tv GORDOFOBIA!

Com 40kg a menos, vencedora da 2ª temporada do MasterChef fala sobre saúde, cozinha e gordofobia

Após perder 40kg, Izabel Alvares, vencedora da 2ª temporada do MasterChef Brasil fala sobre gordofobia, saúde e bem-estar

Emilly Nascimento Publicado quarta 18 setembro, 2019

Após perder 40kg, Izabel Alvares, vencedora da 2ª temporada do MasterChef Brasil fala sobre gordofobia, saúde e bem-estar
Izabel Alvares - CONSTANÇA SABENÇA

Izabel Alvares, vencedora da 2ª temporada do programa MasterChef Brasil, lançará seu livro Delícias da Izabel na próxima semana e, nesta quarta-feira, 18, ela falou com exclusividade com a CARAS Digital. 

A chef contou em detalhes como lidou com os ataques gordofóbicos que sofreu durante o reality, sobre a sua motivação para emagrecer e ainda deixou um recadinho para quem está passando pela mesma situação e também quer dar a volta por cima!

Quando questionada sobre qual momento ela se deu conta que poderia ganhar o programa, a morena respondeu: "Só na semifinal, acredita? Fui ganhando muitas provas depois da repescagem e perdendo o medo do jogo. Ganhando confiança e diminuindo a ansiedade. Isso é muito importante no Masterchef: lidar com a ansiedade"ela também revelou qual foi o momento que mais a marcou dentro da competição: "Quando a Paola disse que o prato que eu fiz, uma pastilla africana (que eu nunca tinha ouvido falar), estava melhor do que a original. Isso me emocionou muito, pois foi uma prova intuitiva. Nós provamos o prato e replicamos". 

Durante a competição, apesar de seu bom desempenho no jogo, Izabel teve que lidar com diversos ataques gordofóbicos na web, porém, recebeu muito apoio de seus familiares e amigos: "Pessoas mais próximas me ajudaram muito. Tentavam me colocar pra cima o tempo todo. Eu via no olhar deles uma preocupação genuína comigo e isso foi muito importante. No final, eu não conheço aquelas pessoas que estão me atacando... por que me preocupar tanto  com a opinião delas?", começou, e ainda afirmou que o bullying aumentou quando foi consagrada vencedora: "Aumentou muito em um primeiro momento. Natural que as pessoas fiquem revoltadas! O programa causa isso nos telespectadores. Apesar de ninguém provar nada do que fazemos, a torcida é muito grande e quando você torce para alguém que perde, é normal culpar o vencedor. Depois de um tempo, a raiva passa e os ataques param. Hoje não tenho praticamente haters. A minha mudança física também foi importante para que os ataques acabassem, sem dúvida. Agora sou normal, não causo estranheza. Isso é triste, mas é verdade", desabafou. 

"Obesidade é sinônimo de desleixo, falta de disciplina e cuidado. Infelizmente, muita gente julga a pessoa obesa, sem reconhecer que é uma doença e que muitas vezes, a pessoa precisa de ajuda e não de julgamento", completou. E afirmou que demorou cerca de um mês e meio após o fim do programa para conseguir voltar a se expor na internet sem medo de xingamentos. Ainda, sobre sua vida pós MasterChef, ela falou sobre o aprendizado que carrega: "Eu era a pessoa mais ansiosa do mundo. Hoje lido com a ansiedade de outra forma. Vivo o presente, me concentro no que faço ao invés de antecipar o futuro o tempo todo. As provas do programa me ajudaram nisso. Lidar com o inesperado, com o agora", exclamou e continuou: "Se importar menos com a opinião dos outros. Não baixar a cabeça quando for atacado, saber responder, se impor, se fortalecer física e emocionalmente", concluiu. 

Izabel emagreceu 42kg por questões de aceitação e principalmente de saúde, ela adquiriu psoríase e a artrite reumatoide que são doenças que tendem a piorar quando a pessoa é obesa, além de estar mais saudável agora, ela também mudou o seu estilo: "Tinha muita dificuldade de me vestir como queria. Tava sempre me escondendo, morrendo de calor. Hoje me sinto confortável e tenho uma linguagem corporal franca, aberta pro mundo. Não me escondo nunca mais", exclamou. 

Paola Carosella, fez a apresentação de seu livro e a emocionou: "Eu ainda não acredito. Ela foi muito generosa! Não temos muito contato. Eu fico tímida perto dela! Não sei se você já a conheceu pessoalmente, mas quem já teve essa oportunidade, vai entender o que quero dizer. Ela é tão carismática e diferente da maioria das pessoas, que é normal ficar sem palavras perto dela. Escrevi um email dizendo o quanto a admirava e perguntando se ela topava. Ela prontamente topou e escreveu esse texto extremamente sensível e gentil. Paola é uma mulher incrível", ressaltou. 

Por fim, a escritora deixou um recado para quem está passando por tudo o que ela passou: "Deixe de lado o perfeccionismo. As despedidas aos domingos, comendo quilos de pizza, já que segunda começa a dieta. Não tem essa de só faço a dieta se for certinha, senão prefiro nem fazer. Se sair da linha no almoço, recupera no jantar! O pensamento fatalista é o grande inimigo de quem quer emagrecer. O famoso chutar o balde. Só emagrece quem entende que a vida não é perfeita e o caminho do meio é o melhor caminho", aconselhou. 

 

Último acesso: 06 Mar 2021 - 21:29:27 (329228).

Leia também

TV CARAS