Revista CARAS
Facebook Revista CARASTwitter Revista CARASInstagram Revista CARASYoutube Revista CARASTiktok Revista CARASSpotify Revista CARAS

Alda Meneghel, mãe de Xuxa Meneghel, morre aos 81 anos no Rio de Janeiro

Em decorrência do Mal de Parkinson, a matriarca faleceu na manhã desta terça-feira, 8, em sua casa no RJ

Caras Digital Publicado em 08/05/2018, às 11h27 - Atualizado às 11h54

Xuxa Meneghel e Dona Alda - Arquivo CARAS
Xuxa Meneghel e Dona Alda - Arquivo CARAS

Alda Meneghel, mãe de Xuxa Meneghel, morreu aos 81 anos na manhã desta terça-feira, 8, em sua casa no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela assessoria da apresentadora à CARAS Digital

Dona Alda, como era conhecido pelos fãs da apresentadora, lutou nos últimos 10 anos contra o Mal de Parkinson e a perda progressiva dos movimentos após sofrer dois AVCs em 2014.

Através das redes sociais, Xuxacompartilhava momentos emocionantes e carinhosos ao lado da mãe, e chegou a pedir orações para o estado de saúde da avó de Sasha Meneghel.  

Em um destes posts, a namorada de Junno Andrade relembrou todos os estágios da doença da mãe e celebrou sua garra para viver mesmo com as limitações. ''Mãe, quando a senhora começou a andar de cadeira de rodas, a senhora atropelava a gente e ria. Andando de carrinho acelerava e levava os netos de carona. Quando começou a parar de poder pintar com pincel, usou os dedos, e as pinturas eram simplesmente mais lindas. Quando não podia mais falar, tentava se expressar com os olhos, e que olhar. Hoje, na cama sem poder mexer nada vejo o quanto tenta estar aqui viva para a gente, para nós filhos, netos, bisnetos e agregados. Obrigada por ser tão forte'', declarou ela na ocasião.

Desde a descoberta do diagnóstico da doença degenerativa, Xuxa não poupou esforços para encontrar tratamentos que ajudassem a dar mais conforto para sua mãe.  Em 2013, Dona Alda passou por uma cirurgia delicada na Argentina para implantar eletrodos intracerebrais para a estimulação dos nervos afetados.

A matriarca da família Meneghel morreu sem saber do infarto fulminante que ocasionou a  morte de seu filho, Cirano Rojabaglia, aos 57 anos, em setembro de 2015. Xuxa e os irmãos optaram por esconder a notícia da mãe, pois estavam preocupados com o estado debilitado em que ela se encontrava.

Já em 2017, a família Meneghel perdeu mais um membro, desta vez, Luiz Floriano Meneghel, pai da cantora. Luiz sofria de esclerose e faleceu aos 85 anos por falência múltipla dos órgãos.

Alda e o ex-marido passaram boa parte da vida matrimonial na pequena cidade gaúcha de Santa Rosa, onde conceberam seus quatro filhos: Solange, Bladimir, Maria da Graça (Xuxa) e Cirano -- morto aos 57 anos em 2015. Alguns anos depois, a família se mudou para o Rio de Janeiro.​