CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

"A Angélica gritava muito", diz piloto que fez pouso forçado com família Huck

Osmar Frattini contou que Luciano Huck ajudou a família a manter a calma durante os momentos de tensão no ar

CARAS Digital Publicado em 25/05/2015, às 10h38 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Osmar Frattini, piloto de avião que transportava a família Huck - TV Globo/Reprodução e AgNews
Osmar Frattini, piloto de avião que transportava a família Huck - TV Globo/Reprodução e AgNews

Osmar Frattini, piloto do avião Embraer 820C que fez um pouso forçado com a família Huck a bordo neste domingo, 24, falou no Encontro com Fátima Bernardes sobre os momentos de tensão vividos no ar.

"Naquele desespero, a Angélica gritava muito. Falei para eles manterem a calma e os cintos atados. Pedi, também, para eles tirarem os óculos para o momento da colisão com o solo, para evitar que algo pior acontecesse", disse Osmar.

+Luciano Huck e Angélica falam do acidente de avião no JN

O piloto disse que contou com a ajuda de Luciano Huck durante o voo. "Ele entende um pouco de aviação. Ele ajudou todos a manterem a calma, foi fantástico. Não houve pânico de querer sair todo mundo ao mesmo tempo. Depois, com o avião no solo, o copiloto abriu a porta traseira e ajudou todos a saírem de lá. Todos saíram andando do avião. Naquele momento, a dor foi superada. Eu fui o último a sair do avião, todo ensaguentado. Ainda voltei para tirar as malas e os pertences deles", afirmou.

+ Famosos mandam mensagens de apoio para Angélica e Luciano Huck

Segundo Osmar, quando o avião fez o pouso, o "solavanco foi violento" -- ele levou sete pontos na testa. Ainda de acordo com informações do piloto, se o avião tivesse "rodado", teria matado todos a bordo -- por isso optou por descer na diagonal. "Não tinha outro opção para o pouso. Na minha frente tinha serra e ainda faltavam 30 km para chegar a Campo Grande. Havia risco de explosão do outro motor e assim íamos cair como uma pedra no chão. Perdi o motor e o avião perdeu altitude rapidamente", completou.

Durante sua participação no Encontro, Osmar detalhou os motivos para realizar o pouso forçado. "Faltando apenas dez minutos [para o pouso em Campo Grande], acendeu no painel uma luz amarela escrito 'tempo de combustível', e quando acende indica que há uma obstrução de combustível para o motor. Dez segundos depois acendeu a do motor direto também. Comuniquei ao copiloto Flávio e ele foi meu parceiro. Não fiz nada sozinho. Nesse momento houve perda de potência. Quando perdeu a potência do motor esquerdo, o Luciano, que entende de aviação, já chegou e falou para mim: 'Comandante, nós estamos monomotor?' e eu falei 'Sim, Luciano, estou com uma pane de motor, é no combustível, uma parte do combustível", explicou.

Já em entrevista para o Jornal Hoje, da TV Globo, o copiloto José Flávio Zanatto relatou "choro e gritos" dentro da aeronave. "Estava uma família inteira a bordo, estavam com crianças. Houve choro, houve gritos. Realmente foi um milagre, um caso raro de acontecer", contou.

O avião deslizou cerca de 450 metros até bater numa cerca e parar perto de uma rodovia. Antes, teve que desviar de um rebanho de gado. A Aeronáutica já está investigando o caso.

APRESENTADORES FALAM SOBRE IMPORTÂNCIA DO PILOTO

Luciano Huck e Angélica falaram pela primeira vez nesta segunda-feira, 25, sobre o pouso forçado que fizeram no Mato Grosso do Sul neste domingo.

Os apresentadores divulgaram um comunicado através da Central Globo de Comunicação e agradeceram ao piloto do avião pela manobra que salvou a vida da família. Huck disse, ainda, que eles renasceram e que iríam comemorar uma nova data de aniversário.

"Antes de qualquer coisa, queremos agradecer a Deus. Ontem passamos por um milagre, foi uma situação muito difícil a que vivemos. Mas o que importa é que estamos todos bem. As crianças estão ótimas, o que é o mais importante. Eu e Angélica estamos apenas aguardando o tempo de voltarmos para casa. É importante também agradecer um monte de gente envolvida ontem, desde o santo homem Wilson, que nos viu da estrada e nos resgatou; todo pessoal da Santa Casa de Campo Grande, que foi de uma gentileza enorme; e todo mundo que nos apoiou na cidade. Também a equipe da Amil e do Albert Einsten, que nos recebeu com o carinho de sempre. Quero agradecer também as milhares de orações que a gente vem recebendo de todos os cantos. É um conforto enorme. Podemos dizer que renascemos e vamos comemorar uma nova data de aniversário: dia 24 de maio", contou Luciano.

"Também quero agradecer todo mundo que ajudou lá na Santa Casa de Campo Grande, agradecer ao Wilson e à sua esposa, que foram os primeiros a nos acolher e acalmar. E ao piloto, porque ele foi um verdadeiro anjo. E, claro, a todos que estão rezando e torcendo por nós. Estamos muito emocionados com todo esse carinho", disse Angélica.

BOLETIM MÉDICO DOS APRESENTADORES

O Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, divulgou por volta das 15h desta segunda-feira, 25, o primeiro boletim médicos dos apresentadores globais.

Angélica teve uma lesão na musculatura da parede abdominal e pélvica, enquanto Huck fraturou a vértebra torácica.

"O hospital Israelita Albert Einstein informa que a paciente Angélica encontra-se estável, sem comprometimento neurológico ou hemodinâmico. Apresenta discreta lesão na musculatura da parede abdominal e pélvica, além de um estiramento muscular na região cervical. Deverá ser submetida a exames complementares na tarde de hoje".

"O hospital Israelita Albert Einstein informa que o paciente Luciano Huck apresenta apenas pequena fratura do corpo da décima primeira vértebra torácica, encontra-se estável e sem consequências neurológicas".

Os médicos Dr. Milton Steinman, Dr. Guilherme Ribas e Dr. Miguel Cendoroglo Neto assinam os boletins.

FILHOS DO CASAL JÁ RECEBERAM ALTA

Benício, Joaquim e Eva -- filhos dos apresentadores globais -- receberam alta do hospital Albert Einstein, em São Paulo, na madrugada desta segunda-feira, 25. Eles estão com os avós na capital paulista.

Além das crianças, as duas babás -- Marcileia Eunice Garcia e Francisca Clarice Canelo Mesquita -- que acompanhavam a família no momento do pouso forçado da aeronave em Campo Grande (MS), também já receberam alta.

O piloto -- Osmar Frattini -- e o co-piloto -- Luiz Flávio -- do avião turbo-hélice Carajá  também passam bem.

CASAL DEVE TER ALTA AINDA HOJE

Segundo informações do jornal SPTV, da TV Globo, o casal repousou no hospital ao longo da manhã e da tarde desta segunda-feira e deve receber alta ainda hoje. Familiares estão com eles no quarto, informou o Jornal Hoje.

Luciano também cancelou sua participação no baile de gala do BrazilFoundation em São Paulo na noite desta segunda-feira, 25. Ele será substituído na apresentação pelo humorista Paulo Gustavo.