola.

+ Geração Brasil: Saiba quem é quem na nova novela das sete

Já na abertura, o cantor Thiaguinho deixou claro o propósito da novela, com frases do tipo "o mundo está mudando" e "os jovens estão mudando, nascendo na geração da internet, compartilhando o conhecimento". E a julgar pela primeira impressão, a novela acertou em cheio ao tentar fazer com que os jovens se reconectem às novelas na TV.

O ritmo alucinante, por sua vez, apresentou quase todos os dezessete personagens principais da trama. É uma escolha arriscada, pois acelera no ritmo, mas se perde ao exigir que o público se lembre de todos ao fim do episódio -- com todas as suas respectivas tramas e problemas.

+ Veja antes e depois de atores que mudaram o visual para a novela Geração Brasil

Geração Brasil tem dezenas de histórias que devem, de alguma forma, se cruzar com a do personagem principal, Jonas Marra. Colocar o Brasil em evidência em ano de Copa do Mundo também é algo que mexe com o orgulho -- e interesse -- dos brasileiros. Resta esperar pra ver a reação dos jovens a esta trama jovem, cheia de elementos tecnológicos e ágil, se fazendo entender.